Resultado histórico: Senai Mato Grosso conquista duas vagas na WorldSkills Shangai
.jpeg)
Cuiabá e do Sesi Escola Cuiabá- Foto: CNI
O Senai Mato Grosso fez uma campanha história na seletiva nacional da WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, conquistando duas medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. O resultado foi apresentado neste domingo (28.09), em cerimônia na Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em Brasília.
Aluno do Senai Distrito Industrial Cuiabá e do Sesi Escola Cuiabá, João Vitor Maul conquistou medalha de ouro na modalidade Marcenaria de Estruturas e carimbou a vaga na seleção brasileira.
Na ocupação Tecnologia da Moda, Myllena Vitória, do Senai Porto Cuiabá, também conquistou ouro e vaga na delegação nacional.
.jpeg)
Ao todo, o Senai Mato Grosso contou com 20 jovens competindo em 15 ocupações diferentes, nas três etapas nacionais (São Paulo, Minas Gerais e Brasília). Neste ano, a WorldSkills Brasil teve 387 jovens entre 17 e 23 anos de 23 estados.
Mato Grosso é destaque
Tradicionalmente, São Paulo e Minas Gerais e outros estados maiores sempre estão na liderança da competição. Mas neste ano, Mato Grosso foi o quarto colocado no ranking geral, atrás apenas de SP, MG e Paraná.
Esse bom resultado é fruto de investimento e constância. Esta é a quinta vez consecutiva que o Senai MT conquista vaga no mundial, somando ao seu histórico uma medalha de ouro (manufatura integrada, em 2017) e três bronzes (formas para concreto em 2015 e 2017, e manutenção industrial em 2024).
.jpg)
“Esse resultado é um orgulho para todos nós e prova da capacidade transformadora da educação profissional. Ele mostra que a decisão de investir em profissionais qualificados, instrutores preparados, laboratórios de ponta e insumos adequados gera frutos concretos para Mato Grosso e para o Brasil. Nosso compromisso é com a formação de uma força de trabalho cada vez mais competitiva e inovadora”, destacou Silvio Rangel, presidente do Sistema Fiemt, presente no evento em Brasília.
Para o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, o desempenho é fruto de um trabalho contínuo de preparação e dedicação: “A cada edição da WorldSkills, nossos alunos mostram que estão prontos para encarar os maiores desafios técnicos do mundo. João Vitor é exemplo disso. Esse resultado é coletivo, fruto da atuação de nossos instrutores e do investimento feito em educação profissional, que conecta a juventude mato-grossense às demandas reais da indústria”.
A WorldSkills
Criada em 1950, a WorldSkills é realizada a cada dois anos e reúne jovens talentos de diversos países em provas que simulam os desafios reais do mercado de trabalho. Na etapa brasileira, foram disputadas 56 profissões técnicas diferentes.
Mais do que uma competição, a WorldSkills é uma vitrine de dedicação, talento e futuro — mostrando ao mundo a força da educação profissional para transformar vidas e fortalecer a indústria.
.jpg)
do Senai MT, Carlos Braguini - Foto: Ana Rosa Fagundes
Parcerias que dão resultado
Parte dos alunos que conquistaram medalhas e ou participaram da competição nacional não são apenas alunos do Senai, mas também da Secretaria de Estado de Educação (Seduc MT) e do Sesi Escola.
Esses alunos fazem o ensino médio integrado com o ensino técnico no Senai. Em três dias da semana, estudam as disciplinas regulares na escola de origem e nos outros dias, o curso técnico no Senai.
.jpeg)
A possibilidade de participar de competições como a WorldSkills ou campeonatos de robótica são um estímulo e incentivo a esses jovens que escolheram o Itinerário de Formação Técnica e Profissional, com base nas diretrizes do Novo Ensino médio, em que o estudante tem a opção de escolher seu itinerário formativo.
É o caso de Adrian Planchart, do Senai Distrito Industrial Cuiabá e Ensino Médio Seduc MT, da Escola Heliodoro Capistrano da Silva. Ele conquistou bronze na categoria Drywall. “Eu sou aluno do projeto EPT (Educação profissional e tecnológica) e é indescritível essa oportunidade, subir no palco, ganhar uma medalha, ver tanta gente torcendo por você, estou muito feliz com tudo isso”, afirmou.
Secretária adjunta Executiva da Seduc MT, Flávia Soares, participou da cerimônia de premiação e destacou a qualidade do ensino do estado e as oportunidades que os alunos da rede pública estão tendo. “Investir a educação profissional, trazer esses jovens para que eles possam mostrar suas habilidades, faz toda de diferença. O estado de Mato Grosso hoje nessa competição chegou no pódio sete vezes, isso é sinal de muita qualidade. E ver os nossos estudantes das escolas públicas podendo competir com os grandes estados, como São Paulo e Minas, é muito gratificante. Parabéns ao Senai, aos nossos estudantes e aos nossos profissionais”, afirmou.
.jpg)
Veja os vencedores:
Ouro - Tecnologia da Moda - Myllena Vitória - Senai Porto Cuiabá – Ex-aluna da Escola Estadual Liceu Cuiabano
Ouro - Marcenaria de Estruturas - Vitor Maul, Senai Distrito Industrial Cuiabá e ensino médio do Sesi Escola Cuiabá
Prata - Jardinagem e Paisagismo - Paulo Eduardo Nascimento de Jesus e Geovanny Gabriel Quirino das Neves – Senai Distrito Industrial Cuiabá
Prata - Tecnologia de Veículos Pesados - João Victor Santos – Senai Várzea Grande
Bronze - Drywall - Adrian Planchart – Senai Distrito Industrial Cuiabá e Ensino Médio Seduc MT - Escola Heliodoro Capistrano da Silva
Bronze - Eletrônica – João Pedro Pistore - Senai Rondonópolis
Bronze - Design Industrial - Hendryos Henrique da Silva Souza - Senai Rondonópolis e Ensino Médio Seduc MT - Escola Estadual Francisca Barros de Carvalho
.jpeg)
Certificado de Excelência Indústria 4.0 - Lucas Guandaline e Gabriel Amorim – Senai Várzea Grande e Ensino Médio Seduc MT – Escola Adalgisa de Barros
Histórico de conquistas do Senai MT na WorldSkills:
2015 (Brasil): bronze em Formas para Concreto
2017 (Abu Dhabi, Emirados Árabes): ouro em Manufatura Integrada, bronze em Formas para Concreto e participação em Panificação
2019 (Kazan, Rússia): 6ª posição em Formas para Concreto
2024 (Lyon, França): bronze em Manutenção Industrial e 11ª posição em Tecnologia de Veículos Pesados
Texto: Ana Rosa Fagundes