Após serem formados pelo Senai MT, 30 profissionais com deficiência são contratados pela Uisa
Após a conclusão do curso de Aprendizagem em Logística, 30 profissionais com deficiência foram contratados pela Uisa, uma das maiores biorrefinarias de Mato Grosso, com sede em Nova Olímpia. Os profissionais integraram o Programa Mais Possibilidades, uma iniciativa do Senai Mato Grosso em parceria com o Bioind.
O Mais Possibilidades é um programa criado em 2023, que tem como objetivo capacitar e incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho em empresas filiadas ao Bioind. Até o momento, mais de 300 pessoas com deficiência foram capacitadas, em 10 municípios de Mato Grosso, com a participação de 16 empresas.
Para Elaine Dias Costa, uma das profissionais contratadas pela Uisa, essa foi a grande oportunidade de sua vida. Ela nunca havia trabalhado e sua deficiência auditiva a limitava na comunicação com as pessoas. Ela contou que era muito tímida e que além de todo o conhecimento de Logística que teve durante a aprendizagem, ela também venceu a timidez e começou a ganhar confiança em si mesma.
“O maior problema não foi a deficiência e sim a autoconfiança que não tinha em mim mesma, sempre me achava incapaz e hoje vejo que sou muito mais capaz do que eu imaginava, pois trabalhar onde estou trabalhando é uma prova disso”, destacou Elaine.
Daí em diante, Elaine foi se destacando dia a dia na aprendizagem até ser contratada pela empresa. Seus sonhos podem parecer simples na visão de outras pessoas, mas são cheios de significados profundos. “Sim, eu tenho um sonho que sempre falava para meus colegas no curso. Falava para eles que queria muito poder trabalhar para dar uma vida melhor para meus filhos e para mim e também poder viajar, pois nunca viajei”, contou a jovem profissional.
Além disso, Elaine não querer parar por aí. Deseja continuar se qualificando, buscar outros cursos de aperfeiçoamento na área que escolheu e poder descobrir novas possibilidades para sua vida. A fé também é algo que ela cultiva e que a ajuda nos dias de maior provação.
“Eu agradeço muito a Deus e ao Senai juntamente com a Uisa por essa oportunidade que nos deu. Foram muitas pessoas com deficiência que estão trabalhando hoje graças a essa parceria. Sou evangélica e sempre coloquei tudo nas mãos de Deus e estava confiante que iriam me contratar. Deu certo”, comemorou Elaine.
A analista de RH da Uisa, Márcia Melo, acompanhou a trajetória desses profissionais que iniciaram como aprendizes na empresa até serem contratados. Ela disse que percebeu uma grande melhoria na forma como eles se comunicavam
“Eles chegaram aqui muito tímidos, retraídos e ao longo do tempo foram se soltando, ganhando confiança, se desenvolvendo e se melhorando. Muitos deles saíram do mundo em que viviam e descobriram um mundo novo. Alguns nunca tinham mexido em um computador e ver eles trabalhando hoje e se desenvolvendo enquanto profissionais é muito bacana”, relembrou Márcia.
A contratação de pessoas com deficiência já é uma política praticada pela Uisa. Grande parte dos anúncios de vagas de trabalho, tem um percentual destinado às pessoas com deficiência.
“Nós somos aproximadamente 3.200 colaboradores e já temos essa cultura da contratação de pessoas com deficiência, que só vem a somar com nossa empresa. Costumo dizer que esse programa veio para dar ‘mais possibilidades’ mesmo para essas pessoas, porque ver como elas se desenvolveram ao longo do programa é uma satisfação pessoal minha também”, disse a analista de RH.
Já a coordenadora de Responsabilidade Social do Senai MT, Denise Molina, disse que quando instituições e empresas se unem, há um impacto significativo na pauta de inclusão de pessoas com deficiência.
“Neste momento tão significativo da pauta de inclusão, posso dizer que Uisa teve um comprometimento ímpar e continua realizando melhorias para que as pessoas com deficiência sejam produtivas e felizes em suas atividades profissionais, e isto é construído quando uma rede se une, e o papel do Senai nesta iniciativa é essencial”, disse Denise.
Conheça mais sobre o programa
Texto: Julia Oviedo