Podcasts - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Podcasts

 

Episodios

Total de 20 registro encontrados

s
O Conselho é formado por representantes das atividades
industriais

O Conselho Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) aprovou, durante sua a primeira reunião ordinária de 2026, realizada na tarde desta quarta-feira (28.01), a abertura de cursos técnicos e de Aprendizagem Técnica em diferentes regiões do estado.

A reunião foi conduzida pelo presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, e pelo diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, com participação de conselheiros, gestores e executivos do Sistema.

Foram aprovados cursos técnicos para parcerias com o Sesi nas unidades de Cuiabá e Várzea Grande, ampliando oportunidades de formação integrada. Também receberam aval do Conselho os cursos técnicos ofertados em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em unidades do Senai localizadas nos municípios de Alta Floresta, Aripuanã, Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá (Distrito Industrial e Porto), Juína, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Querência, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Várzea Grande.

A pauta incluiu ainda a aprovação de cursos de Aprendizagem Técnica Industrial para as unidades do Senai em Aripuanã, Cuiabá Porto, Querência, Rondonópolis e Campo Verde, fortalecendo a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio da formação técnico-profissional.

Outro destaque foi a autorização para cursos de habilitação técnica com saída intermediária em Aripuanã, Cuiabá Porto, Rondonópolis, Campo Verde e Querência, modelo que possibilita ao aluno certificações progressivas ao longo da formação.

Além das aprovações relacionadas aos cursos, os conselheiros analisaram o balancete orçamentário referente a dezembro de 2025 e trataram de assuntos diversos, como o processo de auditoria independente previsto para este ano.

No encontro foi aprovado ainda o Plano de Trabalho Aprendizagem Profissional, Bolsa de Monitor Senai Lab, Bolsa Iniciação Científica UniSenai MT, Bolsa de estudos Competidores MT Skills e World Skills.

Formado por representantes das atividades industriais, dos trabalhadores da indústria e do Ministério do Trabalho e Emprego, o Conselho Regional se reúne mensalmente para fortalecer a transparência na gestão e definir pautas estratégicas para a educação profissional em Mato Grosso.

Texto: Fernanda Nazário

Foto: Amanda Simeone

a
Felipe recebe certificado pelo Senai MT

A qualificação profissional voltada à agroindústria deu mais um passo importante em Mato Grosso. O Senai MT certificou, nesta sexta-feira (23), os 14 alunos da primeira turma do Programa Inspirar Agro, em cerimônia realizada no auditório da Unic, em Tangará da Serra. Os participantes concluíram o curso de Manutenção de Máquinas Agrícolas, com carga horária de 420 horas de aulas teóricas e práticas.

Coordenado pelo Senai MT, o programa é desenvolvido em parceria com a John Deere e a Áster, empresa global de tecnologia que fornece softwares e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal. A iniciativa tem como foco a formação de mão de obra qualificada para atender à crescente demanda do setor agroindustrial.

a
Essa é a primeira turma formada pelo Programa Inspirar
Agro

Um dos formandos é Felipe Meireles, de 21 anos, que celebra a conclusão do curso como a realização de um sonho de infância. Apaixonado por máquinas agrícolas pesadas, ele conta que ficou impressionado com a estrutura e o conteúdo da formação. “Sempre tive esse sonho e o curso superou minhas expectativas. Hoje, já estou em processo de contratação para o meu primeiro emprego no setor agroindustrial”, relata.

Para o gerente executivo regional sudoeste do Senai MT, Odair Rosa Dias, a certificação da primeira turma reforça o papel da instituição no atendimento às demandas do mercado. “A agroindústria vive um momento de expansão e precisa de profissionais preparados. O Inspirar Agro nasce exatamente para conectar formação técnica de qualidade com as reais necessidades do setor produtivo, ampliando oportunidades para os jovens e fortalecendo a competitividade da região”, destaca.

A gerente de Pessoas e Sustentabilidade da Áster, Valéria Faria, ressalta que o programa também contribui diretamente para suprir a carência por mão de obra especializada. “Acreditamos na formação como ferramenta estratégica. O Inspirar Agro permite preparar profissionais alinhados à realidade da empresa, possibilitando que muitos deles já sejam absorvidos por nós, atendendo a uma demanda urgente por qualificação no setor”, afirma.

O Programa Inspirar Agro será implementado em 157 cidades de 25 estados brasileiros, com previsão de 6 mil vagas e 300 turmas ao longo de três anos.

Texto: José Pereira

fiemt

O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (SFiemt) informa que, devido à realização da Convenção Anual de Colaboradores, o funcionamento das unidades com atendimento ao público será alterado na próxima semana. O evento reúne mais de 1.800 colaboradores do sistema.

Confira o cronograma de fechamento por unidade:

UNIDADES SENAI MT

Senai Cáceres
• Atendimento das 7h às 17h nos dias 26 e 27/01.
• Unidade fechada nos dias 28 e 29/01.
• Atendimento das 13h às 17h no dia 30/01.

Senai Cuiabá (Porto)
• Unidade fechada nos dias 28 e 29/01/2026.
• Demais dias: atendimento normal das 7h às 21h.

Senai Juína
• Funcionamento apenas na segunda-feira, das 7h às 18h.

Senai Cuiabá (Distrito)
• Unidade fechada no dia 29/01/2026 .
• Demais dias da semana: atendimento das 8h às 18h.

Senai Lucas do Rio Verde
• Unidade fechada de 26 a 30/01.

Senai Querência
• Unidade fechada de 26 a 30/01/2026.

Senai Rondonópolis
• Atendimento das 8h às 18h.26 no dia 27/01.
• Atendimento das 8h às 15h no dia 28/01.
• Unidade fechada no dia 29/01.
• Atendimento das 10h às 18h no dia 30/01.

Senai Várzea Grande
• Unidade fechada no dia 29/01.
• Demais dias da semana: atendimento até as 19h.

Senai Nova Mutum
• Atendimento das 8h às 12h e das 14h às 18h no dia 26/01.
• Atendimento até as 12h no dia 27/01.
• Fechado no dia 28/01.
• Fucionamento das 14h às 182h.

UNIDADES SESI

Sesi Saúde Cuiabá
• Unidade fechada nos dias 28 e 29/01.

Sesi Rondonópolis
• Unidade fechada a partir das 13h no dia 28/01
• Unidade fechada durante todo o dia de 29/01.
• Unidade em funcionbamento a partir das 13h no dia 30/01.

Sesi Sinop
• Unidade fechada de 28 a 30/01.

Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande
• Unidades fechadas nos dias 28 e 29/01.
• Atendimento normal no dia 30/01.

UNIDADES IEL

• Unidades fechadas de 27 a 29/01.

Unidades sem alteração no atendimento:

Senai Aripuanã
• Atendimento das 7h às 17h30.

Senai Alta Floresta
• Atendimento das 13h às 17h.

Senai Barra do Bugres
• Atendimento das 13h às 18h.

Senai Sinop
• Atendimento das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Senai Sorriso
• Atendimento das 8h às 18h.

Senai Campo Verde
• Atendimento diário das 13h às 17h e das 18h às 22h.

Instituto Senai de Tecnologia
• Atividades mantidas normalmente.

Texto: Vívian Lessa

s
O objetivo das oficinas do Senai foi apresentar aos
docentes a chamada “Fórmula da Inovação”

O Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e o Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai MT) reafirmaram o papel das instituições como referência em robótica educacional e ensino de tecnologia ao ministrar oficinas práticas para 1.440 profissionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A capacitação ocorreu de terça a quinta-feira (22.01), durante a Semana Pedagógica, que integra a programação do Encontro de Educação Seduc 2026.

