Primeira turma de Engenharia de Software tem início no UniSenai MT
O UniSenai MT, Centro Universitário do Senai em Mato Grosso, inicia ainda neste mês de fevereiro a primeira turma do bacharelado em Engenharia de Software e segue com matrículas abertas para novas vagas do curso, que integra a oferta de ensino superior da instituição na área de tecnologia.
A abertura das vagas ocorre em um momento de forte aquecimento do mercado de trabalho. De acordo com o Observatório de Mato Grosso, no estado, a média salarial mensal de profissionais formados em Engenharia de Software varia entre R$ 11 mil e R$ 14 mil, considerando funções como engenheiro de sistemas aplicativos e de sistemas operacionais no mercado formal.
A demanda por esses profissionais é impulsionada por empresas de diferentes setores da economia, que dependem cada vez mais do desenvolvimento de softwares para gestão, automação de processos e inovação tecnológica. Esse cenário tem ampliado a procura por formações voltadas à área de tecnologia da informação, especialmente aquelas com foco no desenvolvimento de sistemas e soluções digitais.
De acordo com a diretora acadêmica do UniSenai MT, Ana Cristina Caldart, o curso foi estruturado para atender às necessidades reais do setor produtivo no estado.
“A Engenharia de Software é hoje uma das áreas mais estratégicas para o desenvolvimento econômico e tecnológico do estado. O UniSenai MT estruturou esse curso para formar profissionais preparados para um mercado em expansão, que oferece oportunidades concretas e salários acima da média”, destaca.
O curso também atrai um perfil característico de estudantes com afinidade com computadores e tecnologia. Em muitos casos, o interesse surge ainda cedo, a partir de experiências práticas como a instalação de jogos, configuração de programas, ajustes de sistemas e solução de problemas técnicos no dia a dia, muitas vezes atuando informalmente como referência em informática entre familiares e amigos.
Texto: Amanda Simeone