Agro.ind: Startup transforma resíduos de madeira em vasos utilizados para plantio de teca produzida pela TRC - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Agro.ind: Startup transforma resíduos de madeira em vasos utilizados para plantio de teca produzida pela TRC

25/06/2024 - 10h13
.
Reunião de encerramento da TRC com a daNatureza

Mais uma solução do programa Agro.ind foi apresentada durante reunião de encerramento do programa, que é uma realização do Instituto Senai de Tecnologia (IST MT), por meio do Senai Hub. A startup daNatureza apresentou uma solução para a TRC que é a utilização de resíduos de madeira de teca para produção de vasos e tubetes biodegradáveis para plantação das próprias mudas de teca.

No início do programa, um dos desafios da TRC, uma agroindústria mato-grossense, era a geração de valor dos resíduos de madeira de teca, já que uma média de 67% são resíduos. De acordo com a TRC, o grande volume de troncos, galhos, tocos, raízes e até mesmo folhas ficam na floresta como resíduos, não gerando valor algum e aumentando até mesmo riscos de incêndios florestais.

A daNatureza viu a oportunidade para o reaproveitamento deste material para a produção de vasos utilizando serragem e folhas da teca. Ao longo do programa, a startup foi fazendo pequenas alterações no modelo dos vasos, como o aumento da espessura da borda, o aumento do furo no fundo dos vasos, para melhor se adaptar à realidade da TRC.

Segundo a estimativa da startup, com uma tonelada de serragem ou folhas é possível produzir 50 mil vasos e tubetes para o plantio de mudas. A solução substitui a utilização de tubetes plásticos, que além de serem poluentes ao meio ambiente também precisam se adaptar à logística reversa.

Na ocasião, a gerente executiva de Tecnologia e Inovação, Naiara Galliani, agradeceu a confiança da TRC no Senai MT, por ter acreditado no primeiro programa de inovação aberta realizado pelo IST MT e na startup daNatureza por ter submetido a proposta. Naiara lembrou o objetivo do Agro.ind, que é o de desenvolver soluções e apoiar a geração de negócios

“A inovação aberta é algo em que acredito muito. E acredito que é uma forma eficiente e nobre de inovar. Eficiente porque a gente se conecta com soluções mais maduras, então o processo tem que ser mais rápido, por ser de uma forma colaborativa, se conectando com quem já está alguns passos à frente e nobre porque a gente está ajudando o empreendedor a se desenvolver”, disse Naiara.

Já a representante da startup daNatureza, Patrícia Ponce, comemorou os resultados alcançados pela solução desenvolvida e agradeceu ao Senai pela oportunidade de conectar sua startup com uma agroindústria, por meio do programa Agro.ind.

“Essa foi uma oportunidade incrível para nossa equipe e gosto de falar isso porque é uma forma de agradecer. Com a ajuda do Sebrae me tornei uma cientista empreendedora e foi o Senai que me trouxe até aqui. Então só tenho a agradecer, porque quando eu iria fazer uma conexão como essa com uma empresa como estou fazendo pelo Agro.ind?”, disse Patrícia.

O gerente administrativo da TRC, Adriano Teixeira, agradeceu ao IST o apoio necessário durante a execução do projeto e classificou a entrega como um passo importante para a empresa.

“Quero agradecer também ao pessoal do IST que confiou bastante na TRC ao longo do programa. Estamos dando um passo bem importante neste projeto e nos outros dois que estamos participando pelo programa”, disse.

O programa

Lançado em maio de 2023 pelo Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT), o programa Agro.ind tem como missão levantar desafios de agroindústrias e buscar soluções de startups de todo o país.

Nesta primeira edição, 13 startups do país foram selecionadas para desenvolverem e testarem soluções aos 19 desafios das sete agroindústrias de Mato Grosso parceiras do programa: Agro Amazônia, Barralcool, Destilarias Novo Milênio, Fiagril, Natter Âmbios, ROOT BR e TRC.

Texto: Julia Oviedo

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940