Senai MT e Prefeitura de Nova Mutum lançam programa com 460 vagas em cursos gratuitos
.jpeg)
Para atender à demanda do mercado de trabalho local, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e a Prefeitura de Nova Mutum lançaram, nesta terça-feira (08.07), a segunda edição do programa Mutum+Oportunidades. A iniciativa oferece 460 vagas gratuitas em 16 cursos de qualificação profissional para moradores do município.
O diretor Regional do Senai, Carlos Braguini, afirma que a iniciativa gera oportunidades reais de capacitação em áreas com alta demanda no mercado de trabalho pelas empresas e indústrias.
“É mais uma oportunidade que o Senai, junto com a Prefeitura de Nova Mutum, tem de capacitar as pessoas para o mercado de trabalho em posições em áreas cada vez mais tecnológicas e que demandam profissionais com conhecimentos avançados. Conhecimentos que, no passado, estavam distantes de nós, mas hoje são rotina nas empresas”, destaca o diretor durante o evento.
.jpeg)
Quem se capacita com um curso do Senai tem a oportunidade de receber uma melhor remuneração e ocupar espaços de destaque. “A educação é o meio mais nobre de se prosperar e deixar um legado. Por isso, convidamos os interessados a não perderem essa oportunidade”, afirma.
As oportunidades são nas áreas de Torneiro Mecânico, Soldador, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, Padeiro, Salgadeiro, Confeiteiro, Eletricista Veicular, Mecânico de veículos leves, de motocicletas e de motores Ciclo Diesel, Assentador de Revestimentos Cerâmicos, Eletricista de Instalações Prediais, Operador de Empilhadeira e Eletricista Industrial.
Durante o evento, também foi oficializada a entrega do +Gestão, um sistema de inteligência de dados desenvolvido pelo Observatório de Mato Grosso, do Sistema Federação das Indústrias, exclusivamente para ajudar a Prefeitura a consultar informações e tomar decisões estratégicas.
“O dashboard é um guia para auixiliar a gestão pública de Nova Mutum, que traz informações de todos os setores, desde dados da indústria do município, evolução de empregos, evolução de renda, até mesmo a arrecadação do município, dados do setor produtivos, de saúde, segurança e até comércio exterior”, explica a gerente do Observatório de Mato Grosso, Vanessa Gasch.
A parceria com a prefeitura prevê ainda a realização de feiras de emprego e pesquisa de egressos, realizadas pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
.jpeg)
A iniciativa também beneficia o município com o fomento do desenvolvimento econômico e a melhora na qualidade de vida da população. Com mais pessoas aptas a ocupar postos de trabalho especializados, é possível atrair mais empresas e gerar mais prosperidade para as famílias de Nova Mutum, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Mutum, Edinaldo Nogueira.
“Podemos dizer que é o Mutum+Oportunidades 2.0, que vai ofertar mais de 5 mil horas de qualificação profissional. E o grande diferencial desse programa é que atendemos as demandas que vêm do comércio e da indústria. Então, todas as turmas que serão ofertadas já correspondem a uma demanda, e a pessoa que passar pela qualificação já tem grande chance de ser inseridano mercado de trabalho”, explica o gestor municipal.
O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Mutum, Lucas Badan, reforçou o apoio do Legislativo ao programa. “A Câmara enxerga com muito bons olhos essa iniciativa e é parceira deste projeto, haja vista quesabemos dademanda que Nova Mutum tempormão de obra qualificada. Então, essa parceria entre o município e o Senai sempre ajuda muito”, disse.
Mutum+Oportunidades em números
A primeira edição do programa, realizada entre 2022 e 2024, formou 512 alunos em 30 cursos de qualificação que abrangeram 12 áreas tecnológicas. Conforme estudo do Senai que acompanhou a carreirados egressos, mais de 80% dos formados ingressaram no mercado de trabalho.
Texto: Lorena Bruschi