Senai MT e Seduc formam mais de 200 estudantes do Novo Ensino Médio na Baixada Cuiabana - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Senai MT e Seduc formam mais de 200 estudantes do Novo Ensino Médio na Baixada Cuiabana

05/12/2024 - 10h09
.
Presidente da Fiemt definiu o momento como marco
histórico na educação de Mato Grosso

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), formaram mais de 200 estudantes no Novo Ensino Médio dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Essas foram as primeiras turmas concluídas pelo Senai MT, desde o início da parceria com a Seduc, iniciada em 2022.

Os estudantes do Senai Cuiabá (Porto) pertencem às Escolas Estaduais André Avelino Ribeiro e Militar Dom Pedro II e se formaram nos cursos técnicos em Design Gráfico, Redes de Computadores, Programação em Jogos Digitais e Desenvolvimento de Sistemas.

Já os estudantes do Senai Cuiabá (Distrito) pertencem à Escola Estadual Dr. Mério de Castro e se formaram nos cursos técnicos em Eletrotécnica e Edificações. Por fim, os alunos do Senai Várzea Grande pertencem às Escolas Estaduais Adalgisa de Barros, Júlio Strubing Muller e Jaime Veríssimo de Campos e concluíram os cursos técnicos em Mecatrônica, Automação Industrial e Eletrônica.

O presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, definiu o momento como um marco histórico na educação de Mato Grosso, destacando que estes jovens talentos integrarão o mercado de trabalho mais capacitados e preparados.

“Começamos essa jornada em 2022, unindo o conhecimento técnico do Senai com a experiência pedagógica da Seduc. Hoje, mais de 8 mil estudantes estão imersos nesse novo modelo de ensino, que oferece uma formação completa e alinhada às demandas do mercado de trabalho”, destacou Silvio.

.
Secretário de Educação pontuou que uma indústria
forte se faz com grandes investimentos em educação

Mercado de trabalho este que, segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, “clama” por profissionais mais qualificados e que tenham em seu currículo a chancela do Senai e do Governo do Estado.

“Conheço muitos amigos que finalizaram o ensino médio comigo e tenho muitos amigos que fizeram curso técnico profissional no Senai. E a taxa de emprego é muito alta: de cada dez estudantes que fazem um curso do Senai, nove são empregados. Ou seja, mais de 90% de condições de vocês que se formaram agora irem para o mercado de trabalho e conseguirem um emprego. Se nós queremos uma indústria forte, a gente tem que fazer grandes investimentos na educação”, disse o secretário de Estado.

Diante das incertezas que permeiam a vida dos jovens, o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, aconselhou os jovens a terem paciência e entenderem que o ensino profissionalizante pode abrir portas para outras formações, mas que o estudo é a receita para o sucesso profissional.

“O ensino técnico não é um fim, ele é um meio para que você possa entrar no mercado de trabalho por uma porta mais clara e para que você possa escolher um ensino superior mais produtivo para sua vida profissional, para que você possa empreender e ser feliz, no fim das contas. Contem com a nossa instituição para que vocês possam continuar avançando, porque a soma do sucesso de vocês é a soma do sucesso destes educadores que aqui estão”, disse Braguini.

Foi com muito alegria que a jovem Thais Medeiros, de 17 anos, recebeu seu diploma de conclusão do ensino médio. A jovem se formou no curso Técnico em Design Gráfico, na unidade do Senai Cuiabá (Porto). Além de adquirir conhecimento, Thais descobriu um mundo de possibilidades com a formação.

“Acredito que se eu não tivesse aceitado fazer esse curso no Senai não descobriria esse mundo maravilhoso. Hoje se eu fosse contratada para o mercado de trabalho, poderia me desenvolver dentro da profissão, colocando em prática tudo que já aprendi. O Senai é um ambiente muito voltado para o mercado de trabalho. Ele prepara a gente para ter perspectivas, então posso dizer que valeu muito a pena”, disse Thais, emocionada.

.
Thais Medeiros, formanda do curso Técnicoem
Design Gráfico

E foi com emoção à flor da pele que a mãe da jovem Lorranny, Elienai Silva, acompanhou a trajetória dela rumo à conclusão do ensino médio. A “mãe coruja” disse que se sente realizando um sonho por meio da conquista da filha.

“Três anos corridos, mas que agora estamos vendo o resultado. Isso acrescenta no currículo dela quando ela começar a trabalhar. Ela fez vários cursos dentro do Senai e isso foi muito importante na vida da Lorranny”, disse a mãe da jovem.

Também participaram das duas cerimônias de formatura a secretária-adjunta de Gestão Educacional da Seduc-MT, Nadine Moreira, a diretora da Diretoria Regional de Ensino Metropolitana da Seduc-MT, Christina Ferreira, a gerente executiva de Educação do Senai MT, Jocely Nogueira, o gerente de Educação Profissional e Superior do Senai MT, Marcos Ribeiro, os gerentes das regionais Sudoeste, Odair Dias e Sul, Roberta Rodrigues, além dos diretores das escolas e unidades Senai.

Formaturas 2024

Além dos estudantes da Baixada Cuiabana, o Senai MT realiza também a formatura dos concluintes no interior do estado, totalizando mais de 800 estudantes formados no Novo Ensino Médio. Confira o calendário:

05 de Dezembro

.
Em todo o estado, mais de 800 estudantes serão
formados

Senai Nova Mutum– turma 1
Horário: 19h
Local: Senai Nova Mutum, Av. das Seriemas, 1305W, Colina II, Nova Mutum

06 de Dezembro

Senai Nova Mutum– turma 2
Horário: 19h
Local: Senai Nova Mutum, Av. das Seriemas, 1305W, Colina II, Nova Mutum

09 de Dezembro

Senai Alta Floresta
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Teatro Agostinho Bizinoto, Alta Floresta

Senai Cáceres
Horário: 19h
Local: Senai Cáceres, Rua Coronel Ponce, 637, Centro, Cáceres

10 de Dezembro

Senai Aripuanã
Horário: 19h
Local: Centro de Educação Continuada Dardanelos, Rua Pastor Alfredo Nogueira, Cidade Alta, Aripuanã

.
Agenda de formaturas segue nas unidades Senai do
interior

11 de Dezembro

Senai Barra do Bugres
Horário: 19h
Local: Auditório da Unemat, Rua A, 130, Bairro São Raimundo, Barra do Bugres

Senai Sinop
Horário: 19h
Local: Hotel Ucayali, Av. das Figueiras, 180, Centro, Sinop

Senai Sorriso
Horário: 19h
Local: Auditório Magessi, Av. Blumenau Sul, 1451, Rota Sul – anexo ao Centro de Eventos Ari José Riedi, Sorriso

12 de Dezembro

.
Estudantes se formaram em nove cursos, entre eles:
Design Gráfico, Eletrotécnica e Mecatrônica

Senai Lucas do Rio Verde
Horário: 19h
Local: Auditório Amor e Flor, Av. Brasil, 1534 S, Bairro: Veneza, Lucas do Rio Verde

16 de Dezembro

Senai Rondonópolis– turma 1
Horário: 19h
Local: Auditório Senai, R. Ademir de Jesus Ribeiro, 3147, Parque Res. Universitário, Rondonópolis

17 de Dezembro

Senai Rondonópolis– turma 2
Horário: 19h
Local: Auditório Senai, R. Ademir de Jesus Ribeiro, 3147, Parque Res. Universitário, Rondonópolis

Texto: Julia Oviedo

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940