Parceria entre Senai MT e Ital fortalece inovação na cadeia da carne em Mato Grosso
.jpeg)
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) firmou um memorando de intenções com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com o objetivo de desenvolver uma pós-graduação (ou MBA) voltada à cadeia da carne. A iniciativa marca um importante passo na consolidação de parcerias estratégicas entre instituições de excelência em ciência, tecnologia e inovação no setor agroindustrial.
A proposta da pós-graduação visa formar especialistas altamente capacitados para atuar em toda a cadeia produtiva da carne, desde os aspectos tecnológicos e regulatórios até a inovação em processos e produtos
.jpeg)
Para o Senai MT, a parceria representa um intercâmbio técnico e um movimento estruturante para apoiar o processo de agroindustrialização em Mato Grosso, promovendo a agregação de valor, a qualificação da mão de obra e o fortalecimento das cadeias produtivas locais.
“A iniciativa dialoga diretamente com as demandas da agroindústria mato-grossense, um setor em franca expansão e essencial para o desenvolvimento econômico e sustentável do estado”, pontua a pesquisadora de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Ana Luiza Trovo.
Já para o Ital, a ação reforça seu papel nacional como centro de referência em tecnologia de alimentos. “Esse é um projeto com foco em fortalecer a cadeia produtiva com profissionais altamente capacitados, além de fomentar a ampliação da estratégia do ITAL para além das fronteiras paulistas”, afirma a vice-diretora de Programação de Pesquisa, Gisele Anne Camargo.
Essa cooperação interinstitucional reafirma o compromisso do Senai MT com a inovação e o desenvolvimento regional, alinhando-se à Agenda Estratégica de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado e contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os ligados à indústria, inovação e ao trabalho decente.
Texto: Amanda Simeone