Em Lucas do Rio Verde, Senai MT e Sebrae formam primeira turma de investidores em negócios inovadores
.jpg)
Para fomentar o aporte de recursos em negócios inovadores locais, uma turma de 25 empresários finalizou, no último sábado (04.07), a “Formação de Investidores de Mato Grosso”, em Lucas do Rio Verde (MT). O curso foi ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Sicredi.
A iniciativa mostrou aos empresários como o investimento em startups e negócios inovadores pode ser uma opção rentável em comparação com outros investimentos, enquanto fortalece o desenvolvimento da agroindústria de Mato Grosso, explica a pesquisadora do Instituto Senai de Tecnologia, Ana Luiza Trovo.
“Hoje, mais do que os investimentos em startups de Mato Grosso, celebramos o investimento da parceria Senai, Sebrae e Sicredi em conhecimento, em riqueza humana e na transformação econômica do estado. Que o que foi repassado no curso possa ser a base sólida para decisões mais assertivas, uma rede de relacionamentos de alto nível e, sobretudo, para um impacto real no desenvolvimento da indústria de Mato Grosso”, destaca Ana Luiza.
O apoio do Senai acontece por meio do Instituto Senai de Tecnologia, que desenvolve o projeto Agritech Hub com o aporte financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Para o gestor estadual de Inovação do Sebrae MT, Fernando Pscheidt, havia um gargalo de falta de investimento para as startups regionais, o que levava os negócios inovadores para outros estados em busca de investimentos.
.jpg)
“Esse programa de formação de novos investidores é algo inédito aqui no estado. Estamos subindo um degrau em nosso ecossistema estadual. Nos últimos anos apoiamos a criação de startups, agora, estamos formando grandes empresários que também vão poder investir nos negócios inovadores”, destacou o gestor.
Já o participante do curso, Cleidson Pereira, afirma que o curso abriu os seus olhos para iniciativas do seu município. “Agora podemos ajudar o nosso município, a nossa região. E para isso, nós precisamos incentivar nossos empreendedores a participar desses momentos de formação e a olhar para as startups, para os investimentos locais e para a região”, avalia.
O curso
A iniciativa capacita 50 investidores, sendo 25 de Lucas do Rio Verde e 25 de Cuiabá. O conteúdo éministrado pela Ventiur Smart Capital, uma empresa especialista em investimentos em startups com 12 anos de trajetória e mais de 100 empresas financiadas.
Entre os conteúdos abordados estão a análise do mercado de investimentos, a introdução ao mercado de startups, perfil de investidor-anjo, negociação, alocação de recursos, governança e estrutura de capital, gestão de portfólio, smart money, retorno do capital, entre outros assuntos.
Texto: Lorena Bruschi