Conselho do Senai MT aprova novos cursos e anuncia avanços na educação profissional
.jpeg)
O Conselho Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) aprovou, durante sua 9ª reunião ordinária, realizada nesta sexta-feira (03.10), a abertura de novos cursos de Aprendizagem Técnica em diferentes regiões do estado.
As novidades incluem Administração em Cuiabá, Segurança do Trabalho em Alta Floresta e Sinop, Eletromecânica em Lucas do Rio Verde e Sinop, Manutenção Automotiva em Várzea Grande e Manutenção de Máquinas Pesadas.
A reunião foi conduzida pelo presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, e pelo diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, com participação de conselheiros, gestores e executivos do Sistema.
.jpeg)
No mesmo encontro também foi autorizado o início do curso técnico em Administração em Nova Mutum e oficializada a alteração do nome fantasia da Fatec Senai para Centro Universitário Senai Mato Grosso (Unisenai MT), credenciado recentemente pelo Ministério da Educação.
No campo administrativo e financeiro, o Conselho analisou ainda o balancete contábil, orçamentário e financeiro de agosto de 2025, bem como a baixa de bens patrimoniais das unidades de Sorriso, Cuiabá Distrito, Aripuanã e Alta Floresta.
Outros pontos de destaque foram a inauguração da unidade do Senai em Querência, os resultados obtidos na seletiva da competição de educação profissional WorldSkills Brasil e a conquista da nota 8,1 no Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional (IDAP) 2025 — o melhor resultado já registrado pela instituição.
Também foi entregue o Boletim Boas Notícias de setembro, com um panorama das principais iniciativas do Senai MT no período.
Formado por representantes das atividades industriais, dos trabalhadores da indústria e do Ministério do Trabalho e Emprego, o Conselho Regional se reúne mensalmente para fortalecer a transparência na gestão e definir pautas estratégicas para a educação profissional em Mato Grosso.
Texto e fotos: Amanda Simeone