Tá valendo: partidas qualificatórias de FRC iniciam e equipes mato-grossenses buscam destaque - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Tá valendo: partidas qualificatórias de FRC iniciam e equipes mato-grossenses buscam destaque

22/03/2025 - 06h11
.
Partidas qualificatórias começam neste sábado - Foto:
CNI

Pits montados, robôs inspecionados e avaliados, partidas de teste para saber se está tudo 100% funcionando, e assim iniciou mais um Torneio Sesi de Robótica – Etapa Regional São Paulo. Mas a partir deste sábado (22.03), as partidas deixam de ser apenas um teste para se tornarem qualificatórias e, assim, medirem o desempenho das 33 equipes de robótica FRC que participam do evento.

O Senai Mato Grosso participa do evento com nove das 33 equipes, sendo elas: Agrobot (Rondonópolis), Agrotech (Várzea Grande), Biobots (Barra do Bugres), Canintech (Sinop), Forest Guardians (Alta Floresta), HarvBot (Sorriso), LuverControl (Lucas do Rio Verde), Mutum-X (Nova Mutum) e Pantanal Bots (Cáceres).

Apesar de seis das nove equipes de Mato Grosso serem consideradas “rookies” ou iniciantes, o estado tem se destacado nas competições de robótica FRC. Em 2023, a equipe Agrobot venceu a etapa regional e disputou o FIRST Championship, o Mundial da FRC, que acontece em Houston, nos Estados Unidos. Já em 2024, foi a vez da Canintech levar a melhor e ir para o Mundial.

A expectativa dos alunos é grande. A estudante do Senai Lucas do Rio Verde, Fabiana Wahlbrink, é integrante da Luver Control, equipe criada em 2024. Até então, somente a Off Season realizada em Cuiabá foi a experiência que o time luverdense teve. Fabiana não esconde a vontade de que venha uma competição em nível mundial.

.
Nove equipes de MT participam da competição

“Nós somos uma equipe rookie, essa primeira season que estamos participando. Já participamos da Off Season no ano passado e conseguimos ser uma equipe finalista. Estamos com uma expectativa muito boa este ano. Foram dias muito longos, passamos dias construindo o robô. É rumo ao mundial”, disse a estudante.

O gerente de Transformação Digital e Inovação Educacional, Marcos Ribeiro, disse que a expectativa dos estudantes é grande, até porque alguns dos alunos estão viajando pela primeira vez para fora do estado, uma oportunidade única de crescimento.

“Aqui na competição a gente consegue testar as habilidades socioemocionais, o trabalho em equipe, a liderança, toda a gestão do processo de robótica, o trabalho social, dentre outras atividades, todas elas ligadas ao STEAM, da ciência, da tecnologia, das engenharias. E isso engrandece muito o currículo dos nossos estudantes”, explicou Marcos.

FRC

A FIRST Robotics Competition (FRC) é a maior competição de robôs do mundo, reunindo jovens do ensino médio, que são desafiados a projetar, construir e programar robôs de tamanho industrial, com até 55 kg e 1,5 metro de altura.

Texto: Julia Oviedo

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940