Do trigo ao glacê: parceria entre Senai MT e Sindipan oferta 200 vagas de qualificação profissional - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Do trigo ao glacê: parceria entre Senai MT e Sindipan oferta 200 vagas de qualificação profissional

05/08/2025 - 10h59
trigo ao glace

Com o objetivo de fortalecer o setor de panificação e confeitaria em Mato Grosso, o Senai MT firmou parceria com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado (Sindipan) para a execução do programa de qualificação profissional “Do Trigo ao Glacê”. A iniciativa prevê a oferta de 200 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes, distribuídas em 10 turmas, ao longo de 12 meses.

O termo da parceria foi assinado na última reunião da Diretoria do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). A formação será voltada principalmente às áreas de produção alimentícia, com cursos de padeiro e confeiteiro, e infraestrutura de informação e comunicação, com curso de operador de computador.

“Por meio desse programa, o Senai MT reafirma seu compromisso com a qualificação profissional e com o desenvolvimento de setores produtivos no estado. Essa parceria mostra como a união de esforços pode ampliar oportunidades, impulsionar e transformar realidades por meio da educação profissional”, pontua o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.

De acordo com dados do setor, Mato Grosso conta com cerca de 4.228 empresas de panificação ativas, sendo que 95% são microempresas e 67% operam como Microempreendedores Individuais (MEIs). Além disso, 63% dessas empresas realizam produção própria, enquanto 37% atuam com a revenda de produtos, gerando mais de 4 mil empregos diretos.

“Para o Sindicato, essa parceria representa uma grande conquista. Agradecemos ao Senai MT e ao Sistema Fiemt por viabilizar um programa que contribui diretamente para a valorização dos nossos associados e para a qualificação do setor. A iniciativa fortalece o sindicato, amplia a oferta de benefícios aos panificadores e confeiteiros, e impulsiona a profissionalização da cadeia produtiva”, celebra o presidente do Sindpan, Samuel Gariglio.

“Do Trigo ao Glacê” visa desenvolver competências técnicas específicas, atender à crescente demanda por mão de obra qualificada no setor e contribuir para o aprimoramento da produção nas padarias do estado.

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940