Festival de Robótica Educacional: MT conta com 11 equipes na modalidade FIRST LEGO League (FLL) - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Festival de Robótica Educacional: MT conta com 11 equipes na modalidade FIRST LEGO League (FLL)

31/07/2024 - 14h52
sesi
O time Brother Creators, do Sesi Escola Cuiabá, é
veterano nas competições. Foto divulgação

A modalidade FIRST LEGO League (FLL) está repleta de competidores de alto nível que vão disputar o 1º Festival Sesi de Robótica - etapa OFF Season Mato Grosso, nos dias 07 e 08 de agosto, em Cuiabá, dentro da programação do Festival de Robótica Educacional. Dentre elas, se destacam 11 times mato-grossenses que prometem cativar o público, em especial os juízes, com suas habilidades técnicas nas mesas de competição.

Na FLL, estudantes de 9 a 16 anos que formam equipes de até 10 integrantes são desafiados a construir robôs feitos de peças de LEGO. O robô é programado para realizar uma série de missões em no máximo dois minutos na mesa da disputa. Além do cumprimento da meta, os juízes avaliam outros critérios como design da peça, que envolve programação e conceitos de trabalho em equipe, respaldadas pelos valores e princípios da competição, além do projeto de inovação.

sesi
As meninas daYoung Inventors arrasam nas provas. Foto:
divulgação

O time Brother Creators, do Sesi Escola Cuiabá, é veterano nas competições, com participações em diversas provas e seis vitórias, sendo a última ocorrida em junho deste ano, no Festival Estadual de Esportes Eletrônicos e Educação High Tech, realizado em Cuiabá. O time é composto pelos estudantes Ana Luísa Oliveira (designer), Milena Lima e Isadora Gonçalves (pesquisa), Fabiana Pulcherio (programação e pesquisa), Ryan Siqueira e Italo Velasques (programação). Já os técnicos são Luara Kawana e Patrícia Lorêro.

A pesquisadora do time Isadora Helena Barroso está animada para as provas. “Espero que o festival seja inesquecível. Queremos representar nosso grupo com muito orgulho e alegria. Quero me divertir e celebrar o verdadeiro Gracious Professionalism”, diz a menina, destacando o termo em inglês muito utilizado no mundo robotiquer para fazer referência à cordialidade e integridade, mesmo em um ambiente competitivo.

Com grande experiência em campeonatos regionais e nacionais, especialmente nos Festivais Nacionais Sesi de Robótica a Brotherhood, do Sesi Escola Cuiabá, a Young Inventors e a Young Creators, do Sesi Escola Várzea Grande também marcam presença no evento.

sesi
O grupo Young Creators brilhou no Festival Nacional
deste ano. Foto: divulgação

Integram a Brotherhood os alunos Leonardo Araújo, Miguel Cassin, Giovanna Landin, Ana Beatriz, Lavínia Campos, Rafaela Artuzo e Rodrigues, também sob os olhos atentos dos técnicos Luara e Patrícia.

A Young Creators é composta por Maria Edith, Ana Clara Rodrigues, Izabele da Silva, Guilherme Mileski, Gustavo Melo, Angelo Piffer. Já a Young Inventors tem como integrantes Alice da Silva, Marina Leite, Gabriel Viana, Carolina de Freitas, Gisele Reis, Gabrielly Veiga, Maisa de Arruda e Maria Peralta. Ambas contam com os técnicos Robson Correa e Marcos Souza.

sesi
Equipe Heliobot Technology, da EE Profº Heliodoro
Capistrano da Silva. Foto: divulgação

Rede Estadual de Ensino

Estreando em competições, cinco escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso participam do OFF Season. Para a estreia, as unidades estão recebendo mentoria de técnicos de robótica do Sesi, que envolvem atividades como montagem e programação de robôs, execução de missões na mesa, entre outras.

As escolas participantes são: EE Francisco Alexandre Ferreira Mendes, Djalma F. De Souza, Prof. Heliodoro Capistrano da Silva e Malik Didier Namer Zahafi, de Cuiabá, e José Leite de Moraes, de Várzea Grande. As equipes serão formadas após a capacitação dos educadores.

