Prefeitura de Sorriso e Senai MT formam 105 profissionais em cursos de qualificação

A Prefeitura de Sorriso e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) formaram na noite desta terça-feira (22.10) 105 novos profissionais nos cursos de qualificação ofertados gratuitamente pelo programa Capacitar & Empregar Sorriso.
Entre as áreas de formação destes profissionais estão: Assentador de Revestimento Cerâmico, Assistente Contábil Financeiro, Confeiteiro, Costureiro Industrial do Vestuário, Eletricista de Instalações Prediais, Padeiro e Soldador de Eletrodo Revestido.

Presente na cerimônia de formatura, o diretor regional do Senai Mato Grosso, Carlos Braguini, destacou a importância de municípios como Sorriso, que investem na qualificação
profissional de seus habitantes e parabenizou o prefeito Ari Lafin pela iniciativa.
“O Brasil tem pouco mais de 5.500 municípios e 10% destes municípios brasileiros podem contar com uma escola do Senai. Uma parte bem menor do que essa pode contar com uma escola do Senai e com uma prefeitura que apoia a qualificação da sua população. Certamente é um percentual pequeno, mas o município de Sorriso faz parte desta estatística”, disse Braguini.
Já o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, relembrou de sua trajetória como prefeito e da parceria que se estabeleceu entre a prefeitura e o Senai para elevar a qualificação profissional da população e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento econômico do município.

“Tive a satisfação de iniciar 2017 como prefeito com a inauguração da unidade do Senai, foi uma das primeiras inaugurações de nossa gestão. E assim iniciamos várias parcerias orçamentárias na busca de fazer com que cursos profissionalizantes pudessem chegar na vida dessas pessoas de forma gratuita”, relembrou Ari Lafin.
Responsável pelo projeto, a secretária municipal de Assistência Social e primeira-dama, Jucélia Ferro, frisa que programas como esse vem sendo realizados desde 2017. “A Assistência Social sempre foi conhecida como local de doação de cestas e passagens e a verdadeira missão da Assistência é propiciar formação, qualificação para que cada sorrisense nato ou que tenha adotado a cidade, possa ter seu próprio trabalho, ter uma profissão para sustentar sua família e desenvolver seus sonhos”, diz.
Também participaram da cerimônia a gerente executiva de Educação do Senai MT, Jocely Nogueira, a gerente executiva da Regional Médio Norte, Camila Tetilla, a gerente da unidade Senai de Sorriso, Lucia Pereira e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira.
Qualificação de reeducandos
Além dos formandos que compareceram à formatura, o curso de Assentador de Revestimento Cerâmico também foi destinado às pessoas privadas de liberdade e ocorreu no Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS). Além de qualificar essas pessoas, o curso teve como objetivo reintegrar socialmente os reeducandos por meio da parceria entre prefeitura e Senai MT.
Texto: Julia Oviedo