Senai e John Deere oferecem cursos com bolsa de estudos em Querência, Tangará e Sorriso

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em colaboração com a John Deere, está com inscrições abertas, até o dia 8 de agosto, em cursos gratuitos de manutenção de máquinas agrícolas. Em Mato Grosso, as capacitações acontecem nos municípios Querência, Tangará e Sorriso, com 25 vagas por turma.
Coordenado pelo Senai Mato Grosso, o curso terá carga horária total de 420 horas, sendo 124h na modalidade EAD e 296h presenciais. A formação terá duração de aproximadamente quatro meses e contará com bolsa-auxílio de até R$ 3.330 ao mês.
Os alunos terão contato direto com o mercado de trabalho e possibilidade de contratação imediata pela John Deere. As inscrições podem ser feitas pelo siteInspirar Agro.
A formação está dividida em três módulos: Manutenção de sistemas mecânicos, hidráulicos e eletroeletrônicos de máquinas agrícolas; Normas e Procedimentos, com foco em segurança, meio ambiente e regulamentações técnicas; e Desenvolvimento Comportamental, voltado para habilidades como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas.
A qualificação gratuita forma técnicos em manutenção de máquinas pesadas, uma das áreas com maior demanda no país. Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027, elaborado pelo Senai, serão necessários pelo menos 37 mil novos profissionais nesta especialidade nos próximos dois anos. A remuneração nacional média para esse cargo gira em torno de R$ 4.800 por mês.
A expansão da formação acompanha a alta no setor de máquinas agrícolas, que atingiu 422 mil empregos em abril de 2025, marcando o nono mês consecutivo de crescimento. Em comparação com o ano anterior, foram mais de 33 mil novos postos de trabalho, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

em colaboração com a John Deere
“O Senai Mato Grosso lidera esta iniciativa justamente por ser um dos estados com maior vocação para a agroindústria. Somos os maiores produtores de grãos do Brasil, e as máquinas utilizadas no campo são verdadeiras indústrias sobre rodas, com muita tecnologia embarcada. Mais do que ensinar uma profissão, estamos abrindo portas para um novo projeto de vida”, destaca Carlos Braguini, diretor regional do Senai MT.
Inspirar Agro
Para atender à crescente demanda por profissionais qualificados, o Senai e a John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, lançaram o Inspirar Agro, um programa nacional de formação profissional voltado à agroindústria.
Coordenado pelo Senai MT, o projeto será implementado em 157 cidades de 25 estados brasileiros, com previsão de 6 mil vagas e 300 turmas ao longo de três anos. As inscrições já estão abertas para o primeiro ciclo de turmas nos estados de Mato Grosso, São Paulo, Maranhão, Minas Gerais e Paraná, e em breve em outras localidades.
Faça sua inscrição Aqui.
Texto: Lorena Bruschi