Canintech: estreante em competição de robótica, equipe do Senai Sinop pretende voar alto em busca de título nacional - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Canintech: estreante em competição de robótica, equipe do Senai Sinop pretende voar alto em busca de título nacional

16/02/2024 - 16h57
Nome da equipe é inspirado nas araras canindé, espécie abundante em Sinop
Nome da equipe é inspirado nas araras canindé,
espécie abundante em Sinop

O voo das araras canindé, espécie abundante em Sinop (MT), inspirou o nome da Canintech, uma das oito equipes que representam Mato Grosso no Torneio Sesi de Robótica, que acontece entre os dias 28 de fevereiro a 2 de março, em Brasília (DF).

Eles competem na categoria FRC – FIRST Robotics Competition, conhecida como a olimpíada da robótica. Assim como as araras, a equipe do Senai Sinop pretende alçar voos altos com sua primeira participação na competição nacional e mostrar que Mato Grosso é um estado competitivo quando o assunto é tecnologia e inovação.

Onze alunos que representam cinco escolas estaduais vão buscar a vitória na arena, sendo eles: Alana Sophya dos Santos Elias, Ana Vitória dos Santos Monteiro, Geicy Kelly Bianchi da Silva, Guilherme Cajaiba Ribeiro Silva, Henrique Riffel, Juan Carlos de Paula Games, Lanna Freitas do Nascimento, Leonel Vitor Venancio Silvino Oliveira, Matheus Manieri Castro de Bora, Nicolas Nathã Pires da Silva e Rafaella

Canintech
Meninas participantes da equipe sinopense

Todo o trabalho e conhecimento adquirido dos alunos é acompanhado pelos olhares atentos dos mentores e instrutores do Senai MT: Américo Koji Junior, Daniel Gustavo Rodrigues, Olavo Conbianchi e Vanessa Da Silva Gaudencio Matiello.

A preparação não consiste apenas no treinamento e capacidade técnica, mas também no bem-estar mental dos jovens talentos. De acordo com a gerente de Projetos da Canintech, Bruna Souza, os adolescentes estão recebendo atendimento especializado para lidar com possíveis situações de pressão e estresse que possam surgir em virtude da competição.

“Reconhecemos a importância de cuidar do bem-estar mental dos nossos membros diante do ambiente desafiador da competição. Por isso, estamos recebendo apoio psicológico da equipe de Assistente Social e Psicóloga do Diretoria Regional de Educação (DRE) de Sinop para lidar com o estresse e a pressão que podem surgir durante o evento. Esta abordagem visa garantir que todos os membros estejam mentalmente preparados e capacitados para enfrentar os desafios com confiança e resiliência”, explicou Bruna.

Tal cuidado tem refletido no aprendizado dos alunos, que nos preparativos para a competição podem unir teoria e prática a partir da construção de um robô básico, porém competitivo. Independentemente do resultado na arena, a experiência já é um ganho para os adolescentes da Canintech.

“Estamos extremamente animados e motivados para participar da competição este ano. Nossa expectativa é alta, e estamos ansiosos para enfrentar os desafios, aprender com as experiências e demonstrar nosso trabalho e habilidades diante dos juízes e competidores”, finalizou Bruna.

Quer conhecer mais sobre a equipe? Acesse @canintech.sinop no Instagram.

O evento

O Torneio Sesi de Robótica acontece dentro da programação do VI Festival Sesi de Educação, no pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília. Mais de 2 mil estudantes de todo o país participam da competição que classifica as melhores equipes para torneios internacionais. Entre eles, o World Championship, a copa do mundo de robótica que será realizada em abril, em Houston, nos Estados Unidos.

Texto: Julia Oviedo

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940