Senai MT realiza mentoria com instrutores para expansão de equipes de robótica
.jpeg)
robótica de Mato Grosso
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), vai implementar mais seis equipes de robótica, na modalidade First Robotics Competition (FRC) de 14 a 18 anos, nas cidades de Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso.
A expansão dos times foi celebrada entre os dias 11 e 13 de junho com a realização da mentoria dos instrutores que vão atuar como mentores das equipes novatas. O treinamento foi realizado na unidade do Senai em Várzea Grande pela Delegação técnica de Mato Grosso em conjunto com os instrutores das equipes veteranas do estado.
“A expansão dos nossos times de robótica reforça o compromisso do Senai MT com a formação de jovens para os desafios do futuro. Essa iniciativa complementa a educação tradicional e prepara esses adolescentes para um mercado de trabalho dinâmico. A robótica e as competições não são o final da caminhada, são o meio para que estudantes saiam campeões em suas vidas e que inspirem outros jovens”, afirma o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.
.jpeg)
robótica nesta semana
Atualmente a instituição possui cinco equipes de robótica na modalidade FRC, em parceria com a Seduc-MT e o Sesi MT, Agrotech de Várzea Grande, Agrobot de Rondonópolis, Canintech de Sinop, Tuiutech e MTech de Cuiabá. Os times de Mato Grosso participam de disputas nacionais desde 2023 e foram classificados dois anos consecutivos para a competição mundial realizada em Houston, nos Estados Unidos.
“A monitoria com os professores tem como foco capacitá-los a utilizar de forma otimizada os recursos disponíveis para a formação das equipes de robótica. Além disso, buscamos apoiar os professores na transmissão desse conhecimento aos alunos. Desde o ano passado, estamos construindo uma estrutura sólida e abrangente, e queremos que todos possam aplicar a metodologia e a tecnologia necessárias para alcançar o melhor desempenho das novas equipes”, aponta o delegado técnico das equipes de Mato Grosso, Diego Andrade.
.jpeg)
Senai MT
A robótica é ofertada de forma complementar para os jovens das escolas públicas estaduais, vinculadas a Seduc-MT, que cursam a habilitação técnica de Nível Médio, o itinerário V do novo Ensino Médio, em parceria com o Senai em 18 municípios de Mato Grosso. Com a expansão dos times, nove cidades passam a ter equipes de robótica na categoria FRC no estado.
Competições nacionais e internacionais
Na disputa nacional, realizada em Brasília no ano de 2023, a equipe iniciante Agrobot de Rondonópolis ganhou em 1º lugar em conjunto com mais dois times a etapa brasileira. Com essa classificação, Mato Grosso participou pela primeira vez da etapa mundial, sempre realizada em Houston, nos Estados Unidos. Neste ano, o estado foi representado por duas equipes no nacional, a Agrobot e Agrotech.
Já na etapa nacional realizada em março deste ano, as cinco equipes representaram Mato Grosso, sendo duas classificadas em 2º lugar, duas em 3º lugar e uma em 5º no total de 55 equipes. Uma das equipes, a Canintech, foi classificada para participar do campeonato mundial de 2024, nos Estados Unidos.
Texto: Amanda Simeone