Heliobot Technology, da EE Profº Heliodoro Capistrano da Silva, composta pelos estudantes Ana Julia Melo, Débora dos Santos, Gustavo Fernandes, Paulo Cesar Albuquerque, Roger Vieira, Yury Pereira, Evelyn de Jesus e Lucas Batista. Já os técnicos são Jackson Pereira e Jefisley Kauã.

Djalma Tec, da EE Djalma Ferreira de Sousa, com os alunos João Miguel Telles, Gustavo Medina, Pedro Eliaquim, Henrique Penha, Luis Henrique Ramos, Ícaro Lúcio de Oliveira, Luciane Gabriely Barros e Maria Lua Augusta. Já os técnicos são Elaine Aparecida, Hélia Flavia Arruda e Carlos Eduardo Marchi.

Alcateia, da EE Francisco Alexandre Ferreira Mendes, competem com os jovens Valentina Portela, Fernando Simioni, Ana Clara Silva, Thicianno Rodrigues Silva, Arthur Martins, Sávio Carvalho, Matheus Santos, Richard Dias, Rafael de Jesus e Getúlio Arrais. Os técnicos são: Jéssica Carvalho, Eric Regalzi, Maurício Marinho e Amanda Almeida.

sesi
Emma Tech, representa o CTM de Lucas do Rio Verde.
Foto: divulgação

Titans of Technology, da EE Malik Didier Namer Zahafi, os alunos Maria Helloise Inocêncio, Thais Rafaela Siqueira, Eloysa Santos, Ana Luiza Correa, Maria Heloísa Araujo, Paulo Ricardo Silva, Veronica Olivera, Isabelly Arruda, Amanda Guarim e Emily Vitória Oliveira. Já os técnicos são: Herbson Pereira, Suermison Antônio Alcanta e Omar Ibrahim

Zé Tec, da EE José Leite de Moraes, com os alunos Yure Alves, Isaac Rodrigues, Pietra Almeida, Gabrielle Mauro, Lívia Oliveira, Abner Costa, Anthony Barbosa, Lanna Pereira, Melissa Gusmão, Geovanna Campos, Célia Moura e Anderson Piffer. Os técnicos são Célia Silva e Anderson Marcos Piffer.

sesi
Zé Tec, da EE José Leite de Moraes, de Cuiabá. Foto:
divulgação

Rede Municipal

De Lucas do Rio Verde, duas equipes com alunos da Rede Municipal de Ensino participam do festival.

Lego Tech, que representa a Associação Mato-grossense de Ciência Tecnologia e Inovação (AMCTI), é composta pelos alunos Beatriz Carmini, Eduarda Conrad, Mariah Clara Dornelle e Vitor Gabriel de Oliveira. Os técnicos são Katya Cantao e Nayane Laura da Silva.

Emma Tech, representando o Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional (CTM), é composta pelos alunos Isabelly Barros, Lucas Sturmer e Rafael Augusto. Os técnicos são Fabriano Soares Nunes e Genivaldo Pereira Rocha.

Outros estados

Conheça as equipes que competem no 1º Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso

Além dos mato-grossenses, a modalidade FLL conta ainda com equipes competidoras de outros estados, são elas: AgroRobots, do Sesi Escola, da cidade Concórdia (SC); Starkcity, de Belo Horizonte (MG); Ultron League, de Belém do Pará (PA) e Elev3r, do Sesi Vilhena, de Vilhena (RO).

sesi
Demonstrando excelência em inovação e criatividade,
os Brotherhoods acumulam 12 vitórias. Foto: divulgação

O Festival

Parte integrante da programação do Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso, o 1ª Festival Sesi de Robótica - etapa OFF Season Mato Grosso é uma realização do Sesi MT, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT). O evento será aberto ao público das 8h às 18h, no Sesi Escola Cuiabá e estacionamento do Sesi Papa, no bairro Morada do Ouro.

Texto: Fernanda Nazário e Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940