Conselho do Senai MT valida criação da Aprendizagem Técnica em Química em Alto Taquari
O Conselho Regional do Senai Mato Grosso realizou, nesta quarta-feira (26), sua 11ª Reunião Ordinária do ano, marcada pela aprovação de proposições, apresentação de resultados e destaques institucionais. A reunião foi conduzida pelo presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, e pelo diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, com participação de conselheiros, gestores e executivos do Sistema.
Entre os pontos deliberados, o Conselho aprovou a ATA 10/2025 e analisou o Balancete Orçamentário de outubro. Também autorizou a baixa de mais de 1.000 bens patrimoniais sem condições de uso, além de dois equipamentos totalmente depreciados.
Os conselheiros autorizaram a implantação do curso de Aprendizagem Técnica em Química no município de Alto Taquari vinculado a unidade de Rondonópolis, alinhado às normas nacionais da educação profissional.
Nos informes gerais, a diretoria apresentou os resultados da participação do Senai MT na Expo Auto Mecânica 2025, que teve cerca de 6 mil visitantes, duante os três dias, e ofertou demonstrações com simuladores, aulas abertas e atividades de robótica. Também foram destacadas as agendas internacionais do Programa de Especialização Agroindustrial, com visitas à Agritechnica, centros de inovação e escolas técnicas na Alemanha.
A instituição ainda celebrou dois reconhecimentos recentes: o 3º lugar do Senai Hub MT no ranking nacional Open 100 Startups e o Prêmio Dimas, concedido pelo Ministério Público, pelo impacto do Ser Família Capacita que qualificou mais de 1.180 reeducandos em 2025.
A reunião encerrou com o registro da reinauguração do Senai Distrito Industrial, que recebeu modernização completa e reforça a oferta de educação profissional na Baixada Cuiabana.
Ainda durante o encontro mensal a nova Gerente Corporativa do Jurídico do Sistema Indústria, a profissional Dirla Menezes, foi apresentada para o Conselho Regional.
Formado por representantes das atividades industriais, dos trabalhadores da indústria e do Ministério do Trabalho e Emprego, o Conselho Regional se reúne mensalmente para fortalecer a transparência na gestão e definir pautas estratégicas para a educação profissional em Mato Grosso.
Texto e fotos: Amanda Simeone