Turma de jovens aprendizes em Eletromecânica do Senai VG é integralmente contratada pela Ambev
Um misto de realização pessoal e profissional. Assim pode ser definido o momento que nove mulheres passaram na última sexta-feira (20.09), durante a cerimônia de colação de grau do curso de Aprendizagem Técnica em Eletromecânica, que ocorreu na unidade Senai de Várzea Grande. O curso ocorreu em uma parceria com a Ambev e todas as nove alunas que concluíram o curso estão contratadas pela empresa, agora como profissionais técnicas.
Uma dessas mulheres é a Ana Beatriz Bernardino, de 22 anos, que ficou sabendo da oportunidade após conversar com um amigo que trabalhava na empresa. Não pensou duas vezes e se inscreveu na vaga. Ela lembra que a formação não tinha nada a ver com o conhecimento que ela tinha, que era mais voltado para vendas. Foi assim que Ana Beatriz conheceu um mundo novo cheio de possibilidades.
“Foi algo totalmente fora do comum para mim, porque os cursos que eu fiz sempre foram voltados para vendas, tecnologia, então foi algo bem inovador para mim. Fui contratada e hoje atuo como Técnica de Planejamento de Manutenção da Ambev e o conhecimento que adquiri no curso é algo que utilizo bastante no meu dia a dia”.
Para o futuro, a jovem já sabe o que quer: cursar Engenharia de Produção e crescer profissionalmente na Ambev, empresa que valorizou e deu oportunidade para sua trajetória profissional. O conselho para quem ainda não sabe que futuro profissional seguir está na ponta da língua.
“Não tenha medo de provar coisas novas. A vida é só uma, então a gente não tem o que perder”, completou Ana Beatriz.
Colega de turma de Ana Beatriz, Yngrid Kamilly Viana saiu da profissão de Assistente Administrativo para a Eletromecânica completamente “às cegas”, como ela mesmo definiu. Mas o que fez ela topar essa empreitada foi a oportunidade de trabalhar na Ambev. E ela mostrou que de “sexo frágil” as mulheres não têm nada.
“Quando eu comecei, não tinha nem noção do que seria um curso de Eletromecânica, entrei ‘cega’, mas queria muito entrar na Ambev e ter uma oportunidade na empresa. Conheci o chão de fábrica, conheci o lado ‘bruto’ que os homens sempre exerceram e hoje em dia uma mulher estar nesse mercado é muito bom”
Ela disse que apesar de ter se sentido subestimada algumas vezes, as mulheres estão nas mais diversas áreas, “sempre conseguindo o que querem, onde quiserem”.
Orgulhoso dessas jovens profissionais, estava o instrutor do Senai MT, João Bosco Dias, que acompanhou de perto o crescimento destes talentos femininos e viu na formatura a concretização de um futuro que agora se trata do presente de cada uma delas.
“Eu percebi como professor que elas chegaram um pouco acanhadas, mas sempre na expectativa, elas procuravam um horizonte, um trabalho e vencer na vida. E com o tempo elas foram ganhando a confiança e a gente conseguiu fazer com que elas se sentissem protagonistas do próprio futuro delas”, relembrou João.
Outros formandos
A formatura também reuniu outras quatro turmas além desta, sendo uma em Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecatrônica, Técnico em Manutenção Automotiva e Técnico em Segurança do Trabalho. Ao todo, o Senai MT formou 94 profissionais na noite da última sexta-feira.
Texto: Julia Oviedo