Em parceria com o Senai MT, SER Família Capacita certifica jovens indígenas em operação de computadores

contam com jovens habilitados em informática
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), o SER Família Capacita, projeto idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, continua transformando vidas nos quatro cantos do estado. Desta vez, uma formatura emocionante marcou a entrega dos certificados do curso de Operador de Computador para 39 jovens da etnia Manoki, das aldeias indígenas Cravari e Paredão, em Brasnorte.
Marlene Francieli Kamulu, 26, achou que não conseguiria concluir o curso. Foi desafiador, mas sua determinação em aprender fez a diferença. Ela se familiarizou tanto com o computador que adorou montá-lo e desmontá-lo. “O professor explicou direitinho para que servem as peças do computador. Eu gostei bastante do curso. Achei que não iria conseguir terminar, mas dei conta”, celebra a aluna.
Para Kayky Wender Puinxi, 20, compreender como a internet chega até o computador e conectar o cabo de rede à máquina, possibilitando o acesso ao mundo virtual, foi uma experiência fascinante. “Estou feliz por ter concluído o curso. Achei muito interessante aprender como funciona a conexão com a internet. A explicação do professor foi ótima. Aprendi bastante com ele”, comenta.
José Francisco, Agente de Saneamento e líder da Aldeia Paredão, avaliou positivamente a parceria entre o Senai e o Governo de Mato Grosso. “É importante que esse tipo de projeto chegue até a comunidade. Temos muitos jovens com vontade de aprender mais sobre o mundo tecnológico. Em nome do povo Manoki, nós agradecemos a iniciativa.”
Satisfeito com os resultados da capacitação, o gerente Operacional do Senai de Juína, Lucas Oliveira, destacou o impacto da formação na comunidade. “Atualmente, é fundamental que os jovens indígenas aprendam mais sobre tecnologia, especialmente a manusear um computador. Com essa certificação, eles estão qualificados para apoiar a aldeia nas questões administrativas, que exigem acesso à internet.”

administrativas que exigem acesso à internet
Sobre o SER Família Capacita
O Programa SER Família Capacita oferece oportunidades de qualificação gratuita para os mato-grossenses. Com mais de 50 mil vagas abertas em todo o estado desde sua criação, já foram realizadas mais de 30 mil matrículas. As inscrições seguem abertas para diversos cursos, com prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade social — como beneficiários do SER Família, mulheres, jovens, desempregados, empreendedores, pessoas com deficiência, comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e ribeirinhas), egressos do trabalho análogo à escravidão e do sistema prisional.
Texto: Fernanda Nazário