Senai MT certifica indígenas Enawenê-Nawê em Juína pelo SER Família Capacita
.jpeg)
Mato Grosso é o terceiro estado brasileiro em extensão de terras indígenas, com 15 milhões de hectares demarcados, distribuídos em 76 territórios ocupados por 37 etnias diferentes. Essa diversidade cultural e geográfica reforça a importância do estado na preservação ambiental e cultural, ao mesmo tempo em que evidencia os desafios e avanços na educação e na inclusão produtiva dessas comunidades.
De acordo com Observatório de Mato Grosso, 58,35 mil pessoas se autodeclaram indígenas em Mato Grosso, o que representa 3,4% da população indígena brasileira com base no Censo Demográfico 2022 (IBGE). Embora o índice de alfabetização (84%) esteja próximo da média nacional (85,4%), ainda existem disparidades regionais que impactam o acesso à educação e à qualificação profissional.
Qualificação profissional e inclusão social
.jpeg)
Com o objetivo de ampliar o acesso à formação profissional em territórios de difícil alcance, o Senai Mato Grosso, por meio do Programa SER Família Capacita – idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes –, tem promovido cursos voltados a comunidades em situação de vulnerabilidade social, incluindo aldeias indígenas, quilombolas e ribeirinhas.
Desde 2023, o programa já formou 353 pessoas em 19 turmas realizadas em municípios como Rondolândia, Apiacás, Campinápolis, Porto Esperidião, Peixoto de Azevedo, Brasnorte, Paranatinga e Juína. Os cursos atendem públicos prioritários como beneficiários do Programa SER Família, mulheres, jovens, empreendedores, desempregados, pessoas com deficiência, além de egressos do sistema prisional e do trabalho análogo à escravidão.
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destacou que a certificação é resultado do compromisso do Governo de Mato Grosso e do trabalho conduzido pela primeira-dama Virginia Mendes, idealizadora do Programa SER Família e madrinha dos povos indígenas.
“O SER Família Capacita tem levado qualificação profissional e oportunidades às aldeias, promovendo inclusão e fortalecendo o protagonismo dos povos indígenas. A formatura dos alunos do curso de Operador de Computador representa mais um passo importante na valorização da educação e no desenvolvimento social das comunidades indígenas”, afirmou.
.jpeg)
“Levar qualificação profissional a comunidades de difícil acesso reforça nosso compromisso com o desenvolvimento de Mato Grosso. A parceria com o Governo do Estado, por meio do Programa SER Família, é uma união de esforços que amplia oportunidades, promove inclusão social e transforma realidades por meio da educação”, destaca o diretor regional do Senai Mato Grosso, Carlos Braguini.
Enawenê-Nawê: tradição e aprendizado
Entre os municípios atendidos, Juína se destaca nacionalmente pela concentração de terras indígenas – são sete territórios demarcados, o que coloca o município na 23ª posição do país em número de áreas e na 16ª em extensão territorial indígena, representando 1,4% do total nacional.
Entre as etnias locais, o povo Enawenê-Nawê é reconhecido por sua forte preservação cultural e organização social. Com uma população aproximada de 1.500 pessoas, o grupo mantém práticas tradicionais ligadas ao rio Iquê, preserva sua língua e sustenta modos de vida baseados na pesca e na agricultura.
Serviço
Certificação de alunos na aldeia indígena Enawenê-Nawê
Data: 21 de outubro de 2025 (terça-feira)
Horário: 9h
Local: Aldeia indígena Enawenê-Nawê – Juína (MT)
Texto: Amanda Simeone