Alunos da Fatec Senai MT concluem curso superior com 90% de aproveitamento no mercado de trabalho

de aula para realizar o sonho de atuar em tecnologia
Um grupo de aproximadamente 40 alunos da Faculdade de Tecnologia do Senai Mato Grosso (Fatec Senai MT) celebrou, nesta quarta-feira (20.08), a conclusão das graduações tecnológicas em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Defesa Cibernética. Cerca de 90% deles encerram esse ciclo já com boa colocação no mercado de trabalho, reforçando a qualidade de ensino da instituição, que se destaca pela formação sólida e alinhada às demandas atuais.
A bióloga Letícia Batista, 33 anos, decidiu voltar à sala de aula para realizar o sonho de atuar em tecnologia. Determinada, conquistou espaço na área ainda durante a graduação e hoje trabalha como analista de dados em uma distribuidora de produtos veterinários.
“Sempre fui encantada com o universo da tecnologia. Mesmo já formada, me perguntei: por que não tentar? Meu currículo ganhou mais peso e melhores perspectivas salariais. A Fatec nos apresenta excelentes profissionais do mercado e isso faz toda diferença. Sou grata!”, afirma.

própria Fatec e, depois, foi contratado pela empresa
nacional Log Lab. Hoje, é empreendedor
Wesley Duarte, 36, já é empresário na área de tecnologia e escolheu a Fatec Senai para sua primeira graduação, cursando Defesa Cibernética. “A instituição cumpre seu propósito e oferece cursos de excelência. Escolhi essa área para buscar o desconhecido e quebrar barreiras. Foi uma experiência muito positiva”, destaca.
Outro exemplo é Diego Henrique Corrêa, que já atuava na construção civil, mas decidiu migrar para a tecnologia. “Quando comecei, não sabia nada de TI. Trabalhava como assistente administrativo, mas me dediquei muito e, no terceiro semestre, já conquistei meu primeiro estágio”, lembra.
A trajetória abriu portas: Diego atuou em grandes sistemas do Estado, estagiou na própria Fatec e, depois, foi contratado pela empresa nacional Log Lab. Hoje, é empreendedor e mantém parceria com a companhia. “Nunca imaginei que a TI seria para mim. Até minha namorada ficou surpresa com essa virada de carreira. Mas deu certo: consegui construir um futuro que parecia improvável”, comemora.

Roberta Ferreira, vibraram com a colação de grau do
filho
Na plateia, o sorriso lardo dos amigos, familiares e professores davam boas-vindas ao novo grupo de profissionais. Os pais de Lucas Augusto Filipin, 23, Márcio Paulo e Roberta Ferreira, vibraram com a colação de grau do filho, que já atua na área na Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL). “É maravilhoso estar aqui. Acompanhamos ele desde a matrícula até a formatura”, disse Roberta, emocionada, segurando uma faixa parabenizando o filho.
Formação alinhada ao mercado
Com disciplinas teóricas e práticas, os cursos da Fatec Senai MT preparam profissionais para atuar de forma eficiente em setores estratégicos. Para a diretora da unidade, Ana Caldart, a alta empregabilidade é resultado da sintonia entre os cursos e as necessidades das empresas.
“Já no primeiro semestre, muitos estudantes conseguem estágio e, em grande parte dos casos, crescem dentro da própria empresa. Nosso diferencial está em oferecer exatamente o que o mercado demanda: desde a formação básica em programação até áreas mais avançadas, como inteligência artificial. As empresas buscam inovação e otimização de processos, e é isso que preparamos nossos alunos para entregar”, afirma.

vivenciarem novas oportunidades
Na solenidade, receberam a Láurea Acadêmica — honraria concedida aos alunos com melhor desempenho — Anna Beatriz Benevides, do curso de Defesa Cibernética, e Gabriel da Silva Cantarini, de ADS.
A cerimônia reuniu ainda coordenadores e professores da instituição, entre eles José Cláudio Perecin (acadêmico), Fabiano Pontes Pereira (ADS e Agrocomputação), Rosicley Nicoláu de Siqueira (Automação Industrial, Logística, Gestão de Recursos Humanos e Produção Industrial) e Denise Molina (Responsabilidade Social).
A cerimônia de colação de grau foi o momento em que os formandos oficialmente receberam seus diplomas, simbolizando o encerramento de uma jornada acadêmica repleta de desafios, conquistas e aprendizados. Agora, os novos profissionais estão prontos para vivenciarem novas oportunidades que podem surgir a partir da qualificação.
Texto: Fernanda Nazário
Fotos: Fernanda Nazário e Holga Ferreira