Alunos conhecem sistemas de automação e robótica com Arduíno

25/10/2019 - 10h46

Proporcionar o contato com o sistema de programação de computadores e conceitos de informática e incentivar estudantes a ingressar no mundo da robótica. Esses foram alguns dos objetivos da oficina 'Primeiros Passos com Arduíno', ministrada pelo professor de Educação Tecnológica do Sesi Escola Cuiabá, Oscar de Matos, na 16ª Semana Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

Mais de 30 estudantes da rede pública estadual participam da atividade, que ocorreu no dia 23 de outubro, no Centro de Eventos do Senai Cuiabá. Os jovens tiveram contato pela primeira vez com o kit Arduíno - uma placa eletrônica que pode comandar pequenos motores e equipamentos. Trata-se de um dos microcontroladorles mais populares entre os makers por ser considerado de fácil manuseio.

“O dispositivo é utilizado para todo tipo automação de circuitos eletrônicos, seja industrial ou comercial, como semáforos e ambientes interativos. Também utilizados para o setor educacional e isso que propusemos na oficina, com o foco na robótica. Ações como essa têm também o aspecto da socialização dos alunos, pois as atividades são todas em grupo”, pontuou o instrutor.

Durante a oficina, Oscar abordou a saída de 5v na placa. “O desafio foi montar o pequeno computador e programar um semáforo, tendo que programar os tempos de cada ciclo de cores. A aplicação foi focada na robótica, no campo maker – conceito que se traduz em algo que pode ser construído com as próprias mãos”.

Cada equipe recebeu uma maleta com os componentes para trabalhar o desafio. Ingrid Valesca, 16 anos, se divertiu na atividade. “Foi a primeira vez que tive contato com algo assim. Achei muito interessante e de fácil aplicação”, contou a menina, que se diz interessada pelo mundo da robótica.

O parceiro de equipe, Roberto Carlos, 16 anos, diz que além de divertida, a oficina proporcionou conhecimento de algo que é tão rotineiro e que passa despercebido pelas pessoas. “Foi muito legal. Além de nos divertirmos, o aprendizado abriu novos horizontes com outras possibilidades”, finalizou.

Pioneirismo na robótica

A robótica é presente na metodologia do Sesi Escola em Mato Grosso há seis anos. O pioneirismo torna a instituição uma referência na área, implementando conceitos de empreendedorismo, criatividade e inovação em diversas turmas, nesse período.

“Os estudantes interligam problemas e soluções, realizando atividades conectadas ao mundo real. A robótica é uma ciência multidisciplinar com potencial para desenvolver uma série de habilidades. Como pequenos inventores, os alunos aprendem a organizar o raciocínio lógico, lidam com questões do trabalho em grupo e estão sempre voltados a resolver um problema atual”, assegura a coordenadora de Educação e Cultura do Sesi MT, Cintia da Silva.

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