Terceira edição do programa de inovação aberta Agro.ind é lançado pelo Instituto Senai de Tecnologia
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), por meio do Instituto Senai de Tecnologia, deu início nesta quarta-feira (05.11), durante a Expoind MT 2025 – feira de negócios da indústria de Mato Grosso –, à terceira edição do Agro.ind 2025/2026, o maior programa de inovação aberta do estado. Clique aqui e confira mais informações.
A iniciativa tem como propósito conectar startups e empresas da cadeia agroindustrial para desenvolver provas de conceito de ferramentas tecnológicas voltadas à solução de desafios reais da indústria. O evento de lançamento, realizado na arena do estande da Fiemt na Expoind, marcou o início de um novo ciclo de inovação que se estenderá até setembro de 2026.
O diretor regional do Senai Mato Grosso, Carlos Braguini, ressaltou que o novo ciclo do Programa de Inovação Aberta representa um passo importante na consolidação da cultura de inovação no estado e no fortalecimento da competitividade industrial.
“Esse é um marco para o Senai e para o Mato Grosso. Estamos ultrapassando as fronteiras da educação e levando a inovação para dentro das indústrias, com foco em resolver desafios reais e impulsionar resultados concretos. O programa de inovação aberta faz exatamente isso: conecta quem tem um problema a quem tem a solução, gerando novos produtos, eficiência e sustentabilidade. É uma jornada que une talentos, encurta distâncias e eleva o padrão da nossa indústria”, destacou Braguini.
A abertura também contou com palestra de Robson Moyzés, gerente geral de Tecnologia da Informação, Automação e Inovação Digital da ArcelorMittal Brasil, que apresentou um case de inovação da companhia e destacou os impactos da inovação aberta na transformação das indústrias.
As empresas parceiras Barralcool, Nutri Nature, Plastibrás, TRC, Nutribrás, São Martinho (SP), Mosaic e UISA apresentaram seus desafios tecnológicos, que servirão de base para a seleção e o desenvolvimento de soluções pelas startups participantes.
O diretor da Plastibras, Adilson Valera Ruiz, destacou o compromisso da empresa com a economia circular e apresentou os desafios que serão trabalhados em parceria com startups no novo ciclo do programa.
“A Plastibrás nasceu para dar destino correto às embalagens plásticas usadas na agricultura e hoje recicla 94% do material que vai para o campo. Agora queremos avançar com o apoio do Senai e das startups, buscando soluções para evitar a entrada de metais nos moinhos e reaproveitar o resíduo da lavagem das embalagens, transformando-o em um novo produto que gere valor e sustentabilidade”, destacou Adilson.
Quatro etapas e um objetivo comum: transformar a indústria
O ciclo 2025/2026 do programa será dividido em quatro etapas, desde a seleção das startups até a execução dos projetos. As provas de conceito selecionadas terão desenvolvimento entre março e setembro de 2026, período em que serão testadas e implementadas dentro das indústrias parceiras.
As startups participantes terão acesso a até R$ 50 mil em recursos financeiros para o desenvolvimento da prova de conceito, espaços de coworking e salas de reunião no Senai Hub MT, em Cuiabá, além de metodologia estruturada, cocriação de soluções inovadoras, interação com empresas demandantes e acesso à Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).
Histórico de impacto
Desde sua criação, o Programa de Inovação Aberta do Senai MT já mobilizou 12 empresas, mapeou 249 demandas, lançou 30 desafios e recebeu 240 soluções inscritas de startups de 15 estados brasileiros. Ao todo, 29 projetos foram implementados, gerando ganhos significativos em produtividade, automação e eficiência energética.
A gerente executiva de Tecnologia e Inovação do Senai Mato Grosso, Naiara Galliani, apresentou a nova edição do programa, detalhando as etapas, prazos e o cronograma do ciclo 2025/2026. Durante sua fala, ela fez questão de reconhecer as empresas parceiras que participam desde o início da iniciativa — em especial Barralcool e TRC, que estiveram presentes desde a primeira edição, em 2023.
“Quero agradecer imensamente pela presença e pela participação de muitos de vocês nesse novo momento, e por terem sido os pioneiros lá em 2023. Vocês acreditaram quando o programa ainda era um sonho e ajudaram a provar que a inovação aberta é possível, relevante e transformadora. São conexões que aceleram a modernização da indústria e impulsionam a sustentabilidade do setor produtivo, especialmente na agroindústria, que é a vocação de Mato Grosso”, destacou Naiara.
Entre os cases de sucesso estão o Controle Digital da Fermentação, que digitalizou o acompanhamento de processos industriais, e o Monitoramento de Recursos com IoT, solução que utiliza sensores e análise de dados para otimizar o uso de água e energia.
Com o novo ciclo do Agro.ind 2025/2026, o Senai MT reforça seu compromisso em promover inovação, sustentabilidade e competitividade, conectando tecnologia e indústria para impulsionar o futuro do setor agroindustrial mato-grossense.
A Expoind MT
O lançamento fez parte da programação da Expoind MT, promovida pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, reunindo empresários, sindicatos e lideranças do setor industrial para debater inovação, competitividade e sustentabilidade.
Esta é a primeira feira de negócios da indústria mato-grossense. O evento reúne mais de 100 expositores, painéis temáticos, palestras, rodadas de negócios e atrações que reforçam o papel da indústria como motor de desenvolvimento econômico e social do estado.
Texto: Amanda Simeone