Agro.ind: Startup desenvolve solução que automatiza e reduz em 70% o tempo gasto em medição de toras produzidas pela TRC
O cálculo de quantificação e volumetria de toras de teca da agroindústria TRC ainda é um desafio para a empresa. No entanto, por meio do programa Agro.ind, uma iniciativa do Instituto Senai de Tecnologia (IST MT), por meio do Senai Hub, a startup Devix desenvolveu uma solução que promete automatizar este processo.
A Devix criou a Geotag, uma solução web que se utiliza da inteligência artificial e por meio da análise de fotos das toras empilhadas gera os resultados necessários, como o cálculo de toras, detectando-as de forma individual.
Atualmente, o processo de quantificação e formação de lotes é feito de forma manual pela TRC, com a utilização de fitas e trenas. Isso é um processo que acaba sendo oneroso e demorado.
Com os testes realizados pela startup, os resultados obtidos por meio da solução foram bastante próximos da medição manual. De acordo com Camila Silva, da TRC, a solução pode reduzir em torno de 70% do tempo gasto.
“Em questão operacional, a solução nos auxilia muito, porque a gente consegue reduzir em torno de 65 a 70 por cento do tempo gasto para fazer um fator. Isso considerando que a gente tem que dar uma limpada na pilha. Se a pilha estiver limpinha o tempo reduzido é de 80%. Então na prática é muito interessante para a gente”, disse Camila.
A TRC se mostrou interessada na solução e os próximos passos deve ser a trativa comercial entre a startup e a empresa.
Texto: Julia Oviedo