WorldSkills 2024: Senai MT marca presença na abertura oficial da competição na França
Com a participação de dois representantes do estado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) marcou presença na abertura da WorldSkills 2024. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (10.09) para mais de 12 mil pessoas, na arena LDLC, na França com a presença do presidente do país, Emmanuel Macron.
Os jovens que representam Mato Grosso integram o time de brasileiros, com a segunda maior delegação na disputa mundial de educação profissional, com 64 competidores em 56 ocupações ligadas às áreas da indústria e de serviços. Ao todo, a equipe brasileira chega a 170 pessoas, com delegado técnicos, experts e intérpretes, ficando atrás apenas da China, com quatro competidores a mais.
Além da abertura tradicional com desfile das delegações, o juramento da competição e discursos de representantes da WorldSkills, a noite que marca o início da Olimpíada do Conhecimento teve apresentação feita com inteligência artificial, dançarinos flutuantes no palco e pulseiras entregues ao público que piscavam nas cores da bandeira francesa.
Lorena Barcelos, competidora de Mato Grosso na ocupação #49 Tecnologias de Veículos Pesados, contou que a cerimônia de abertura foi uma experiência única como tudo o que tem vivido até agora. A jovem ainda destacou que está muito feliz por representar o estado pela primeira vez nessa ocupação.
“Foi uma noite mágica e uma sensação de euforia, de muita alegria, como tudo que estou vivenciando desde que iniciei essa jornada. É a primeira vez que Mato Grosso compete nessa ocupação e a primeira vez que traz uma competidora mulher. E eu estou muito feliz de representar tudo isso. Amanhã iniciam as provas e vou me concentrar para dar o meu melhor”, reforça Lorena.
Disputando na ocupação #01 Mecânica Industrial, João Carvalho, atualmente representa Mato Grosso, mas também Minas Gerais, estado no qual treinou boa parte dos seis anos de preparação. O jovem de 22 anos disse que está vivendo um sonho.
“A abertura foi uma explosão de emoções por poder entrar representando meu país, e depois de longos 6 anos treinando e pensando nesse momento, estou realizando um sonho. As provas iniciam amanhã e a expectativa está muito boa, espero que consiga fazer o que eu treinei ao longo desse tempo e que dÊ tudo certo”, pontua João.
A maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills, acontece em Lyon até o próximo domingo (15.09) com 69 países e regiões e 1.400 jovens na disputa. De quinta a sábado, serão realizadas as provas e, no domingo, acontece a cerimônia de encerramento.
Texto: Amanda Simeone (com informações da CNI)