Senai MT recebe reconhecimento do Ministério Público por capacitação de reeducandos do sistema penitenciário
O Senai Mato Grosso, representado pelo diretor regional, Carlos Braguini, e pela gerente de Projetos e Parcerias, Thatiana Jacques, foi agraciado com o Prêmio Dimas, concedido pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). O reconhecimento destaca o impacto positivo do programa SER Família Capacita, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado. A cerimônia da 2ª edição do prêmio foi realizada na última quinta-feira (14.11), em Cuiabá.
A homenagem destaca a contribuição do Senai MT ao projeto Reconstruindo Sonhos, lançado em 2021, que tem como objetivo promover a reinserção social de reeducandos e reduzir a reincidência criminal por meio de qualificação e habilitação profissional. O projeto já beneficiou mais de 1.300 reeducandos em todo o estado, formando mais de 60 turmas no sistema prisional e oferecendo capacitações alinhadas às demandas do mercado de trabalho.
A educação profissional é uma ferramenta poderosa para transformar vidas e impulsionar o desenvolvimento social. Participar de iniciativas como esta reafirma o compromisso do Senai MT em contribuir com o mercado de trabalho e com a sociedade. Esse reconhecimento é motivo de grande orgulho para nós”, destacou Carlos Braguini.
Para Thatiana Jacques, receber a homenagem em nome do Senai MT simboliza o esforço coletivo e o sucesso das parcerias com o Ministério Público, a Setasc e o Programa SER Família Capacita. “Este prêmio é um reflexo de como a qualificação profissional pode gerar oportunidades, transformar vidas e trazer esperança”, ressaltou.
O Prêmio Dimas reconhece voluntários e instituições que desempenham um papel essencial na ressocialização de pessoas privadas de liberdade. O nome do prêmio homenageia o ladrão arrependido que estava ao lado de Jesus no momento da crucificação, simbolizando a possibilidade de recomeços e segundas chances.
Texto: Amanda Simeone com informações do MPMT