A formação foi conduzida por especialistas do Sesi MT e Senai MT, com foco na aplicação direta da robótica educacional e da metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) no contexto da sala de aula. A proposta apresentou aos educadores uma abordagem pedagógica inovadora, fundamentada na metodologia já consolidada nas unidades educacionais.

Durante as oficinas ministradas pelo time do Sesi, os participantes vivenciaram práticas que estimulam a aprendizagem ativa, interdisciplinar e significativa, utilizando a robótica como linguagem pedagógica capaz de desenvolver o pensamento científico, o raciocínio lógico, a criatividade, a resolução de problemas e o trabalho colaborativo entre os estudantes.

s
Os participantes vivenciaram práticas que estimulam a
aprendizagem ativa

Cultura maker em destaque

A formação foi estruturada em formato de oficina prática, com forte ênfase na cultura maker, na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e na resolução de desafios. Organizados em pequenos grupos, os professores exploraram kits de robótica, construíram e programaram protótipos simples, testaram soluções e refletiram sobre os processos vivenciados, realizando a transposição didática para a realidade escolar.

A oficina foi ministrada pelos formadores Carlos Juliani e Victor Silva, com organização de Raélita Marques, da Gerência de Educação. A iniciativa evidencia o compromisso do Sesi em contribuir para a formação continuada de professores, disseminando práticas pedagógicas inovadoras e fortalecendo o uso da robótica e do STEAM como ferramentas estratégicas para a educação do século XXI.

“A metodologia adotada priorizou uma experiência ativa e experiencial, com acompanhamento dos formadores, feedback formativo e socialização de experiências, fortalecendo a autonomia pedagógica dos educadores e ampliando as possibilidades de aplicação da tecnologia na educação básica”, afirma Raélita.

Método STEAM para uma educação inovadora

s
Times tiveram atividades práticas

A capacitação realizada pelo Senai foi conduzida pelos especialistas Iago Nascimento e Adriana Ritter, com coordenação do gerente de Transformação Digital do Senai MT, Marcos Ribeiro. Ao longo dos três dias, os educadores foram convidados a repensar suas práticas pedagógicas, alinhando teoria, prática e o mundo do trabalho a partir de metodologias ativas e colaborativas.

O objetivo das oficinas foi apresentar aos docentes a chamada “Fórmula da Inovação”, baseada na integração efetiva entre a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), as competências da BNCC e os itinerários da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Durante as atividades, os professores foram desafiados a superar a fragmentação tradicional das disciplinas e a adotar um modelo de planejamento colaborativo. Com o uso do STEAM Canvas, ferramenta desenvolvida para apoiar a criação de projetos interdisciplinares, os participantes aprenderam a transformar situações do cotidiano em experiências de aprendizagem significativas.

Entre os desafios propostos esteve o projeto da “Vila Sustentável”, no qual os docentes elaboraram soluções voltadas à gestão de resíduos e à eficiência energética. Professores das áreas de Humanas, Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática atuaram de forma integrada, compreendendo como aspectos como história, ética, cultura e design são fundamentais para o desenvolvimento dos projetos, ao lado dos cálculos e da tecnologia.

ss
A oficina foi ministrada pelos formadores Carlos Juliani
e Victor Silva

Segundo o gerente de Transformação Digital do Senai MT, Marcos Ribeiro, a receptividade dos professores confirma a necessidade de metodologias alinhadas à realidade dos estudantes. “O Senai MT atua como um facilitador dessa transição, entregando ferramentas que permitem ao professor da rede estadual ser o arquiteto de uma educação mais prática, crítica e conectada com o projeto de vida dos alunos”, destaca.

A metodologia também evidenciou a conexão direta entre as competências desenvolvidas no Ensino Médio da rede estadual e as exigências técnicas da indústria, reforçando o papel da escola na preparação dos jovens para o mundo do trabalho.

Texto: Fernanda Nazário e José Pereira

 

a
No Centro-Oeste, trabalhadores formados pelo Senai
registram ganhos salariais médios de 10,7%

​​

A qualificação profissional tem se consolidado como um dos principais fatores de valorização da mão de obra industrial no Brasil. No Centro-Oeste, trabalhadores formados pelo Senai registram ganhos salariais médios de 10,7%, com destaque para a formação continuada, que apresenta aumento médio de 15%, e para os cursos técnicos, com crescimento de 8,8% na remuneração. Os dados reforçam o impacto direto da qualificação profissional oferecida pela instituição no fortalecimento da indústria e na valorização da mão de obra na região.

De acordo com o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, os resultados refletem o alinhamento da formação profissional às demandas reais do setor produtivo. “O diferencial do Senai está na conexão direta com a indústria. Nossos cursos são estruturados a partir das necessidades do mercado, com foco em prática, tecnologia e inovação. Isso faz com que o profissional saia preparado para atender às demandas das empresas e, consequentemente, seja mais valorizado no mercado de trabalho”, destaca.

a
Os resultados refletem o alinhamento da formação
profissional às demandas reais do setor produtivo

O levantamento faz parte de um estudo conduzido pelo Observatório Nacional da Indústria e aponta que, de forma geral, os egressos do Senai recebem salários 10,2% superiores aos de outros profissionais que exercem a mesma função no setor industrial. Quando a comparação é feita sem distinção de setor, o diferencial médio é de 8,2%, enquanto entre trabalhadores admitidos há menos de 12 meses o ganho chega a 6,3%. No ensino superior, a vantagem é ainda mais expressiva: profissionais formados pelo Senai recebem, em média, 17,3% a mais do que aqueles formados em outras instituições.

A análise combina dados educacionais do Senai com informações do mercado formal de trabalho, a partir do Registro Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego. Os resultados são obtidos por meio de modelos econométricos que consideram características demográficas e do vínculo laboral, evidenciando que a diferença salarial é especialmente relevante na indústria — setor diretamente alinhado às áreas de formação profissional promovidas pela instituição.

Texto: José Pereira com informações do Senai Nacional

a
Enem pode ser utilizado para ingresso na graduação da
UniSenai

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem conferir suas notas. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira, 16 de janeiro, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A edição deste ano contou com 4,8 milhões de inscritos e registrou 72% de presença, conforme dados do balanço da aplicação.

Mais do que um número, a nota do Enem pode representar o primeiro passo para a construção de uma carreira profissional. Em Mato Grosso, o resultado pode ser utilizado para ingresso na graduação do UniSenai, instituição que oferece formação prática, tecnológica e conectada às demandas reais do mercado de trabalho.

De acordo com a diretora acadêmica da instituição, Ana Cristina Caldart, o processo de ingresso é simples. “O candidato deve procurar o UniSenai e, no ato da matrícula, apresentar o documento que comprove a pontuação obtida no Enem. A partir disso, ele já pode iniciar sua trajetória acadêmica conosco”, explica.

O UniSenai disponibiliza cursos de graduação em Engenharia de Software, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção e Administração. Já na modalidade tecnólogo, são ofertados os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Agrocomputação, Logística e Automação Industrial, todos alinhados às necessidades atuais da indústria e aos avanços tecnológicos.

