De aprendizes a técnicos: Senai MT e Barralcool formam 17 jovens para a indústria em Barra do Bugres

destaque da turma
As oportunidades de qualificação e a inserção no mercado de trabalho voltadas aos jovens é uma preocupação na atualidade. De acordo com dados do IBGE, 19,8% da população jovem no Brasil não estuda e nem trabalha e ficaram conhecidos como jovens “nem-nem”. Em Mato Grosso este montante chega a 161.908 mil ou 18,6% da população jovem no estado.
Neste contexto, parcerias como a do Grupo Barralcool e do Senai Mato Grosso no município de Barra do Bugres (164 km de Cuiabá) têm gerado oportunidades para que jovens do município tenham acesso a trabalho e estudos. Durante quase dois anos, a Barralcool apostou em um grupo de 25 jovens recém-formados no ensino médio para, junto com o Senai, capacitá-los e empregá-los como jovens aprendizes.
De uma turma de 25 pessoas, 17 alunos viram suas vidas se transformar e, na noite desta quarta-feira (02.04), eles se formaram no curso técnico em Eletromecânica, formação extremamente necessária para a indústria local. E mais do que isso: mais de 80% destes jovens foram contratados como profissionais técnicos pela Barralcool.
Daiane Souza, de 21 anos, foi uma destas profissionais. Antes de ser contratada como instrumentista, ela era aprendiz que teve grande destaque por sua atuação e dedicação. Com apenas 20 dias de aula prática na empresa, o gestor da área que ela estava conhecendo pediu para que ela ficasse no setor.
“Ele pediu que eu ficasse porque disse que viu potencial para eu atuar lá”, relembrou Daiane. E não foi só na empresa que ela se destacou: a jovem foi a líder da turma e, durante a formatura, ganhou o prêmio de aluna destaque, por seu bom desempenho ao longo da formação.
Para o futuro, ela não pretende parar. Quer agora fazer o curso técnico em Eletrotécnica, para potencializar ainda mais seu conhecimento na área de instrumentação da Barralcool.
Outro aluno destaque foi Pedro Borges, de 19 anos, também contratado pela empresa como programador de manutenção. Ele foi escolhido como orador da turma durante a formatura. Mas para além do mercado de trabalho, Pedro acredita que a formação profissional representa muito mais.
“O Senai não nos formou apenas para trabalharmos dentro da indústria ou do mercado de trabalho, mas para nos tornarmos pessoas que sabem conviver, administrar nosso tempo, administrar pessoas. Na Barralcool também foi gratificante, nós enquanto aprendizes recebemos muitas oportunidades e fomos tratados de igual para igual”, relembrou.

qualidade
Networking e novas possibilidades
Apesar de não ter seguido no Grupo Barralcool, o jovem Paulo Vinicius da Silva, de 20 anos, é extremamente grato pela oportunidade que a empresa lhe destinou. Sua história é um pouco diferente dos demais, porque ele já tinha finalizado o ensino médio há mais tempo quando ficou sabendo do curso e estava desempregado.
Ao mesmo tempo que recebeu uma proposta de emprego, ele ficou sabendo da formação e optou por estudar e entrar na Barralcool como jovem aprendiz. Paulo Vinicius aproveitou o tempo na empresa para fazer networking e a cada pessoa que ele conhecia, ampliava sua rede de contatos profissionais.
Assim, ele foi contratado por uma empresa terceirizada que também presta serviço para a Barralcool e hoje atua como inspetor de qualidade, atendendo a outras indústrias da região. Mesmo com tantas oportunidades de emprego, o jovem afirma que a formação é importante na vida de qualquer profissional.
“O tempo de formação no Senai foi muito importante porque desenvolvemos habilidades que a gente até poderia ter dentro de nós, mas ainda não sabia. Mas com a ajuda dos professores a gente conseguiu desenvolvê-las”, contou Paulo Vinicius.
Investindo em pessoas

Eletromecânica
A necessidade de uma força de trabalho mais qualificada foi o combustível para o Grupo Barralcool decidir que, ao invés de dispensar candidatos fora do perfil, investiria na formação profissional de pessoas, em especial dos jovens. Assim, a indústria que completa 45 anos e está entrando em sua 43ª safra, criou o Projeto de Formação de Profissionais, mirando nos jovens.
“O desenvolvimento humano está no DNA do Grupo Barralcool. E muito do sucesso do grupo é em função dessa melhoria contínua, não só de equipamentos, mas também na formação de nossos profissionais”, disse o gerente de Recursos Humanos da empresa, Paulo Oliveira.
Em seu discurso, durante a noite de celebração, Paulo lembrou os jovens de que o “diploma é perecível” ou, em outras palavras, é necessário continuar se qualificando e se aperfeiçoando profissionalmente e não se acomodar é a receita para o sucesso.
A gerente de operações do Senai de Barra do Bugres, Luciana Alves, reforçou o compromisso do Senai Mato Grosso, que é o de transformar vidas por meio da educação profissional. E pontuou que a parceria com a Barralcool é um dos exemplos de transformação de vidas que não só formou talentos para a indústria, mas formou pessoas com grande potencial e competitividade.
“A gente trabalha teoria e prática com aluno. Mas a gente também trabalha posicionamento de vida, comunicação, postura, assertividade, planejamento de vida. Então, estes jovens, na faixa de 22 a 24 anos, estarem recebendo essa certificação com toda essa bagagem e esse ‘know how’, os colocam com a competitividade do público com média de idade de 30 anos”, disse Luciana.
Texto e fotos: Julia Oviedo