Senai MT e Águas Cuiabá capacitam primeira turma do Curso de Instalação de Tubulações - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Senai MT e Águas Cuiabá capacitam primeira turma do Curso de Instalação de Tubulações

04/03/2024 - 17h28
Com a capacitação, profissionais estão habilitados para conectarem imóveis à rede de saneamento
Com a capacitação, profissionais são habilitados para
conectarem imóveis à rede de saneamento

Vinte profissionais iniciaram as aulas da primeira turma do Curso de Instalação de Tubulações, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), em parceria com a Águas Cuiabá, concessionária de saneamento da Capital.

O encanador e empresário Adauto da Silva Marques, 40 anos, é um dos alunos que está sendo capacitado. Animado, conta que enxergou na sala de aula a oportunidade de ampliar a carteira de clientes e a renda familiar.

"Percebi a carência de profissionais para atender a minha carteira de clientes. Muitos deles não tinham a informação de como fazer a conexão de forma correta e também não encontravam no mercado profissionais capacitados. O curso veio em um momento importante. Pra mim, significa dinheiro no bolso", destaca o trabalhador.

O curso é aplicado na unidade Senai do Distrito Industrial e tem 20 horas de teoria e prática, habilitando profissionais a um mercado de trabalho que chama a atenção pela dimensão: até o final do ano, 91% da cidade de Cuiabá contará com cobertura de esgotamento sanitário, com rede coletora disponível para a conexão de milhares de residências, condomínios e comércios.

Curso possui 20 horas de teoria e prática e acontece na unidade do Senai do Distrito Industrial
Curso possui 20 horas de teoria e prática e acontece na
unidade do Senai do Distrito Industrial

“Esse curso conecta profissionais ao futuro, ao mercado, é oportunidade de se capacitar e girar a economia local. O certificado será um diferencial aosprofissionais. O saneamento e a sustentabilidade contam com a parceria desses trabalhadores”, destacou Julie Campbell, diretora operacional da Águas Cuiabá, nas boas-vindas aos alunos.

A formação prepara os profissionais para executar a instalações de tubulações conforme projetos, normas técnicas vigentes e procedimentos específicos, de forma limpa e organizada, dentro dos prazos, com segurança, qualidade, economia e respeito ao meio ambiente. Concluído o curso, o instalador de tubulações é capaz de operacionalizar projetos da área, inspecionar materiais e realizar montagem e instalação de tubulações.

“O conhecimento abre portas e enche contas, a gente gosta de dizer. Parabéns pela iniciativa e obrigado por acreditarem no projeto. Alguns já trabalham na área e agora poderão afinar esse conhecimento”, registrou Alessandro Romeu de Arruda, coordenador de Processos Educacionais do Senai do Distrito Industrial.

*Com informações da assessoria de imprensa da Águas Cuiabá

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940