Missão do Instituto Senai de Tecnologia fortalece a integração da bioenergia de Mato Grosso com a agroindústria nacional
.jpeg)
O Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso conduziu uma missão técnica com representantes da Uisa e Barralcool, em São Paulo, com foco em aproximar a indústria de soluções inovadoras. A programação foi voltada à geração de conhecimento, acesso a novas tecnologias e fortalecimento da competitividade da agroindústria.
A agenda contemplou duas frentes centrais: a visita ao Senai Sertãozinho, referência nacional em capacitação e desenvolvimento tecnológico para a bioenergia, e a participação na Fenasucro & Agrocana, considerada a maior feira mundial voltada ao setor sucroenergético e de biocombustíveis.
De acordo com o gerente do Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso, Robson Geriminiano, a missão reforça a atuação da instituição como agente conector entre indústria, conhecimento e inovação.
.jpeg)
“A missão permite que as empresas do estado tenham acesso às melhores práticas, tecnologias emergentes e oportunidades de cooperação. Essa aproximação contribui diretamente para fortalecer a agroindústria mato-grossense e impulsionando produtividade com geração de valor para todo o setor”, pontua.
Danilo Soares, coordenador de Confiabilidade da Uisa, destacou o potencial de aplicação das soluções em Mato Grosso. "Durante a missão, tivemos a oportunidade de conhecer iniciativas de grandes indústrias brasileiras, observar como vêm inovando, superando desafios e aplicando soluções na prática. Também tivemos acesso a novas tecnologias e fornecedores, que certamente contribuirão para aprimorar os processos produtivos da Uisa”, afirma.
.jpeg)
Fenasucro & Agrocana: tendências globais para o setor
Na Fenasucro & Agrocana, o grupo acompanhou as principais tendências em bioenergia, biocombustíveis e transição energética. O evento, que reuniu milhares de visitantes de dezenas de países, apresentou inovações em equipamentos, processos e modelos de negócio, além de debates estratégicos sobre mobilidade sustentável, descarbonização e futuro do setor sucroenergético.
Senai Sertãozinho: inovação e formação
No polo de excelência do Senai em Sertãozinho, os participantes conheceram laboratórios de ponta, projetos de pesquisa aplicada e metodologias inovadoras de formação profissional. A experiência reforçou como a integração entre indústria, tecnologia e educação pode gerar ganhos em eficiência, sustentabilidade e inovação para o setor produtivo de Mato Grosso.
Texto: Amanda Simeone