Saiba mais e inscreva-se CLICANDO AQUI

Texto: José Pereira

A
UniSenai oferece cursos de graduação e tecnólogo

O início do ano é o momento ideal para planejar novos caminhos e investir no crescimento profissional. Em Mato Grosso, onde a indústria segue em expansão e demanda cada vez mais profissionais qualificados, a escolha por uma graduação alinhada ao mercado pode fazer toda a diferença. É com essa proposta que o UniSenai, centro universitário mais tecnológico do estado, oferece cursos superiores nas unidades de Cuiabá e Rondonópolis.

“A instituição disponibiliza cursos de graduação em Engenharia de Software, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção e Administração. Já na modalidade tecnólogo, são ofertados os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Agrocomputação, Logística e Automação Industrial, formações diretamente conectadas aos principais setores produtivos e às necessidades do mercado de trabalho mato-grossense” explica a diretora acadêmica UniSenai, Ana Cristina Caldart.

Reconhecido pela forte ligação com a indústria, o UniSenai apresenta índices elevados de empregabilidade. Cerca de 90% dos alunos conseguem se inserir no mercado de trabalho em até um ano após a conclusão do curso, resultado de uma metodologia baseada no aprendizado prático, no desenvolvimento de projetos com empresas reais e no contato direto com o ambiente industrial desde o início da formação.

Ana Cristina ressalta que outro diferencial é a certificação intermediária do Senai, que permite ao estudante se destacar profissionalmente antes mesmo de concluir a graduação.

a
Alunos conseguem se inserir no mercado de trabalho em até
um ano após a conclusão do curso

“Com essa certificação, o aluno pode atualizar o currículo, ampliar oportunidades e acelerar o crescimento da renda, enquanto segue avançando na formação superior”, comenta.

A estrutura oferecida pela instituição também se destaca. O UniSenai conta com laboratórios e oficinas completos, equipados com tecnologia de ponta e reconhecidos pelo mercado pela qualidade na formação de profissionais preparados para os desafios do futuro. O processo de aprendizagem é conduzido por um corpo docente formado por professores experientes e qualificados, que atuam no mercado e acompanham de perto o desenvolvimento dos estudantes.

Para ampliar o acesso ao ensino superior, o a instituição oferece bolsas e descontos especiais para trabalhadores da indústria e seus dependentes, além de condições facilitadas de pagamento, com parcelamento em até 72 vezes sem juros, permitindo que o investimento na graduação seja feito de forma tranquila e planejada.

O ingresso no centro universitário também foi pensado para facilitar a vida do candidato. O processo seletivo é 100% online, possibilitando a realização da prova de forma prática e sem burocracia. Quem possui nota do Enem pode utilizá-la para garantir a vaga, sem necessidade de novo processo seletivo. Há ainda a possibilidade de transferência de outras instituições e a opção de segunda graduação para quem já possui diploma e deseja ampliar as oportunidades de carreira.

Mais informações sobre os cursos, formas de ingresso e matrículas estão disponíveis no site: ACESSE

a
Projeto ajuda alunos formados em cursos técnicos a
reduzir o tempo do curso superior

O diploma técnico do Senai Mato Grosso agora pode representar um caminho mais rápido até a graduação. Com o Projeto Verticaliza, alunos formados em cursos técnicos da instituição conseguem reduzir o tempo do curso superior por meio do aproveitamento de estudos e da avaliação de competências já adquiridas durante a formação profissional.

Desenvolvida pelo Senai MT, a iniciativa permite que o estudante ingresse em um curso superior com uma matriz curricular otimizada, garantindo uma formação mais ágil, sem perder a qualidade do ensino.

“O funcionamento do projeto é simples. O interessado realiza a matrícula no curso superior, solicita o aproveitamento de estudos, passa pela avaliação de competências, entrevista com o coordenador do curso e uma autoavaliação e, após a análise, recebe um novo itinerário informativo curricular ajustada ao seu histórico acadêmico e profissional”, explica a diretora acadêmica UniSenai MT, Ana Cristina Caldart.

a
A iniciativa permite que o estudante ingresse em um curso
superior com uma matriz curricular otimizada

Economia real de tempo na graduação

O Projeto Verticaliza contempla diferentes áreas do conhecimento e pode reduzir significativamente o tempo de conclusão do curso superior, dependendo da formação técnica de origem do aluno.

Na área de Automação Industrial, quem concluiu o curso técnico em Automação Industrial pode aproveitar até 660 horas da graduação. Já os técnicos em Mecatrônica podem reduzir até 600 horas, enquanto os formados em Eletrônica conseguem validar até 570 horas. Nesses casos, a economia pode chegar a até nove meses a menos na graduação.

Para a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, técnicos em Programação de Jogos Digitais podem aproveitar até 570 horas. Já os formados em Desenvolvimento de Sistemas podem reduzir até 510 horas, enquanto técnicos em Informática para Internet conseguem validar até 450 horas.

Na área de Logística, técnicos em Logística podem aproveitar até 300 horas da graduação, enquanto técnicos em Administração conseguem validar até 240 horas.

Os interessados podem obter mais informações e realizar a matrícula diretamente pelo site CLICANDO AQUI.

Texto: José Pereira

 

conselho dezembro

O Conselho Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) realizou, nesta quarta-feira (17), a última reunião ordinária de 2025, no Sistema Fiemt, na Sala da Indústria. O encontro conduzido pelo presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, e pelo diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, reuniu de conselheiros, gestores e executivos do Sistemapara apreciação e deliberação de temas estratégicos relacionados ao planejamento institucional, à oferta educacional e à gestão administrativa da entidade.

Na pauta, foi aprovada a ata da 11ª Reunião Ordinária, realizada em novembro, além de importantes proposições voltadas para o próximo ano. Entre os destaques estiveram a definição do calendário de reuniões do Conselho para 2026 e a análise do balancete orçamentário referente ao mês de novembro de 2025, reforçando o compromisso com a transparência e o acompanhamento financeiro da instituição.

conselho dezembro

Os conselheiros também avaliaram e aprovaram a resolução de renegociação de dívidas para 2026 e o Plano de Ação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para o próximo exercício, fortalecendo a integração entre as entidades do Sistema Fiemt. Ainda durante a reunião, foram deliberadas baixas de processos administrativos analisados pelo CIET.

No campo educacional, a reunião avançou na aprovação de cursos técnicos para a campanha 2026.1, além da autorização para a oferta de cursos de Aprendizagem Técnica em Eletromecânica, na unidade do Senai em Várzea Grande, e em Química, no Senai Rondonópolis. Também foram aprovadas as saídas intermediárias desses cursos, ampliando as possibilidades de certificação e inserção dos alunos no mercado de trabalho.

Entre os assuntos diversos, foram apresentados informes sobre as formaturas do Ensino Médio de 2025 e a certificação do programa Trigo ao Glacê, realizada em parceria com o Sindipan, iniciativa que reforça a atuação do Senai MT no apoio à qualificação profissional e ao desenvolvimento da indústria e de seus segmentos produtivos.

Encerrando o calendário de reuniões do Conselho em 2025, o encontro consolidou decisões estratégicas que fortalecem a educação profissional e orientam o planejamento das ações do Senai Mato Grosso para o próximo ano.

Texto: Amanda Simeone

a
Bianca encontro na confeitaria uma forma de
complementar a renda

Os alunos do programa de qualificação profissional “Do Trigo ao Glacê”, realizado pelo Senai Mato Grosso em parceria com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado (Sindipan-MT), concluíram a formação. A ação teve como objetivo fortalecer o setor de panificação e confeitaria no estado e ofereceu 200 vagas gratuitas, distribuídas em 10 turmas ao longo de 12 meses, com cursos de padeiro, confeiteiro e operador de computador.

