Conselho Regional do Senai MT aprova cursos técnicos e debate ações de qualificação profissional
Fiemt, Silvio Rangel
O Conselho Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) realizou, nesta quinta-feira (06.08), a 7ª Reunião Ordinária de 2026. O encontro reuniu conselheiros e dirigentes da instituição para análise e deliberação de pautas relacionadas à educação profissional, gestão institucional e projetos voltados ao atendimento das demandas da indústria mato-grossense.
A reunião foi conduzida pelo presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, e pela diretora regional do Senai MT, Fernanda Campos, contou com a presença dos conselheiros Antonio Pizza, Manoel de Souza, Gerson Delgado, Fausto Massao, além de Sérgio Antunes, Cláudio Ottaiano, Rodrigo Guerra e Liliane Pena de forma online.
Entre os principais destaques da reunião esteve a apreciação do balancete orçamentário da instituição referente ao mês de junho, além da aprovação de novos cursos de Aprendizagem Técnica e Habilitação Técnica, ampliando as possibilidades de formação profissional oferecidas pelo Senai em diferentes regiões de Mato Grosso.
As formações contemplam áreas como Administração, Eletromecânica, Eletrotécnica, Mecânica, Segurança do Trabalho e Manutenção de Máquinas Pesadas, com ofertas previstas para unidades em Alta Floresta, Barra do Bugres, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Várzea Grande.
Projetos e ações
Os conselheiros também acompanharam ações e projetos desenvolvidos pelo Senai MT em diferentes regiões do estado. Entre os assuntos apresentados estiveram o benchmarking Senai Pará/John Deere, a formatura do Centro de Treinamento Construction, a capacitação realizada em parceria entre Senai e Senar e o projeto Qualifica Base Florestal.
Integraram a pauta o lançamento do Qualifica Pedra Preta, o projeto Rio Cabaçal Mineração e o Centro de Referência Agroindustrial em parceria com a AGCO, iniciativas que reforçam a atuação da instituição na formação de profissionais alinhada às necessidades dos diferentes segmentos industriais de Mato Grosso.
Estiveram presentes representantes da equipe técnica do Sistema Fiemt, gerente de Educação Profissional e Superior do Senai MT, Paullyanne Leal, o gerente executivo do CSC, Evaldo Rosa, a gerente corporativa Jurídica, Dirla Menezes, o gerente administrativo financeiro, Carlos Cesar, o gerente de Projetos e Parcerias, Marcos Ribeiro e a secretária do Conselho Regional do Senai MT, Camila Miles.
O Senai integra o Sistema Fiemt e atua na formação profissional e no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a indústria em Mato Grosso, oferecendo cursos de qualificação, aperfeiçoamento e educação técnica, além de serviços de inovação e consultorias voltadas ao aumento da competitividade do setor industrial.
Texto e fotos: Amanda Simeone