Senai MT atenderá 126 micro e pequenas indústrias pelo Novo Brasil Mais Produtivo - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Senai MT atenderá 126 micro e pequenas indústrias pelo Novo Brasil Mais Produtivo

01/03/2024 - 11h09
novo brasil mais produtivo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) é uma das instituições parceiras do Governo Federal no programa Novo Brasil Mais Produtivo e atenderá a 126 micro e pequenas indústrias mato-grossenses.

O objetivo do programa é aumentar a competitividade das indústrias por meio da produtividade e transformação digital. São consideradas microempresas aquelas com faturamento anual de até R$ 360 mil e pequenas aquelas com faturamento entre 360 mil até R$ 4,8 milhões.

O atendimento a essas indústrias em Mato Grosso será feito pelo Instituto Senai de Tecnologia, por meio de consultorias e cursos profissionalizantes de manufatura enxuta e eficiência energética.

No caso do aperfeiçoamento profissional em manufatura enxuta, serão vistos pontos como priorização, mapeamento de processos e adoção de ferramentas específicas para a redução de desperdícios para o aumento da produtividade da empresa.

Atendimento será feito pelo Instituto Senai de Tecnologia com consultorias e cursos profissionalizantes
Atendimento será feito pelo Instituto Senai de Tecnologia
com consultorias e cursos profissionalizantes - Foto: CNI

Já com a eficiência energética, o Senai MT pretende incluir o mapeamento energético, que inclui análise do histórico de consumo dos principais usos finais do chão de fábrica, visando a otimização dos insumos energéticos.

“Em um cenário competitivo e desafiador como este em que vivemos, as empresas que crescem são aquelas que investem em uma boa gestão empresarial, em transformação digital, em processos otimizados e em capacitação continuada. E todas essas práticas podem ser alcançadas no programa Novo Brasil Mais Produtivo”, destacou a gerente executiva de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Naiara Galliani.

O Senai, a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e sindicatos industriais estão promovendo o engajamento de empresas que podem participar do programa. Para saber mais sobre Novo Brasil Mais Produtivo, as empresas podem acessar a plataforma do Governo Federal.

Parceiros

O Novo Brasil Mais Produtivo é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Finep Inovação e Pesquisa e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Saiba mais sobre o programa acessando o site: https://brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br.

Texto: Julia Oviedo

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940