Festival de Robótica: Equipe de VG constrói robô inspirado em máquinas agrícolas - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Festival de Robótica: Equipe de VG constrói robô inspirado em máquinas agrícolas

29/07/2024 - 15h56
sesi
O Spike é o resultado da criatividade, engenharia e
trabalho intenso do grupo. Foto divulgação.

Experientes em competições nacionais, a equipe Dumonters, do Sesi Escola Várzea Grande, promete agitar a arena do 1º Festival Sesi de Robótica - etapa OFF Season Mato Grosso, que ocorrerá em Cuiabá nos dias 7 e 8 de agosto. Com o novo robô Spike, o time está determinado a conquistar seu lugar no pódio da disputa First Tech Challenge (FTC).

O Spike é o resultado da criatividade, engenharia e trabalho intenso do grupo. O robô esbanja modernidade ao longo de seus 14 kg, com 45 cm de altura e 45 cm de largura. Ele foi inspirado nas máquinas agrícolas colheitadeira que fazem coleta e separação de grãos, e exibe coloridos ornamentos que se assemelham a hélices de avião.

A peça foi criada e impressa pelos próprios integrantes do time, em sala de aula, demonstrando o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem, além de suas habilidades com tecnologia e inovação. A nova máquina é uma evolução do antigo robô da equipe, o Double Bis.

sesi
Os jovens já conhecem o já conhecem o sabor da vitória.
Foto: divulgação

O aluno Murilo Fontoura conta como foi participar desse processo de construção: “Foi uma experiência indescritível na qual aprendi lições valiosas para minha vida acadêmica e profissional. Nosso robô foi montado utilizando a perspectiva triple, pela qual pudemos, a partir da evolução dos protótipos, identificar áreas de melhoria e possíveis desenvolvimentos. Estamos determinados a subir ao pódio no festival. Trabalhamos muito para isso”, destaca.

Já Pedro Henrique está esperançoso com as provas: “Estou entusiasmado com o festival, pois temos nos dedicado em promover as melhorias desde o último campeonato nacional. Ao longo desse tempo, nossa equipe progrediu consideravelmente em diversos aspectos, e estou confiante de que nosso robô surpreenderá a todos na arena.”

A nova criação deverá cumprir os desafios da temporada 2023-2024, intitulada de Centerstage. Um dos técnicos da equipe, Carlos Eduardo Juliani, explica que o robô enfrentará desafios divididos entre etapa autônoma e etapa controlada. “Ele deve operar de forma autônoma para coletar pixels e depositá-los em um Dropbox. Após isso, os membros da equipe assumem o controle direto do robô para implementar estratégias mais complexas e táticas para maximizar a pontuação e superar o adversário.”

sesi
Robô foi projetado para dominar a arena.Foto: divulgação

O objetivo final é que as equipes desenvolvam a melhor estratégia para coletar o maior número possível de pixels, o que determinará o vencedor na arena. “Eles terão 2 minutos e 30 segundos para executar as duas fases. Manter a calma é a arma secretara para cumprir cada fase com precisão”, complementa o técnico da Dumonters, José Barros Junior.

Além de Murilo e Pedro, foram responsáveis pela materialização do projeto os talentosos estudantes que compõem a Dumonters Felipe de Alcântara, Gabriel Ribeiro, Julia Vargas, Mariane Catarina, Rafaella Dourado, Sophia Costa e Vitor Hugo. Todos sob a orientação atenta dos técnicos Carlos e José.

Sobre a Dumonters

A Dumonters é o único time mato-grossense do estado a competir na categoria FTC. Grupo é formado por alunos do novo ensino médio. Os jovens, apaixonados por tecnologia e inovação, já conhecem o sabor da vitória. Eles arremataram, em 2023, o Prêmio Pensamento Criativo (Think Award), que reconhece a melhor jornada do processo de projetos de engenharia. A conquista ocorreu em Brasília, no 5º Festival Sesi de Robótica, na modalidade FTC. O nome da equipe não é à toa. Eles querem alçar voos altos e, por isso, inspiraram-se no autodidata, inventor e esportista brasileiro Santos Dumont, criador do 14-Bis.

Entenda a FTC

A FTC desafia estudantes do ensino médio a projetar, programar e construir um robô que seja capaz de realizar tarefas em uma arena de competição. Para isso, a equipe trabalha com máquinas e circuitos, como engenheiros de verdade. Os robôs são construídos a partir de kits básicos permitidos, que também podem utilizar outros materiais como acrílico, MDF, impressoras 3D e peças de metal.

O Festival

sesi
Equipe planeja uma competição emocionante.
Foto: divulgação.

A competição contará com 20 equipes na modalidade FIRST LEGO League Challenge (FLL), 10 na FIRST Tech Challenge (FTC) e 23 na FIRST Robotics Competition (FRC). Além disso, haverá demonstração F1 in Schools.

Parte integrante da programação do Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso, o 1ª Festival Sesi de Robótica - etapa OFF Season Mato Grosso é uma realização do Sesi MT, com o apoio do Senai MT e Governo do Estado, por meio da Seduc-MT. O evento será aberto ao público das 8h às 18h, no Sesi Escola Cuiabá e estacionamento do Sesi Papa, no bairro Morada do Ouro.

Conheça as equipes que competem no 1º Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso

Texto: Fernanda Nazário

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940