A iniciativa atendeu pessoas que buscavam se preparar para entrar no mercado de trabalho, empreender ou ampliar a renda familiar. Os cursos também atenderam a demanda das indústrias do setor, que precisam de profissionais qualificados.

Entre os formandos está Marilene Ferreira, que já trabalhava com pães artesanais e buscava aperfeiçoamento. Ela conta que a experiência superou as expectativas.
“Eu já mexo com pães artesanais, então vim com o propósito de aprender mais. O professor ensinou técnicas novas, explicou muito bem cada conteúdo e todos os dias a gente aprendia algo diferente. Foi muito bom, um curso 100% aproveitado”, disse.

Outra participante, Bianca Bonfim, é farmacêutica, mas encontrou na confeitaria uma forma de complementar a renda. Apesar da rotina puxada, ela concluiu o curso e comemora o aprendizado.

“O curso me ajudou muito a aperfeiçoar meus biscoitos e produções para o Natal. Antes eu não sabia quase nada, e agora já consigo fazer vários trabalhos e ganhar uma renda extra”, afirmou.

a
Foram ofertados cursos de padeiro, confeiteiro e operador
de computador

Para o Senai MT, o projeto representa um passo importante na formação de novos profissionais para um setor que cresce e demanda mão de obra qualificada. A gerente de Operações do Senai Porto, Rafaela Holz, explica que o programa foi planejado para atender essa necessidade.

“O projeto foi construído para trazer mão de obra qualificada para a área de alimentos. Trabalhamos em parceria com o sindicato e formamos 10 turmas: quatro de padeiros, quatro de confeiteiros e duas de operador de computador. Iniciamos o ano com 115 matrículas e tivemos cerca de 80% de conclusão, um índice muito significativo. Isso mostra o interesse dos alunos e a importância de preparar profissionais para um mercado que precisa tanto”, destacou.

O presidente do Sindipan-MT, Samuel Gariglio, reforça que o projeto tem impacto direto no desenvolvimento do setor e também na vida dos participantes.

“Esse projeto nasceu da necessidade de mão de obra qualificada na panificação e confeitaria. Mas ele vai além da questão empresarial: tem um papel social importante. Nossa intenção é que cada formando consiga melhorar de vida, seja empreendendo, entrando no mercado de trabalho ou se qualificando para crescer na carreira. Esse é o grande propósito do projeto”, afirmou.

Texto: José Pereira

premio B+P

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) foi destaque no Programa Brasil Mais Produtivo (B+P). A instituição recebeu dois reconhecimentos oficiais: Destaque Estadual – Atuação Integrada (SENAI/MT + SEBRAE/MT) e Destaque Estadual – Otimização de Processos Industriais, reforçando seu papel estratégico no desenvolvimento da indústria mato-grossense. A solenidade ocorreu na última quarta-feira (26), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Lançado em novembro de 2023, o programa completa dois anos de execução e celebrou resultados com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. O auditório da CNI reuniu empresas, especialistas e entidades de apoio produtivo de todo o país, com reconhecimento aos melhores desempenhos em manufatura enxuta, eficiência energética e gestão industrial.

Em Mato Grosso, os resultados consolidados do Senai MT confirmam a relevância das ações oferecidas dentro do eixo de consultoria industrial e inovação. 361 indústrias foram atendidas diretamente, com impacto comprovado nos dois principais eixos do programa:

premio B+P
  • 33 indústrias atendidas em Eficiência Energética, com ganhos superiores a 10% na redução de consumo e otimização do uso de energia em processos produtivos.
  • 228 indústrias atendidas em Manufatura Enxuta, alcançando aumento médio de 20% na produtividade, a partir de melhorias de fluxo, redução de desperdícios e reorganização de linhas de produção.

Somados, os atendimentos representaram R$ 3,058 milhões executados em 2024 e R$ 3,462 milhões previstos para 2025, ampliando o alcance e o efeito das ações no setor industrial do estado.

Para o Senai MT, o reconhecimento nacional simboliza o avanço de um modelo de atendimento focado em modernização, inovação contínua e suporte técnico de alta performance ao setor produtivo. Além da atuação própria, o destaque pela integração com o Sebrae MT reforça o alinhamento em prol da competitividade industrial e do fortalecimento do ambiente de negócios no estado.

“Esse reconhecimento demonstra o quanto a indústria mato-grossense está preparada para crescer com eficiência e tecnologia. O Senai MT trabalha lado a lado com os empresários, reduzindo custos, ampliando produtividade e elevando o patamar de competitividade das nossas indústrias,” afirmou a gerente de Inovação e Tecnologia do Senai MT, Naiara Galliani.

O Brasil Mais Produtivo segue como uma das principais agendas nacionais de suporte à transformação industrial, com foco em produtividade, sustentabilidade e transição energética. A expectativa é que, com os novos investimentos anunciados pelo Governo Federal, o programa alcance ainda mais empresas em 2025 – especialmente nos estados com potenciais industriais crescentes, como Mato Grosso.

Texto: José Pereira

a
Pelo segundo ano consecutivo,Senai HUB MT é destaque
em premiação

O Senai HUB MT, ambiente de inovação da indústria em Mato Grosso, foi reconhecido novamente entre os principais destaques do Open Innovation Awards 2025 – Edição Especial Campeãs da Década, promovido pela 100 Open Startups, maior premiação de inovação aberta da América Latina.

Nesta edição, o HUB foi premiado em 3º lugar na categoria Top Ecossistema de Maior Crescimento – Sistema S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais, reforçando seu protagonismo nacional na prática de open innovation e na articulação de conexões estratégicas entre indústrias e startups.

a
Robson Sérgio e Aline Pietro representaram o Senai MT na
premiação

No ano anterior, o Senai HUB MT ocupou o primeiro lugar entre os ecossistemas regionais, consolidando-se como referência no fomento à inovação aberta no país. Programas como o Agro.ind, que conecta startups ao setor agroindustrial, e o BTEC – Brazilian Techs Connection, focado na internacionalização de soluções do agro, permanecem como pilares do ecossistema e motores da expansão.

Representando o Senai MT na cerimônia, estiveram presentes Robson Sérgio, gerente do Instituto Senai de Tecnologia em Mato Grosso, e Aline Pietro, coordenadora do Instituto Senai de Tecnologia

“Este ano, nossa maior contribuição para o ecossistema continua sendo o programa Agro.ind. Encerramos a segunda edição com resultados expressivos e já estamos com a chamada aberta para a terceira edição, ampliando ainda mais as conexões entre startups e indústrias do agro”, destacou Robson.

O Ranking 100 Open Startups é publicado desde 2016 e é a principal base de dados sobre inovação aberta na América Latina, medindo a evolução das interações entre corporações e startups com critérios objetivos e amplamente reconhecidos pelo mercado. A consolidação metodológica torna o levantamento referência para empresas, investidores e veículos de imprensa.

Texto: José Pereira

formatura nem porto 2025

O calendário de formaturas dos estudantes do Ensino Médio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) começou nesta segunda-feira (01.12), em Cuiabá, com a certificação de 273 estudantes da unidade Senai Cuiabá Porto, oriundos de 15 escolas estaduais. A cerimônia marcou a abertura oficial das colações de grau do Novo Ensino Médio em 2025 e reuniu familiares, gestores escolares e representantes do Senai MT e da Seduc.

Os formandos receberam o certificado técnico nos cursos de Design Gráfico, Redes de Computadores, Desenvolvimento de Sistemas e Segurança do Trabalho. A certificação técnica amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e reforça o modelo de educação profissional integrada ao ensino regular.

