Torneio Sesi de Robótica 2024: oito equipes representam MT em competição nacional - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Torneio Sesi de Robótica 2024: oito equipes representam MT em competição nacional

28/02/2024 - 10h05
equipes sesi
Cinco equipes do Senai, sendo três em parceriacom a
Seduc e duas com o Sesi, competemna modalidade FRC

Brasília (DF) sedia a emocionante edição de 2024 do Torneio Sesi de Robótica, que ocorre a partir desta quinta-feira (29.02) até sábado (02.03), no pavilhão do Parque da Cidade. O evento, parte integrante do VI Festival Sesi de Educação, reúne mais de 2 mil estudantes de todo o Brasil em uma competição acirrada e repleta de inovação tecnológica.

Este ano, Mato Grosso conta com a participação equipes em quatro modalidades, representando tanto o Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT) quanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT). Ao todo, são oito equipes do estado, sendo três do Sesi, duas híbridas entre Sesi e Senai, e três exclusivamente do Senai.

Na First LEGO League Challenge (FLLC), a equipe Young Creators, do Sesi Escola Várzea Grande, terá que completar as 15 missões do robô no tapete de competição. o objetivo é fazer a maior pontuação possível durante o round, que dura dois minutos e meio. Cada equipe disputa três rounds oficiais e o de melhor pontuação é o que conta. Ao todo, cerca de 670 estudantes e 100 equipes participam da disputa na modalidade.

Já na First Tech Challenge (FTC), a equipe Dumonters, também do Sesi Várzea Grande, promete demonstrar o papel fundamental das habilidades STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) nas artes e no design. Nesta modalidade, o robô precisa desempenhar tarefas em dois momentos: período autônomo, sem interferência humana; e teleoperador, por meio de um controle remoto. Serão 700 participantes de 55 equipes nessa disputa. Saiba mais sobre o desafio.

Mato Grosso também estará presente na categoria F1 in Schools, do Sesi Escola Cuiabá com a veterana equipe Tucaré, demonstrando o talento em gestão de projetos, comunicação e responsabilidade social. Ao todo, 51 escuderias e 290 participantes se enfrentam nas pistas.

Na categoria FRC (FIRST Robotics Competition), conhecida como a "olimpíada da robótica", o Senai MT enviou três equipes compostas por alunos do ensino médio em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc): Agrobot de Rondonópolis, Agrotech de Várzea Grande, Canintech de Sinop, além de duas equipes formadas por estudantes Sesi Escola Cuiabá e Senai Porto: TuiuTech e MTech.

No desafio desta temporada para a modalidade, denominada CRESCENDO, a novidade são as argolas, que vão representar notas musicais. Esses elementos devem ser lançados ou colocados em caixas de som. Na arena estarão 700 competidores e 55 equipes.

“De um ano para o outro nós mais que dobramos o número de equipes na modalidade FRC e, isso é muito significativo para o Senai MT porque faz parte do nosso compromisso de preparar os alunos para os desafios do futuro. Em parceria com o Sesi e a Seduc, investimos em professores capacitados, estrutura física, além de equipamentos com objetivo de fomentar a criatividade, inovação e principalmente o trabalho em equipe pela robótica”, afirma o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.

O superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, ressalta que o Sesi é pioneiro no país na implementação de programas de robótica educacional, e em 2012, passou a realizar as competições da organização internacional FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) para competidores da própria rede e de outras instituições de ensino.

De acordo com ele, Mato Grosso vem se destacando desde o nascimento da equipe de F1 in Schools e conquistando prêmios, em diferentes edições do evento. “É o resultado direto de investimentos substanciais em duas áreas fundamentais: pessoas e infraestrutura. A ênfase na formação e capacitação dos estudantes, aliada a uma infraestrutura de apoio robusta, tem sido crucial para impulsionar as equipes a conquistar prêmios e reconhecimento em competições regionais, nacionais e até internacionais”, pontua.

equipes sesi
Sesi MT participa com três equipes em três modalidades.

Vagas para o mundial

Os vencedores do VI Tornei Sesi de Robótica se classificam para o mundial que acontece em Houston, nos Estados Unidos, em abril.O Brasil terá o maior número de vagas desde que começou a participar da competição. São 12 no total: 3 de FLL, 3 de FTC, 4 FRC e mais 2 vagas garantidas de FRC das equipes que ganharam o prêmio de Engenharia no mundial do ano passado (o prêmio dá direito à vaga no ano seguinte, com patrocínio da Nasa).

No ano passado, foram 10 vagas, sendo uma delas ocupada pela equipe mato-grossense, Agrobot de Rondonópolis, que foi campeã na modalidade FRC no Torneio Nacional em aliança com os times Senai Megazord, do Sesi Senai Jundiaí (SP) e Under Control, do Colégio Marista Pio XII de Novo Hamburgo (RS), o que mostra que os estudantes vêm ganhando projeção internacional na competição.

Texto: Amanda Simenone e Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940