Senai MT participa do 1º Encontro de Gestores de Instituições de Inovação Tecnológica

Tecnológica
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) marcou presença no 1º Encontro de Gestores de Instituições de Inovação Tecnológica, nos dias 26 e 27 de junho. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).
Na solenidade de abertura, a criação do Comitê Estadual de Educação Profissional foi anunciada pelo secretário da Seciteci, Allan Kardec, com a participação do Senai MT e outras instituições. O objetivo é ter um espaço permanente para discutir desafios e soluções para a educação tecnológica.
“O Senai valoriza a aproximação entre as instituições para a troca de experiências e práticas de educação profissional. Ao unirmos forças ficamos mais próximos do nosso objetivo que é entregar para o mercado profissionais de excelência, aptos a contribuir com a indústria mato-grossense”, destaca o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.
Na manhã desta sexta-feira (27), o gerente de Transformação Digital e Inovação do Senai, Marcos Ribeiro, apresentou aos gestores as ações de Educação Profissional e Técnica (EPT) realizadas pela instituição, com foco em atender à alta demanda por profissionais do setor industrial.
“Não é incomum vocês verem no jornal vagas de empregos sendo divulgadas e não temos profissionais para ocupar essas vagas. Cabe a nós enfrentarmos esse problema. Isso freia o desenvolvimento, encarece a produção. Atuamos na oferta de capacitações para solucionar essas lacunas, sempre aperfeiçoando os cursos para acompanhar as mudanças tecnológicas”, explica o gerente.
O Senai capacita e a indústria contrata
.jpg)
de InovaçãoTecnológica
Só no último ano, o Senai realizou 80,2 mil matrículas em Mato Grosso. Além do número expressivo de capacitações, 90% dos egressos estão empregados, conforme dados da pesquisa do Observatório da Indústria.
O Senai atua também em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para a oferta de capacitação técnica no novo Ensino Médio. Neste ano, estão sendo atendidas 98 escolas conveniadas, em 18 cidades. No total, 329 turmas cursam o nível técnico junto ao nível médio.
“Os cursos são ofertados de acordo com a vocação local e a demanda por profissionais. Por isso, os alunos que se formam ganham mais que um diploma, encontram empresas e indústrias de portas abertas. A indústria emprega 191 mil pessoas de forma direta em Mato Grosso, o que representa um crescimento de 19% nos últimos 10 anos”, explica.
Os alunos também têm a oportunidade de participar de competições educacionais como a WorldSkills e o FIRST Championship - o Mundial de Robótica. Em 2017, alunos do Senai de Rondonópolis ganharam a medalha de ouro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, na categoria de manufatura integrada na WorldSkills, abrindo caminho para talentos mato-grossenses.
Também participaram representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac).
Texto: Lorena Bruschi