Entre uma prova e outra, estudantes recarregam as energias em espaço de lazer do Sesi e Senai no II Festival de Robótica - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Entre uma prova e outra, estudantes recarregam as energias em espaço de lazer do Sesi e Senai no II Festival de Robótica

15/11/2025 - 11h28
s
O ambiente foi pensado para que os participantes tenham
um momento de mais interação

Enquanto robôs percorrem mesas de missão e equipes apresentam projetos à banca avaliadora, o II Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso também reserva um ambiente especial para pausas, diversão e novas conexões. O espaço de lazer montado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) virou ponto de encontro entre alunos e visitantes, que aproveitam o intervalo das competições para relaxar e interagir. A programação segue até este sábado (15.11), em Cuiabá.

O ambiente foi pensado para que os participantes tenham um momento de mais interação em meio à rotina do festival. No local, eles encontram mesa de robótica com peças LEGO, pebolim, tapete de fit dance/just dance, fliperama interativo, óculos de realidade virtual (VR), robô LEGO EV3, simulador do curso de Agro Computação — desenvolvido pela UniSENAI —, karaokê e até sorteio de brindes.

Para muitos estudantes, o espaço se tornou um complemento essencial da experiência no festival. Ítalo Eduardo Gonçalves, de 14 anos, integrante da equipe Alfatec, de Barra do Bugres, contou que o momento de descontração faz toda a diferença.

3
Para muitos estudantes, o espaço se tornou um
complemento essencial da experiência no festival

“É muito divertido. Só trabalhar não dá, né? Tem que dar uma descansada, abrir a mente um pouco”, comentou. Ele aproveitou para aprender um jogo novo no fliperama: “Nunca tinha jogado esse aqui. Quando cheguei, comecei a aprender”.

Pedro Joaquim Araújo da Silva, também de 14 anos, integrante da equipe Robo-Atom, de Juara, reforça a importância dessa pausa. “A gente fica apresentando nas barracas, é bem corrido. Às vezes, vir aqui é bom para descansar, conversar, interagir com outras equipes. Esse espaço é muito legal para aliviar a cabeça”, disse.

A opinião é compartilhada por outros alunos, como João Rodrigues, de 16 anos da equipe Skynet, de Tangará da Serra. Entre uma rodada e outra no fliperama, ele celebrou a experiência. “Estou achando bem divertido, uma experiência muito boa. Participei de vários jogos aqui. Ganhei até um campeonato”, contou, rindo ao lembrar que o adversário “sumiu depois da derrota”. Ele também garantiu presença nas outras atividades: “Já participei de quase tudo”.

e
O festival reúne mais de 550 alunos de Mato Grosso e
Rondônia

Sobre o Festival

O festival reúne mais de 550 alunos de Mato Grosso e Rondônia nas competições de robótica. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Sesi e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e recebe pela primeira vez em Mato Grosso o Torneio Regional da First Lego League (FLL), do qual o Sesi é operador oficial no país. As equipes disputam uma vaga no Torneio Nacional, que ocorrerá em março, em São Paulo.

A programação conta ainda com Mostra da FIRST Robotics Competition (FRC), Mostra Científica e o Campeonato de Cubo Mágico. Neste sábado (15.11), ocorrem as partidas finais e premiações da FLL e mostra cientifica. No domingo, (16.11), acontecem as rodadas finais do Cubo Mágico e premiação.

Texto: Fernanda Nazário

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940