Igor Alcântara, 17 anos, estudante da Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral e do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, além de integrante da equipe de robótica FRC Tuiutech do Senai Cuiabá Porto, contou que a robótica transformou completamente seu percurso educacional e deu significado ao que aprendia em sala.

formatura nem porto 2025
Aluno Igor Alcântara e a gerente Rafaela Holz

“A robótica transformou minha trajetória no Senai Porto. Entrei sem saber qual caminho seguir, mas encontrei na equipe Tuiutech algo que deu sentido ao que eu aprendia no curso de Desenvolvimento de Sistemas. A prática me ajudou a desenvolver lógica, programação e resolução de problemas, que usei tanto no robô quanto nas aulas. Isso me mostrou que quero seguir na área de programação. Agora pretendo fazer Engenharia de Software no UniSenai e buscar um estágio em desenvolvimento de sistemas.”

Aluna destaque da turma, a formanda do Curso Técnico em Redes de Computadores, Maria Clara Caprini, estudante da Escola Estadual Leovegildo de Melo, destacou que a conclusão representa um marco em sua vida acadêmica e pessoal.

“Estou muito feliz, muito emocionada. Eu não esperava estar aqui hoje. É muito importante para mim, porque realmente nunca imaginei chegar até aqui, fazer esse curso e me formar. Tanto que a faculdade que eu quero fazer é Ciência da Computação. Já fiz o Enem e agora estou esperando a nota para tentar entrar na faculdade. Desde criança eu sempre gostei de informática, então escolhi esse curso porque era o que eu queria. É muito gratificante fazer o curso e estar aqui hoje”, celebra.

formatura nem porto 2025
Aluna destaque, Maria Clara Caprini

A emoção tomou conta da cerimônia, e os familiares também ressaltaram o orgulho pelo desempenho dos jovens. O pai de Maria Clara, David Caprini, celebrou a trajetória da filha e o significado da formatura para toda a família.

“A gente tem colhido só coisas boas com ela, porque é uma filha honrosa. Quando o diretor falou sobre honrar pai e mãe, ela faz isso. Não esperávamos nada diferente, porque ela sempre foi exemplar, cuidadosa. A gente ama ela como a Maria Clara que ela é. Nossa filha, minha e do avô. Ela é a nossa honra, e hoje dá ainda mais alegria para a nossa família. Eu vou acabar chorando… Como é que não chora? Pai é assim mesmo”, comemora.

formatura nem porto 2025
Diretor regional, Carlos Braguini

Os estudantes que colaram grau no Senai Cuiabá Porto pertencem às Escolas Estaduais André Avelino Ribeiro, Polícia Militar Tiradentes, Leonidas Antero de Matos, João Brienne de Camargo, Leovegildo de Melo, Marcelina de Campos, Militar Dom Pedro II Presidente Médici, Padre Ernesto Camilo Barreto, Pascoal Moreira Cabral, Prof. João Crisóstomo de Figueiredo, Prof.ª Dione Augusta Silva Souza, Raimundo Pinheiro da Silva, Rodolfo Augusto Trechaud Curvo e Antonio Cesário de Figueiredo Neto.

Parceria Seduc e Senai

Este é o segundo ano de formação das turmas qualificadas pelo Senai MT desde o início da parceria com a Seduc, em 2022. Ao todo, serão certificados alunos de 73 escolas estaduais, distribuídos em 119 turmas em todo o estado. A iniciativa consolida o modelo de educação profissional integrada ao Ensino Médio, ampliando as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho e fortalecendo a preparação dos jovens tanto para o ensino superior quanto para carreiras técnicas.

formatura nem 2025
Gabriel da Silva, coordenador da Seduc

Com a conclusão das formaturas de 2024 e 2025, são mais de 3 mil estudantes com certificação simultânea do Ensino Médio e de cursos técnicos pelo Senai e Seduc, reforçando o impacto social e educacional do programa.

O diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, destacou o simbolismo do encerramento do ano letivo e o orgulho pela conquista dos estudantes. Ele reforçou o papel das famílias e ressaltou que Mato Grosso vive um momento de expansão em diversos setores, o que amplia as oportunidades para os jovens que ingressam no mercado de trabalho.

formatura nem 2025

“Hoje celebramos a vitória de jovens mato-grossenses e também das famílias que caminharam ao lado deles. Mato Grosso é um estado de oportunidades, com setores em expansão como agricultura, proteína animal, industrialização, mineração e biocombustíveis. Diferente do passado, não falamos mais em mão de obra, e sim em talentos que impulsionam o desenvolvimento. Por isso, a parceria do Senai com a Seduc é fundamental para formar jovens para o mundo do trabalho”, afirmou.

O coordenador da Seduc, Gabriel Pereira da Silva, também ressaltou a importância da parceria para fortalecer a educação profissional e tecnológica, destacando seu impacto na vida dos estudantes e de suas famílias. Ele reforçou que a formação técnica amplia horizontes e não limita o acesso ao ensino superior.

“Desde 2022 temos uma parceria essencial com o Senai para formar nossos estudantes não apenas na educação básica, mas para o mercado de trabalho. A educação profissional tem mostrado sua força diante das demandas do país e do Estado. Em 2025, ofertamos 17 cursos em mais de 18 municípios, atendendo mais de 7,8 mil alunos. São números que representam vidas transformadas. É importante que as famílias apoiem esse caminho, entendendo que a formação técnica não impede o acesso ao ensino superior; ao contrário, amplia oportunidades e fortalece trajetórias acadêmicas e profissionais”, pontuou.

Texto: Amanda Simeone

Confira álbum de fotos:

Senai - Formatura Cuiabá Porto

 

 

Senai e Seduc formam mais de 2 mil estudantes do Ensino Médio em Mato Grosso
Estudantes da formatura de Ensino Médio de 2024

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), iniciam nos próximos dias o ciclo de formaturas do Ensino Médio 2025, celebrando a conclusão de 2.215 estudantes em 12 municípios de Mato Grosso.

Este é o segundo ano de formação das turmas qualificadas pelo Senai MT desde o início da parceria com a Seduc, em 2022. Ao todo, serão certificados alunos de 73 escolas estaduais, distribuídos em 119 turmas em todo o estado.

Senai e Seduc formam mais de 2 mil estudantes do Ensino Médio em Mato Grosso

O calendário de formaturas começa nesta segunda-feira (01.12), em Cuiabá, com a certificação de 273 estudantes da unidade Senai Cuiabá Porto, oriundos de 15 escolas estaduais. Na terça-feira (02.12), será a vez da unidade Senai Distrito Industrial, que reúne 307 estudantes de nove escolas.

A programação na Baixada Cuiabana se encerra na quarta-feira (03.12), com a formatura de 358 alunos da unidade Senai Várzea Grande, representando 17 escolas estaduais.

Formaturas 2025

Além dos estudantes da Baixada Cuiabana, o Senai MT e a Seduc-MT realizam também a formatura dos concluintes no interior do estado, totalizando 2.215 estudantes formados.

05/12 - Aripuanã - 47 formandos – Escola Estadual São Francisco de Assis.

08/12 – Barra do Bugres - 37 formandos – Escolas Estaduais Deputado Rene Barbour e Júlio Muller.

08/12 – Sinop - 149 formandos – Escolas Estaduais Nilza de Oliveira Pipino, Olimpio João Pissinati Guerra e Profª Edeli Mantovani.

