Senai MT explora oportunidades estratégicas para cooperação com a Jordânia
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) identificou oportunidades promissoras para o desenvolvimento de programas de formação profissional e projetos estratégicos em parceria com a Jordânia. A instituição participou de uma missão técnica ao Oriente Médio, com foco no fortalecimento da cooperação em áreas como a formação profissional e a agroindústria.
Segundo Valvite Junior, gerente de Projetos Agroindustriais do Senai MT, a missão teve como principal objetivo fomentar a colaboração entre Brasil e Jordânia. A expectativa é que acordos de parceria sejam firmados em breve, possibilitando o desenvolvimento de projetos no país do Oriente Médio.
"Identificamos lacunas que podem ser preenchidas com a expertise do Senai, especialmente em áreas como Indústria 4.0, tecnologias educacionais e educação para a agroindústria. Apresentamos nosso projeto de cooperação e a previsão é de iniciarmos as atividades no primeiro semestre do próximo ano", destacou Valvite.
A agenda da missão técnica incluiu visitas e reuniões com diversos órgãos jordanianos, como os Ministérios das Relações Exteriores, Educação, Agricultura, Cidades e Trabalho, além de instituições de pesquisa agrícola e de formação profissional.
Além de Valvite Junior, a delegação contou com a participação de Roberta Rodrigues, gerente do Senai MT na regional Sul, e Antonio Lorenzzi, coordenador de Internacionalização do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso. A missão foi organizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Governo Federal, em colaboração com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Texto: Amanda Simeone