Parceria entre Senai MT e AGCO já formou mais de 100 mecânicos agroindustriais
.jpeg)
.jpeg)
Firmada em 2024, a parceria entre o Senai Mato Grosso e a AGCO para impulsionar a formação profissional na agroindústria começa a mostrar resultados expressivos. Foram realizadas sete turmas do curso de Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas, formando 105 novos profissionais em diferentes regiões do estado.
O município de Nova Mutum, sede da estrutura central do projeto, concentrou quatro dessas turmas. As demais foram realizadas em Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste e Juara, ampliando o alcance da capacitação. No momento, duas novas turmas estão em formação: uma em Nova Mutum, com 30 alunos matriculados, e outra em Primavera do Leste, com 24 alunos.
“Formar profissionais é essencial para atender às demandas crescentes da agroindústria em Mato Grosso. Além de garantir oportunidades de trabalho de qualidade, estamos preparando pessoas que contribuem diretamente para o desenvolvimento econômico e tecnológico do estado, fortalecendo sua posição de destaque no cenário nacional”, pontua o gerente de Projetos Agroindustriais, Valvite Junior.
“Com máquinas cada vez maiores e níveis de tecnologia embarcados muito altos, precisamos de profissionais altamente capacitados para atender nossos clientes e produtores. Hoje uma máquina parada representa prejuízo real para nossos clientes, buscando mitigar ao máximo este ponto, firmamos esta parceria com o Senai-MT, onde o principal objetivo é colocar no mercado, e em nossas concessionárias, profissionais aptos a suportarem nossos clientes com qualidade e rapidez”, reforça o gerente treinamento técnico AGCO, Vitor Kaminski.
.jpeg)
Alta demanda
A formação é voltada para manutenção de máquinas pesadas, um dos segmentos mais promissores do mercado de trabalho. Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027, elaborado pelo Senai, o Brasil precisará de pelo menos 37 mil novos profissionais nessa área nos próximos dois anos. A remuneração média nacional do cargo é de aproximadamente R$ 4.800 por mês, o que torna a carreira ainda mais atrativa.
.jpeg)
Estrutura e investimento
O programa tem um investimento total de R$ 15 milhões, aplicado na construção de laboratórios, oficinas e salas de aula em Nova Mutum, além da aquisição de uma unidade móvel carreta móvel para levar cursos a municípios mais distantes.
Com os resultados já alcançados e a expansão das turmas, a parceria se consolida como uma iniciativa fundamental de formação de mão de obra especializada para a agroindústria mato-grossense, contribuindo diretamente para a competitividade da indústria e da agroindústria no estado.
Texto: Amanda Simeone
Fotos: Acervo