09/12 – Nova Mutum - 256 formandos – Escolas Estaduais Militar Tiradentes coronel PM Celso Henrique Souza Barbosa e José Aparecido Ribeiro.

10/12 – Cáceres - 75 formandos – Escolas Estaduais Frei Ambrosio, Militar Tiradentes Professor Natalino Ferreira Mendes, Onze de Março e senador Maio Motta.

11/12 – Alta Floresta - 87 formandos – Escolas Estaduais 19 de Maio, Militar Dom Pedro II Vitoria Furlani da Riva e Rui Barbosa.

Senai e Seduc formam mais de 2 mil estudantes do Ensino Médio em Mato Grosso

11/12 – Sorriso - 111 formandos – Escolas Estaduais Militar Ignacio Schevinski Filho, José Domingos Fraga, Mario Spinelli e Militar Tiradentes cabo Antonio Dilceu da Silva Amaral.

11/12 – Cáceres - 76 formandos – Escolas Estaduais Frei Ambrosio, Militar Tiradentes Professor Natalino Ferreira Mendes, Onze de Março e senador Maio Motta.

12/12 – Cáceres - 75 formandos – Escolas Estaduais Frei Ambrosio, Militar Tiradentes Professor Natalino Ferreira Mendes, Onze de Março e senador Maio Motta.

15/12 – Rondonópolis - 278 formandos – Escolas Estaduais Daniel Martins Moura, Francisca Barros de Carvalho, Joaquim Nunes Rocha, Major Otavio Pitaluga, marechal Dutra, Militar Tiradentes Major PM Ernestino Verissimo da Silva, Domingos Aparecido dos Santos, Elizabeth de Freitas Magalhães, professora Edith Pereira Barbosa, Ramiro Bernardo da Silva.

16/12 – Lucas do Rio Verde - 86 formandos – Escolas Estaduais Angelo Nadin, Dom Bosco, Manoel de Barros e Militar Tiradentes Soldado PM Adriana Morais Ramos.

Texto: Amanda Simeone

a
Evento realizado pelo UniSenai é aberto ao público

O UniSenai promove, nesta sexta-feira (28), o I Ciclo de Palestras em Monitoramento Agrícola, com foco nas principais tendências, tecnologias e aplicações de Inteligência Artificial voltadas ao campo. O encontro, que será realizado no Auditório do Senai Rondonópolis, a partir das 19h, foi planejado para oferecer uma atualização técnica essencial aos profissionais, produtores rurais, estudantes e interessados em inovação para o agronegócio.

A programação contará com duas apresentações principais: a palestra do Tecnólogo Giann Correa, intitulada “Uso atual da IA na agricultura”, que aborda como algoritmos, sensores e modelos de previsão têm transformado a tomada de decisão no campo; e a sessão sobre “Monitoramento Integrado de Pragas na Soja”, conduzida pelos alunos Anna Júlia Rodrigues e Ygor Gabriel Carvalho Campos, que apresentam conceitos, práticas e desafios relacionados ao manejo fitossanitário da cultura.

O ponto alto da noite será o lançamento oficial do IAgro, sistema web desenvolvido pelos alunos concluintes do curso de Agrocomputação do UniSenai. Toda a construção da ferramenta e a organização do evento foram conduzidas pelos próprios estudantes ao longo do segundo semestre de 2025, transformando o projeto em um marco de aprendizado prático e inovação educacional dentro da instituição.

IAgro: da ficha de papel ao relatório inteligente

A iniciativa do IAgro nasceu de uma demanda real identificada durante a disciplina de Monitoramento Integrado de Pragas e Doenças (MIP/D). Professores e alunos observaram que, embora as fichas de amostragem de pragas desenvolvidas por instituições como a Embrapa sejam amplamente utilizadas, o preenchimento ainda ocorre majoritariamente em formulários de papel, dificultando a organização de informações, o histórico das áreas e a integração com outras tecnologias agrícolas.

Com isso, o projeto evoluiu para um aplicativo web georreferenciado, capaz de coletar dados de campo — como contagem de pragas e inimigos naturais — de forma digital e vinculada às coordenadas geográficas, seguindo princípios essenciais da Agricultura de Precisão.

O diferencial do sistema está na combinação com um modelo de IA generativa altamente treinado, que interpreta os dados coletados e gera relatórios que traduzem a complexidade do cenário fitossanitário. A ferramenta considera tanto a presença de pragas quanto de inimigos naturais, como o percevejo predador Podisus sp. e o fungo Nomuraea rileyi, e produz um diagnóstico completo, em linguagem acessível, sobre a situação da lavoura.

Ao unir tecnologia, precisão e aplicabilidade, o IAgro se posiciona como uma solução promissora para o agronegócio, ao mesmo tempo em que evidencia a capacidade dos alunos do UniSenai de desenvolver ferramentas tecnológicas alinhadas às demandas reais do setor.

Serviço

I Ciclo de Palestras em Monitoramento Agrícola UniSenai e Lançamento do IAgro
Data:
28 de novembro de 2025 (sexta-feira)
Horário: A partir das 19h
Local: Auditório do Senai Rondonópolis

Faça sua inscrição CLICANDO AQUI

Texto: José Pereira

senai distrito industrial

O Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), entregou nesta quarta-feira (26.11) a ampla modernização da unidade Senai Distrito Industrial, em Cuiabá.

Com investimentos de R$ 15 milhões, a renovação contemplou a reforma geral dos blocos C e D, além de fachada e vestiários, totalizando 3.451,5 m² de área revitalizada. A unidade passa a contar com 13 salas de aula, seis laboratórios de informática e sete laboratórios de práticas, entre eles ambientes de simuladores de tratores, instalações prediais, marcenaria, manutenção industrial e solda.

senai distrito inauguração 2025
Presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, durante a
fala na inauguração da unidade

Durante a solenidade, o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, destacou o significado estratégico da localização da unidade e o papel do Senai no fortalecimento do setor produtivo. Para ele, a presença da escola no Distrito Industrial consolida a atuação direta junto às empresas que impulsionam a economia mato-grossense.

“O Distrito Industrial de Cuiabá é, sem dúvida, o lugar ideal para uma unidade do Senai. Estamos em uma região que emprega mais de 22 mil pessoas, com mais de 250 indústrias instaladas, o maior polo comercial, industrial e de serviços da capital e do Estado. Estar aqui significa estar ao lado de quem produz, gera emprego e movimenta a economia. É neste território que a indústria pulsa, e é nele que o Senai pode atuar de forma ainda mais efetiva, apoiando as empresas a crescer, inovar e se fortalecer. Nosso compromisso é contribuir para o desenvolvimento de Mato Grosso, formando profissionais e oferecendo soluções que impulsionem todo esse ecossistema industrial”, pontua.

O presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá (AEDIC), Domingos Kennedy, também comemorou a modernização. “O Distrito só tem a agradecer por essa revitalização e ampliação da unidade do Senai, que vai auxiliar na capacitação e no treinamento dos nossos colaboradores. Contamos muito com o apoio da Federação das Indústrias e do Senai para melhorar cada vez mais a vida das pessoas que trabalham aqui”, celebra.

senai distrito inauguração 2025
Diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, fez uma
apresentação sobre o histórico da unidade

A unidade reforça seu impacto na formação profissional por meio de iniciativas como o Programa Ser Família Capacita (50 turmas e 1.086 matrículas), o Ensino Médio articulado com a Seduc-MT (31 turmas e 877 alunos), a Aprendizagem Industrial (17 turmas e 391 aprendizes) e os cursos técnicos e de formação continuada (16 turmas e 374 matrículas).

