Quebrando paradigmas: mulheres miram cada vez mais em profissões majoritariamente masculinas - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Quebrando paradigmas: mulheres miram cada vez mais em profissões majoritariamente masculinas

08/03/2024 - 11h44
Joice Miranda atua na área de planejamento e controle de manutenção na Inpasa
Joice Miranda atua na área de planejamento e controle
de manutenção na Inpasa

Nada de sexo frágil entre elas: as mulheres estão cada dia mais dominando os múltiplos espaços, inclusive aqueles majoritariamente masculinos, como é o caso de algumas profissões, em especial na indústria.

De acordo com dados compilados pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), até 2021 as mulheres ainda ocupavam 36 mil postos de trabalho dos 165 mil trabalhadores da indústria no estado. Pode parecer um montante pequeno, mas este número aumentou 30% entre os anos de 2018 e 2021.

A busca crescente por qualificação profissional é que demonstra a forte presença feminina nas salas de aula. Dos 72.5 mil alunos matriculados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT) em 2023, 32.8 mil foram mulheres, o que representa 45% das matrículas.

Se a qualificação profissional é bastante procurada pelo público feminino, romper barreiras e ocupar universos considerados masculinos, também tem sido. Cursos como manutenção de máquinas pesadas, mecânica, mineração e até mesmo mecatrônica tem ganhado forte presença feminina.

E essa procura crescente por qualificação profissional é o diferencial para as mulheres se destacarem no mercado de trabalho. É o caso da jovem Thais Delfina de Souza Cabral, de 22 anos, que iniciou sua trajetória profissional no Programa Aprendiz do Futuro, no Grupo Bom Futuro. Graças ao seu esforço e a formação oferecida pelo Senai, hoje ela é contratada como eletricista em uma fazenda da empresa.

“A parte de aprendizagem do Senai foi essencial para o meu desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional. Foi com ele que eu consegui me destacar no mercado de trabalho e conseguir melhores salários. Além de me capacitar, o Senai me incentivou a buscar conhecimento sobre essa área. Estou pegando gosto pela coisa e isso fez total diferença”, disse Thais.

Outra profissional que também iniciou sua trajetória como aprendiz na indústria Inpasa, em Sinop, foi a Joice Martos de Miranda, de 21 anos. Ela conta que foi pela internet que viu a oportunidade de fazer um curso de manutenção de máquinas.

Não demorou muito para seus superiores perceberem as qualidades de Joice e faltando apenas dois meses para o encerramento de seu contrato como jovem aprendiz, recebeu a proposta para atuar como profissional na área de planejamento e controle de manutenção da usina.

Dos mais de 72 mil alunos matriculados pelo Senai MT em 2023, 45% eram mulheres em busca de qualificação
Dos mais de 72 mil alunos matriculados pelo Senai MT
em 2023, 45% eram mulheres em busca de qualificação

Joice, como a maioria das mulheres da indústria, sentiu necessidade de se qualificar ainda mais e está estudando engenharia mecânica, graças à oportunidade que teve na Inpasa, já que descobriu que gosta desta área.

“Quando comecei a conhecer esse mundo de usina e me envolver mais ainda, uma das áreas que me apaixonei foi a mecânica, tanto que agora estou realizando esse curso. Então, para todos que estão começando, o importante é não desistir, existe muita dificuldade, mas o esforço de hoje é o resultado de amanhã”, pontuou a jovem.

Cursos técnicos Senai

Os cursos técnicos do Senai MT estão com inscrições abertas e são disponibilizados em 11 cidades de Mato Grosso. Entre as formações ofertadas estão os cursos de eletrotécnica, eletromecânica, logística, segurança do trabalho, administração, manutenção de máquinas pesadas e mecânica.

As formações variam entre 18 e 24 meses, tanto para quem já cursou, quanto para quem está cursando o Ensino Médio. Os cursos combinam aulas teóricas com as aulas práticas, que são ofertadas em ambientes altamente tecnológicos, que auxiliam no desenvolvimento dos alunos.

Para mais informações, ligue 0800 777 9737 ou acesse: https://senai.mt/CursosSenai2024.

Texto: Julia Oviedo

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940