Curso de encanador formará mão de obra para trabalho na rede de saneamento de Cuiabá
.jpeg)
Com o objetivo e contribuir com o ciclo completo do saneamento com sustentabilidade, do consumo da água tratada até a destinação correta do esgoto, que é o tratamento dos efluentes, a Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá Saneamento, lança o Curso de Encanador – Especialista de Interligação de Rede de Esgoto em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT).
A interligação da rede de esgoto nas casas é de responsabilidade do morador, entretanto em Cuiabá, há moradores que apontam dificuldade em encontrar mão de obra na hora de realizar esse procedimento tão importante. Por esta razão, a Águas Cuiabá em diálogo com instituições públicas, tomou a iniciativa de ofertar a formação gratuitamente a população.
O curso de encanador terá carga horária de 20 horas, com 30 vagas para a primeira turma, com conteúdo programático em manutenção das instalações de tubulações, normas técnicas vigentes e procedimentos específicos, pelo planejamento do trabalho de forma limpa e organizada, gestão de prazos, segurança, qualidade, economia e meio ambiente. O processo seletivo dos participantes será feito em parceria com o Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT).

“Teremos a oportunidade de entregar uma parte da solução, um banco de talentos com profissionais capacitados para entregar a demanda necessária para essa questão. Para se inscrever na formação é necessário ter experiência prévia comprovada na área para pleitear uma das vagas, além de ser maior de 18 anos. Os interessados devem procurar a unidade do Distrito Industrial com documentos pessoais e comprovante de residência”, afirma a gerente da Regional Sul do Senai, Roberta Basílio.
De 2017 para cá, 118.364 mil residências e comércios na capital passaram a estar aptas a se conectarem à rede de esgoto. Para viabilizar a infraestrutura necessária em cobertura sanitária, mais de R$ 640 milhões já foram investidos na cidade pela Águas Cuiabá, por meio do contrato de concessão firmado com o Poder Municipal.
O curso foi desenvolvido pela equipe do Senai de forma customizada, pontua Renato Carlini Camargo, diretor geral da Águas Cuiabá, com o propósito de formar um banco de talentos com profissionais capacitados.
“Trata de uma contribuição efetiva da concessionária, visando a coletividade. O investimento que estamos fazendo no curso, com vagas gratuitas, se soma a recursos financeiros, técnicos e profissionais que fazem o saneamento acontecer em Cuiabá. Agora, a conexão por parte do morador é fundamental para que a sustentabilidade se consolide. Cuiabá já recebeu prêmios nacionais, do Instituto Trata Brasil, pelos robustos investimentos realizados. Quiçá, o município receba esse outro reconhecimento, de uma das cidades que mais se conecta à rede de esgoto no país”, exalta Camargo.
A ação conta com o apoio do Poder Judiciário e Ministério Público de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá e Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec). As instituições vêm unindo esforços para combater o déficit de conexões à rede de esgoto constatado na capital. Nesta primeira etapa de planejamento e soluções, o curso tem o objetivo de fomentar a qualificação e a oferta de profissionais ao mercado, aptos à atuação na área, considerando a alta demanda represada de conexões.
Diretor-ouvidor da Arsec, agência reguladora, o arquiteto e urbanista Zito Adrien lembra que o objetivo comum, do poder público, concessionária e sociedade, precisa ser o do mais amplo índice de conexões à rede de esgoto. “Não podemos simplesmente passar pelas ruas, sem concluir o que deve ser feito. Cada bairro é um bairro, uma realidade social, e alguns moradores têm condições de fazer imediatamente a conexão, enquanto outros não. Temos que encontrar um caminho para isso, para que a população seja atendida, e o primeiro passo é qualificar profissionais naquilo que precisa ser feito”.
Meio ambiente como prioridade de todos
.jpeg)
Água para beber, usar nas atividades do dia a dia e, também, para se refrescar nos momentos de lazer, direto na fonte da natureza. Isso que hoje é aspiração dentro de um grande centro urbano, já foi o normal até a década de 80 em Cuiabá, contam moradores como a promotora ambiental Maria Fernanda Corrêa da Costa. A representante do Ministério Público Estadual defende que somente a união de esforços promoverá uma virada de chave sustentável na cidade, em defesa do patrimônio natural.
“Precisamos que os cursos d’água voltem como lugares de contemplação. Estamos vivendo uma emergência climática e vemos o quão importante é a preservação dos cursos d’água, do reflorestamento, mas vemos um paradoxo. Como pode no município de Cuiabá, no momento que a concessionária Águas Cuiabá faz uma interligação quase completa da cidade, os cursos d’água continuarem poluídos!? Que toda a população cuiabana, presente e futura, possa ver os córregos e rios dessa cidade voltarem a ser límpidos e cheios de peixe, lugares de contemplação”, declarou a promotora, durante lançamento do curso, em evento no auditório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central.
Essa articulação institucional em prol da conexão maciça da população à rede de esgoto vem sendo conduzida pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Ambiental. A gestora Jaqueline Bagao Schoffe explica que o objetivo do Cejusc Ambiental é atuar preventivamente, de forma prévia à instauração de processos judiciais, dentro de uma cultura de pacificação de conflitos. “Os benefícios à sociedade e ao meio ambiente somente repercutirão com o esgoto coletado, tratado e devolvido à natureza de forma satisfatória”.
.jpeg)
A gestora também adverte: “Não queremos recepcionar esse munícipe em um processo criminal, com algum dano ambiental. Esperamos trazer a ele todas as informações possíveis quanto à interligação e que ele se aproprie dessas informações e voluntariamente faça a conexão”.
SERVIÇO:
Curso de encanador – especialista de interligação de rede de esgoto
Pré-inscrição: a partir de 29/11/2023, das 7h às 12h e das 13h às 21h
Local: SENAI Distrito Industrial
Requisitos: ser maior de 18 anos; ter conhecimento prévio na área comprovado.
Início das aulas: fevereiro/2024
Período: noturno
Mais informações: (65) 3611-9510