“Hoje entregamos uma unidade ainda mais moderna, equipada com novas tecnologias que permitem formar, atualizar e recapacitar profissionais para atender às necessidades da indústria em todo o nosso estado. É uma honra e um grande prazer ver esse projeto concluído e perceber o impacto que ele terá na formação de tantas pessoas. Agradeço a confiança do presidente Silvio e de toda a diretoria por possibilitar que entreguemos uma unidade tão importante para o Senai e para Mato Grosso”, destaca o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.

senai distrito inauguração 2025
Autoridades assinam parceria entre Senai, Sincop e
John Deere Construction

Centro de Treinamento: formação de operadores para construção

A reinauguração também marcou a abertura oficial do Centro de Treinamento Construction, fruto da parceria entre o Senai, a John Deere e o Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Mato Grosso (SINCOP-MT).A meta é qualificar 600 operadores até 2028, em um programa que prevê 10 turmas anuais, com investimento de R$ 3,1 milhões por parte do Senai. Os equipamentos utilizados foram disponibilizados pela John Deere, em um aporte de R$ 4,5 milhões, totalizando R$ 7,160 milhões na implantação do projeto.

Presente no lançamento, o presidente do SINCOP-MT, Alexandre Schutze, destacou a importância da formação profissional para suprir a crescente demanda do setor de construção e pavimentação em Mato Grosso.

senai distrito inauguração 2025
O presidente do SINCOP-MT, Alexandre Schutze,
destaca importância da parceria

“A parceria com o Senai é decisiva para suprir a falta de operadores qualificados em Mato Grosso, num momento em que as máquinas de construção são cada vez mais tecnológicas e exigem profissionais preparados. Muitas empresas têm buscado trabalhadores até em outros estados, enquanto pessoas daqui poderiam estar empregadas com a formação adequada. Por isso, este Centro de Treinamento vai ofertar oportunidades reais e já desperta interesse antes mesmo de iniciar as atividades. Agradeço ao Senai e aos parceiros por transformarem essa necessidade em oportunidade para o setor e para os trabalhadores”, afirma.

senai distrito inauguração 2025
Autoridades descerram placa que marca a modernização
da unidade no Distrito Industrial

O espaço, dedicado exclusivamente à formação de operadores de máquinas pesadas, ocupa 3.600 m² da unidade e conta com duas salas de aula para 60 alunos por turno, além de uma área de 2.800 m² destinada às práticas de manobra. O centro ofertará capacitação em retroescavadeira, escavadeira hidráulica, pá carregadeira, rolo compactador e motoniveladora, com média de três meses de formação por turma.

Distrito Industrial de Cuiabá

O Distrito Industrial de Cuiabá, criado em 1978 pela Lei nº 3.864, tornou-se o maior polo comercial, industrial e de serviços da capital e do Estado. Com 695 hectares e quase 53 mil moradores distribuídos em cinco bairros, a região combina relevância social e força econômica, reunindo 1.430 estabelecimentos ativos e 251 indústrias.

A diversidade produtiva inclui setores como alimentos, madeira, petróleo, metalurgia, construção civil, química e transporte, responsáveis por gerar cerca de 22 mil empregos. Com crescimento de 10% em relação ao último ano, o Distrito reafirma sua função original: impulsionar a industrialização local e fortalecer o desenvolvimento econômico de Mato Grosso.

Texto: Amanda Simeone

Confira álbum de fotos:

Reinauguração Senai Distrito

 

reunião conselho senai novembro

O Conselho Regional do Senai Mato Grosso realizou, nesta quarta-feira (26), sua 11ª Reunião Ordinária do ano, marcada pela aprovação de proposições, apresentação de resultados e destaques institucionais. A reunião foi conduzida pelo presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, e pelo diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, com participação de conselheiros, gestores e executivos do Sistema.

conselho senai novembro

Entre os pontos deliberados, o Conselho aprovou a ATA 10/2025 e analisou o Balancete Orçamentário de outubro. Também autorizou a baixa de mais de 1.000 bens patrimoniais sem condições de uso, além de dois equipamentos totalmente depreciados.

Os conselheiros autorizaram a implantação do curso de Aprendizagem Técnica em Química no município de Alto Taquari vinculado a unidade de Rondonópolis, alinhado às normas nacionais da educação profissional.

Nos informes gerais, a diretoria apresentou os resultados da participação do Senai MT na Expo Auto Mecânica 2025, que teve cerca de 6 mil visitantes, duante os três dias, e ofertou demonstrações com simuladores, aulas abertas e atividades de robótica. Também foram destacadas as agendas internacionais do Programa de Especialização Agroindustrial, com visitas à Agritechnica, centros de inovação e escolas técnicas na Alemanha.

A instituição ainda celebrou dois reconhecimentos recentes: o 3º lugar do Senai Hub MT no ranking nacional Open 100 Startups e o Prêmio Dimas, concedido pelo Ministério Público, pelo impacto do Ser Família Capacita que qualificou mais de 1.180 reeducandos em 2025.

A reunião encerrou com o registro da reinauguração do Senai Distrito Industrial, que recebeu modernização completa e reforça a oferta de educação profissional na Baixada Cuiabana.

Ainda durante o encontro mensal a nova Gerente Corporativa do Jurídico do Sistema Indústria, a profissional Dirla Menezes, foi apresentada para o Conselho Regional.

Formado por representantes das atividades industriais, dos trabalhadores da indústria e do Ministério do Trabalho e Emprego, o Conselho Regional se reúne mensalmente para fortalecer a transparência na gestão e definir pautas estratégicas para a educação profissional em Mato Grosso.

Texto e fotos: Amanda Simeone

premio dimas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) foi reconhecido, pela segunda vez, com o Prêmio Dimas, concedido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT). A homenagem destaca instituições e parceiros que contribuem para uma execução penal humanizada e para a reinserção social de pessoas privadas de liberdade.

A cerimônia integrou a 3ª edição do prêmio, que homenageou cerca de 160 colaboradores do projeto Reconstruindo Sonhos. O Senai MT foi reconhecido por sua oferta contínua de qualificação profissional, que somente em 2025 alcançou mais de 1.180 reeducandos em diferentes unidades prisionais do estado, ampliando oportunidades de empregabilidade e contribuindo para a redução da reincidência criminal.

Para a instituição, o reconhecimento reafirma a importância da educação profissional como instrumento de transformação. “A educação profissional é uma das ferramentas mais poderosas para reconstruir trajetórias. Esta premiação confirma que estamos no caminho certo e reforça nosso propósito de gerar oportunidades e impacto real na sociedade”, afirma o diretor regional do Senai Mato Grosso, Carlos Braguini.

dimas 2025

A coordenadora do projeto, procuradora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente, destacou que a execução penal vai além do cumprimento da pena. “O artigo primeiro da Lei de Execução Penal mostra que a pena deve ser instrumento de transformação. O artigo quarto é o convite à sociedade, pedindo que todos participem desse processo. Juntos, revelam que a execução penal não é apenas sobre cumprir uma sentença, mas sobre reconstruir vidas e fortalecer laços sociais.”

O procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, ressaltou ainda a ressocialização como estratégia fundamental de segurança pública. “Cumprir a pena não significa perder a dignidade. Nosso foco é evitar a reincidência e, para isso, não basta sancionar: é preciso promover oportunidades, diálogo, educação e esperança.”

