Senai MT tem parcerias com as principais indústrias de máquinas pesadas do mundo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) encerra o ano de 2023 celebrando parcerias estratégicas com as principais indústrias de máquinas pesadas do mundo. A especialização das unidades escolares, voltadas para as marcas AGCO, Case IH e John Deere, faz parte da estratégia de reposicionamento da instituição para impulsionar as cadeias agroindustriais do estado.Somente este ano foram 2.056 formações em parceria com as marcas em todo estado.
O setor agroindustrial em Mato Grosso tem adotado tecnologias modernas para aumentar a eficiência na produção, incluindo o uso de maquinário avançado, sistemas de irrigação e monitoramento por satélite, além da digitalização das máquinas utilizadas no campo. Com isso, a demanda por uma força de trabalho especializada na operação de equipamentos tecnológicos tem crescido no estado.
A agroindústria desempenha um papel crucial na economia do estado, conhecido por sua forte presença no setor agrícola. Para atender a essa demanda por profissionais em todo o estado, o Senai MT tem se especializado em parceria com grandes marcas, oferecendo cursos de maneira customizada.

A unidade do Senai em Várzea Grande possui um Centro de Treinamento (CT) em parceria com a John Deere, inaugurado em outubro de 2022. Em apenas um ano, foram realizadas 729 formações com 47 turmas em nove tipos de cursos. As unidades do Senai de Sinop e Rondonópolis também receberam unida
Ao longo do ano, foram estabelecidas parcerias com a Case IH em Barra do Bugres e Rondonópolis, e uma unidade em Lucas do Rio Verde, em construção, terá um Centro de Referência oficial da parceria em Mato Grosso. Somente em 2023 foram realizadas 792 formações com 66 turmas em 48 cursos nas três unidades.
Com a AGCO, holding das marcas Fendt, Massey Ferguson e Valtra, a unidade do Senai em Nova Mutum foi especializada para formações específicas das máquinas de cada marca. Em 2023, foram realizadas 535 formações com 53 turmas em 13 tipos de cursos das três marcas.
Os cursos do Senai preparam profissionais para atuarem em Concessionárias ou diretamente nos grandes grupos agrícolas no estado, que já possuem equipes próprias de manutenção e mecânica de máquinas pesadas.
O diretor regional do Senai MT destaca que, com as intensas mudanças tecnológicas, sofisticação dos processos e ampliação dos postos de trabalho, a projeção de formação para 2023 foi superada. "Ao passo que a produção no campo avança, o segmento puxa outras áreas que integram a cadeia, como a indústria de máquinas pesadas. São parcerias estratégicas de investimentos em pessoas, recursos e tecnologias para ampliar possibilidades profissionais", reforça Braguini.
Agroindústria
O termo agroindústria que se refere à integração entre a agricultura e a indústria. Essa integração envolve a transformação de matérias-primas agrícolas em produtos industrializados. O objetivo principal da agroindústria é agregar valor aos produtos agrícolas, resultando em uma variedade de produtos processados que atendem às necessidades do mercado consumidor.
A atuação da agroindústria abrange uma ampla gama de atividades, desde a produção de alimentos processados até a fabricação de produtos não alimentícios derivados de matéria-prima agrícola. Algumas das principais características e setores da agroindústria incluem: processamento de alimentos, produção de bebidas, indústria têxtil com produção de fibras naturais como o algodão, produção de biocombustíveis como o etanol, derivado de culturas como a cana-de-açúcar e o milho, além da parte de químicos e materiais e medicamentos.
O desenvolvimento econômico das regiões está atrelado a agroindústria pois cria empregos, gera receita e contribui para a segurança alimentar. Além disso, ela pode promover práticas sustentáveis, desde que seja gerenciada de forma responsável para minimizar os impactos ambientais.
Confira aqui as formações disponíveis no Senai MT.