Instituto Senai de MT e Cimatec da Bahia realizam visita técnica em agroindústria de Cáceres - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Instituto Senai de MT e Cimatec da Bahia realizam visita técnica em agroindústria de Cáceres

10/11/2023 - 17h51
cimatec trc

O Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT) recebeu nesta quinta-feira (09.11) e sexta-feira (10.11) um representante do Cimatec da Bahia para realizar em conjunto uma visita técnica na agroindústria de Cáceres (220 km de Cuiabá), a TRC. O objetivo da conexão entre as instituições é levantar oportunidades e desafios para acelerar o desenvolvimento da indústria de Mato Grosso.

O gerente Administrativo e de Saúde e Segurança do Trabalho da TRC, Adriano Teixeira, pontua que existe uma possibilidade de novos negócios para Teca, além do aproveitamento de resíduos. “Quando você vê a realidade da empresa de perto e ainda mais fora do contexto do dia a dia é possível observar o que precisa ser feito, melhor do que quem está no contexto que as vezes não consegue ver por estar na rotina. Por isso é tão importante quando a gente consegue trazer pessoas de fora para levantar os desafios e oportunidades”, reforça.

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional da TRC em Cáceres, Fausto Takizawa, ressaltou que a visita técnica foi muito importante por demonstrar todo o trabalho que é possível ser realizado. “Foi muito bom ver a conexão que o Instituto Senai de Mato Grosso, que a gente já conhece, fez com o Cimatec ampliou os horizontes e pudemos perceber que não há limites para inovar na nossa atuação”, aponta.

O Senai Cimatec Bahia, líder de centenas de projetos de inovação e tecnologia no Brasil há mais de 20 anos, possui competências que podem acelerar o desenvolvimento agroindustrial de Mato Grosso. O objetivo do Senai de Mato Grosso, por meio do Instituto de Tecnologia, é atuar em rede e expandir o atendimento no estado como pontua o gerente de Novos Negócios do Senai Cimatec, Silmar Baptista Nunes.

cimatec trc

“A parceria entre o Senai e o Cimatec é trocar experiencia e compartilhar conhecimento. Tive uma surpreendente expectativa positiva com relação ao grau de tecnologia embarcada no setor de agroindústria em relação ao reflorestamento e a produção de madeira. Fiquei impressionado com o que pode ser desenvolvido em conjunto com soluções para fortalecer a cadeia produtiva. A visita foi espetacular para conhecer os cenários e traçar estratégias para desenvolver a agroindústria em Mato Grosso”, reforça Silmar.

Na avaliação da gerente do IST MT, Tuka Martins, o grande objetivo da visita foi entender os principais desafios da TRC e conectar com as competências do IST MT e do Cimatec Bahia. “Esses dois dias de conexão entre TRC, Cimatec e IST MT faz parte do desdobramento da Missão Técnica Agroind. Pudemos apresentar na prática a operação da floresta da Teca, ir para a serraria e vivenciar na prática as dores que estão sendo trabalhadas pelo Senai”, aponta.

De acordo com a gerente de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Naiara Galliani, a visita faz parte de uma grande estratégia adotada pela instituição ao longo do ano que é ser referência para as indústrias do estado e apoiar o desenvolvimento de forma muito relevante.

“Para cumprir essa missão não precisamos e não fazemos sozinhos porque o Senai possui uma rede muito forte em todo o país e que está disponível para acelerar o desenvolvimento das indústrias. Grande exemplo disso é o Cimatec que identificamos como um grande parceiro estratégico e estamos em Cáceres para identificar pontos a serem desenvolvidos”, reforça.

Agro.ind

Por meio do programa de inovação aberta para agroindústria, o Agro.ind, oito empresas puderam conhecer atuações do Senai em outros estados na missão técnica como no Cimatec na Bahia e em Santa Catarina. O programa foi lançado em maio deste ano e tem o objetivo de conectar os participantes com startups para solucionar desafios das agroindústrias de Mato Grosso.

cimatec trc

A iniciativa é realizada por meio do SenaiHub de Mato Grosso e é considerada a mais completa lançada no estado por ser fundamentada em três pilares como a capacitação e mapeamento de desafios, missão técnica pela rede dos Institutos no país, além do acompanhamento do processo até a implementação da solução.

“É uma felicidade receber o Senai Cimatec aqui porque é fruto de um trabalho que está sendo desenvolvido ao longo do ano e em tão pouco tempo já colhendo frutos de parcerias, seja com startups no programa de inovação aberta, como instituições como o Cimatec. Esse é um movimento que considero fundamental para ter mais tecnologia e inovação nas indústrias do estado”, aponta o líder do SenaiHub de Mato Grosso, Henrique Rolim.

A coordenadora de vendas dos Serviços de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Iza Arruda, ressaltou que participar dessa visita técnica foi de grande importância entender como podemos atuar em rede. “Foi fundamental ver na prática como o Cimatec trabalha e a quantidade de competências que eles possuem, além do quanto podemos somar para trazer de oportunidades para as empresas de Mato Grosso. Fiquei muito surpresa e feliz”, reforça.

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940