Formação em mecânica de máquinas agrícolas transforma realidade de mulheres
No auge dos seus 46 anos, Berta Lucia Farias Gomes, percebe a sua vida profissional transformar com a formação em mecânica de máquinas agrícolas em Rondonópolis. A aluna do curso do Senai MT, em parceria com a Case IH, pontua que o curso vai abrir uma série de oportunidades no mercado de trabalho da região.
“Está sendo transformador não só para minha vida, mas para todas as minhas colegas. Hoje com a tecnologia avançada e o foco do curso para mulheres tem ajudado muito a aprender sobre as máquinas. Tenho certeza de que com o conteúdo que estamos aprendendo aqui sairemos todas empregadas”, reforça Berta.
A formação com o Senai é revolucionária de acordo com a aluna Tatiane do Nascimento Lima, de 27 anos, por oportunizar trabalho em vagas tradicionalmente ocupada por homens.
“Está sendo uma experiência muito inovadora porque essa área é mais voltada para os homens, mas o mercado de trabalho está abrindo portas, as indústrias e concessionárias estão buscando e contratando mulheres. Estamos tendo contato com as máquinas e podendo ocupar vagas que por tabu era mais para homens”, comenta.
Exclusiva para público feminino, a turma de mecânica agrícola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), com carga horária de 240 horas, iniciou em Rondonópolis no mês de setembro e reúne mulheres de diversas idades interessadas em aprender sobre sistemas mecânicos, hidráulicos e elétricos das máquinas Case IH.
O professor especialista da parceria Senai/Case IH, Weverton Pimentel Candido, reforça que o projeto pioneiro da turma só para mulheres tem tudo para expandir pela performance feminina durante as aulas. O engenheiro mecânico pontua que a turma terá grandes conquistas no mercado de trabalho.
“Além de quebrar paradigma, a turma só para mulheres tem alto desenvolvimento e performance. As mulheres vão ser destaque no mercado de trabalho da mecânica porque elas seguem procedimentos padrões operacionais, seguem análises padrões, são mais detalhistas e criteriosas. Isso é um ponto muito importante para alavancar os resultados no mercado”, pontua.
A formação
As mulheres que desejarem realizar a formação devem manifestar interesse no formulário disponível aqui. Estão entre os pré-requisitos a obrigatoriedade de ter 18 anos ou mais, além de escolaridade básica com o ensino fundamental completo. Para efetivar a inscrição é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.
De acordo com a gerente do Senai de Rondonópolis, Ana Caroline Bononi, a formação é uma oportunidade para as mulheres conseguirem uma vaga de trabalho na agroindústria na região pela alta demanda de profissionais capacitados.
“Essa é uma excelente oportunidade para as mulheres, uma vez que o setor é pujante e carece de profissionais com formação adequada. O curso começa no básico e as participantes conhecem de tudo um pouco”, reforça.
O curso de mecânica agrícola é realizado pelo Senai MT em parceria com a empresa de máquinas agrícolas, Case IH, para qualificação profissional focada em agricultura de precisão e agricultura digital, estão sendo ofertados cursos de manutenção e formações técnicas.
Texto: Amanda Simeone