O Prêmio Dimas, que leva o nome do personagem bíblico símbolo de arrependimento e mudança de vida, reconhece iniciativas que fortalecem uma justiça mais sensível, próxima e comprometida com a transformação social.

Texto: Amanda Simeone (com informações do MPMT)

novos rumos sorriso

O Programa Novos Rumos, iniciativa nacional desenvolvida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), chega a Mato Grosso.

A iniciativa foi apresentada nesta segunda-feira (17.11) na Câmara Municipal de Vereadores de Sorriso pelo especialista em Desenvolvimento Industrial do Senai Nacional, Jefferson Froes, e gerente executiva de Educação Profissional do Senai Mato Grosso, Jocely Nogueira.

Em parceria com o Senai, o BNDES, principal banco público de desenvolvimento do país, estruturou o Novos Rumos como uma política de impacto para ampliar o acesso à formação profissional e incluir trabalhadores em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho.

Durante a apresentação, Jocely destacou o potencial transformador da iniciativa e a capacidade de Mato Grosso para executá-la com agilidade e eficiência.

novos rumos sorriso

“O Novos Rumos chega ao estado alinhado às necessidades reais da nossa economia. O Senai Mato Grosso já possui estrutura, instrutores qualificados e proximidade com o setor produtivo para garantir que essa formação gere emprego, renda e novas oportunidades para quem mais precisa. É um projeto que muda trajetórias e fortalece toda a cadeia industrial”, afirmou a gerente.

O programa funciona com investimento compartilhado: a cada R$ 1 milhão investido por uma instituição apoiadora, o BNDES aporta o mesmo valor, dobrando o impacto social e a capacidade de atendimento. Os recursos financiam cursos certificados, nivelamento básico e, quando necessário, bolsas para alimentação e transporte dos alunos.

O Novos Rumos contempla áreas estratégicas que impulsionam o desenvolvimento nacional, como Indústria 4.0, Tecnologia da Informação e Economia Verde. Em Mato Grosso, as formações serão direcionadas para regiões que apresentam carência de profissionais qualificados e maior potencial de empregabilidade.

Além de promover inclusão social, o programa fortalece a competitividade das empresas, reduz o desemprego e estimula o desenvolvimento sustentável. As instituições apoiadoras também ganham visibilidade ao investir na formação profissional das comunidades onde atuam.

Texto: Amanda Simeone

s
Para os estudantes da rede pública e privada, o evento
foi uma verdadeira imersão tecnológica


Mais do que uma competição por medalhas e troféus, o II Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso, realizado de 13 a 16 de novembro, em Cuiabá, se consolidou como uma experiência transformadora para os mais de 550 alunos participantes. Para os estudantes da rede pública e privada, o evento foi uma verdadeira imersão tecnológica que reforçou habilidades essenciais para os desafios da indústria do futuro.

“É minha primeira vez. Eu comecei sem saber nada. Entrei no grupo, eles me ajudaram e hoje já sei programar o básico. Tive que aprender matemática, física, geografia, português, arte… tudo isso para construir robôs”, contou Lindomar Júnior, 18, da equipe Lumén, estudante do 2º ano da Escola Estadual Padre César Albisetti, de Poxóreu. “A experiência já vale muito, independente de quem ganha”, avalia. O jovem.

Para Benjamin Marques,13, da Escola Presbiteriana de Cuiabá, o espaço foi importante para fortalecer as amizades. “Foi maravilhoso. Conheci muita gente, fiz amizades, aprendi muito. A gente sabe que nem todo mundo vai pro nacional, mas o importante é o aprendizado. A gente cresceu demais no processo”, destaca.

Daniel Guimarães, 14 anos, líder da equipe Djalma Tech, da Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza, da capital, se sentiu pertencente no evento. “É gratificante estar aqui. Ano passado fizemos só 50 pontos. Este ano, 230. A gente melhora, aprende, interage. Achei que as equipes seriam arrogantes, mas fomos muito bem recebidos. Aqui, até a moeda de troca é boton!”, brincou. Segundo ele, a participação de escolas estaduais cria um efeito multiplicador. “Mostra para outras escolas que elas também podem estar aqui e inspirar novos alunos.”

s
Equipe Lumén, da Escola Estadual Padre César Albisetti,
de Poxóreu


Ângelo Piffer, 13 anos, da equipe Young Creators, do Sesi Escola Várzea Grande, destaca a evolução da FLL no estado. “Antes, eram só quatro equipes do Sesi. Hoje tem várias. É gratificante poder compartilhar ideias e praticar os valores do Core Values. É um dos melhores torneios que já vivemos”, conclui.

Embora não tenha ocorrido disputa da categoria FIRST® Robotics Competition (FRC), que engloba jovens de até 18 anos, o festival trouxe uma mostra especial. Nela, alunos do Novo Ensino Médio do Sesi, Senai e Seduc constroem robôs industriais de até 56 kg e 1,2 metro, capazes de realizar tarefas em arena.

Representando a equipe Mutum-X, da Escola Tiradentes de Novam Mutum, Ketlen Carvalho,17, destacou a importância da participação da FRC no festival e o impacto da robótica na formação dos alunos. “Participar do festival reacende em nós a emoção de competir e de viver a FRC, algo que aprendemos muito desde o regional e a experiência em Houston, no mundial nos Estados Unidos. Para os novatos, é o primeiro contato com esse universo, entender o ritmo, a energia e a intensidade da robótica. Queremos seguir inspirando cada vez mais pessoas a descobrir o quanto a robótica é incrível”, reforça Kellen.

s
equipe Lumén, estudante do 2º ano da Escola Estadual
Padre César Albisetti, de Poxóreu


Acolhimento, cultura e integração

A experiência também emocionou quem veio de longe. A técnica Ingrid Carolina da Rocha, da equipe The Builders, de Pimenta Bueno (RO), viajou cerca de 16 horas até Cuiabá com apenas quatro alunos.

“Esse regional é diferente, mas está sendo incrível. Aqui a gente vê a cultura de Mato Grosso em tudo: nos projetos, nas músicas, nos gritos de garra, nas fantasias. Isso não é comum em todos os estados. Para nós está sendo muito bonito de ver”, relata.

Mesmo sendo a única equipe competidora de fora, o acolhimento marcou o grupo. “As equipes daqui abraçam, ajudam, tiram dúvidas. Isso é FLL: cooperação, inclusão, trabalho em equipe. O que vivemos aqui tem tudo para fazer deste o primeiro de muitos festivais em Mato Grosso”, afirma. Ela destaca ainda a oportunidade para os alunos: “Muitos nunca tinham viajado. Estão longe dos pais pela primeira vez. É uma experiência grandiosa.”

Rumo a São Paulo

Times do Sesi Escola VG e da Escola Estadual Heliodoro vão representar MT no Torneio Nacional de Robótica

e
Os times tiveram uma excelente performance na mesa
e nas avaliações em sala

O encerramento dos três dias de imersão trouxe conquistas importantes. Os times Young Inventors e Young Creators, do Sesi Escola Várzea Grande, e Heliobot Technology, da Escola Estadual Professor Heliodoro Capistrano da Silva, garantiram troféus e suas vagas para representar Mato Grosso no Festival Nacional de Robótica, que será realizado em março de 2026, em São Paulo.

Para o superintendente do Sesi, Alexandre Serafim, o impacto vai além dos resultados. “O contato direto com desafios reais estimula o desenvolvimento de mentes criativas, preparadas para contribuir com a evolução da indústria mato-grossense”, ressalta.

Texto: Fernanda Nazário

Fotos: George Dias

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940