Senai e Seduc-MT visitam Mato Grosso do Sul para troca de experiências sobre formação profissional
.jpeg)
Com o objetivo de conhecer e compartilhar boas práticas de ensino técnico e discutir estratégias para a implementação do “novíssimo” Ensino Médio, a gerente executiva de Educação Profissional e Superior do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), Jocely Nogueira, visitou a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), nos dias 9 e 10 de julho.
Também participaram do encontro a secretária adjunta de Gestão Educacional da Seduc-MT, Jéssyca Campos; o diretor regional do Senai de Mato Grosso do Sul, Rodolpho Mangialardo; a gerente de Educação do Senai MS, Dani Gil; e a gerente de Negócios do Senai MS, Cintia Shigemoto Guedes.
“Nesta visita, discutimos os desafios e as oportunidades desse novo modelo, que chamamos de novíssimo Ensino Médio, que está sendo implementado em todo o Brasil. Em Mato Grosso, a mudança acontece no ano do cinquentenário da instituição. É uma agenda de aproximação, de compartilhamento de informações para que possamos aprimorar as nossas práticas de ensino”, destaca a gerente.
A nova legislação, estabelecida pela Lei nº 14.945/2024, prevê o aumento da carga horária anual destinada ao Ensino Médio. Para atender a essas novas demandas, o Senai está reestruturando suas atividades a partir de 2025.
A getente destaca a importância da agenda conjunta com a Secretaria de Estado de Educação, que é aliada na implementação do ensino técnico ao Ensino Médio.
.jpeg)
“Nossa parceria com a Seduc no novo Ensino Médio já está no seu quarto ano, com avanços na capacitação de jovens e grande inserção no mercado de trabalho. Estamos em um momento ímpar em Mato Grosso, com uma crescente necessidade de força de trabalho técnica e oportunidades para jovens que decidem seguir carreira na indústria. Agora temos esse novo desafio conjunto de implementar o novíssimo Ensino Médio”, destaca a gerente.
O programa, iniciado em 2022 com 25 escolas estaduais integradas ao ensino técnico do Senai, alcançou em 2025 o total de 98 escolas participantes, distribuídas em 18 cidades, com 329 turmas em cursos alinhados às demandas das empresas e indústrias mato-grossenses.
A agenda da comitiva incluiu também visitas à Faculdade de Tecnologia do Senai (Fatec) de Mato Grosso do Sul e a unidades escolares, proporcionando uma visão detalhada dos avanços e das soluções adotadas pelo estado vizinho na formação técnica.
Texto: Lorena Bruschi