Qualifica Matupá vai capacitar 340 pessoas em três áreas de atuação
Com pouco mais de 20 mil habitantes e atuação de 99 indústrias no município, Matupá se destaca por seu potencial de desenvolvimento econômico no estado. Como forma de propiciar este desenvolvimento, a prefeitura lançou o programa Qualifica Matupá, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT).
Ao todo, serão investidos pouco mais de R$ 800 mil na disponibilização de 340 vagas de qualificação em três áreas técnicas, sendo elas: automotiva, construção civil e gestão.
O Senai MT é responsável não só por disponibilizar os kits e materiais didáticos utilizados para os cursos, como também disponibilizar uma equipe técnica altamente qualificada para ministrar as aulas. Os cursos serão ministrados na Escola Técnica Estadual de Matupá.
O mecânico Josué de Souza se animou ao saber que o município vai oferecer cursos na área automotiva. Para ele, será importante para aprender sobre as novidades e o avanço da indústria automotiva.
“Eu já trabalho na área de mecânica há uns anos e é muito bom esse curso para a gente aprender sobre mecânica, sobre os motores novos que estão chegando, sobre o avanço da indústria aqui na região”, disse Josué.
O gerente da regional Norte do Senai MT, Bruno Cavalcanti, destacou que a taxa de desemprego da região é bastante baixa, no entanto, a necessidade por qualificação profissional é grande. Com a parceria, Bruno acredita que será um grande marco para Matupá.
“Abre uma nova fronteira e um marco importante para a cidade. A taxa de desemprego onde atuo como gerente é de 2,8%. E com uma taxa tão baixa e com um crescimento tão pujante do município, a gente precisa de mão de obra qualificada”, disse Bruno.
Já o prefeito do município, Bruno Mena, agradeceu ao Senai MT pela parceria e disse que a capacitação dos profissionais da cidade será de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do município.
“Estamos profissionalizando nosso povo para o mercado de trabalho, dando oportunidade de ter uma profissão que será de muita relevância para o desenvolvimento de nosso município”, disse o prefeito.
Texto: Julia Oviedo