Acadêmicos de Logística do Fatec Senai Rondonópolis publicam livro com textos autorais - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Acadêmicos de Logística do Fatec Senai Rondonópolis publicam livro com textos autorais

17/10/2023 - 15h57
livro
Livro foi produzido e elaborados pelos alunos da
Fatec Senai. Foto: divulgação

Os alunos do primeiro semestre da turma de Logística da Faculdade de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Fatec Senai) de Rondonópolis (214 km ao sul de Cuiabá) publicaram um livro intitulado “Logística Básica”, que foi editado e impresso pelo grupo, que é formado por 28 pessoas. A edição faz parte de uma atividade proposta dentro da disciplina de Introdução a Projetos de Pesquisa, na qual eles desenvolveram um produto cultural desde o início do processo.

Fabiano Freitas foi orientador, organizador e instrutor dos alunos ao longo da atividade. Ele conta que já escreveu outros livros e que viu a construção do projeto como uma oportunidade para os alunos desenvolverem habilidades que serão aproveitadas ao longo do curso e também na carreira profissional.

Segundo o professor, os estudantes apresentaram um pouco de resistência no começo do processo porque alegavam não ter habilidade para escritas longas. Contudo, Freitas desenvolveu um método no qual as perguntas determinam os caminhos da narrativa e as respostas formam o tecido linguístico. “Eu os convidava a fazer perguntas sobre o que querem escrever e, após as respostas estarem esgotados, elaborar novas perguntas”, explica.

O trabalho desenvolvido mostrou como um tema pode ser observado de diversas perspectivas e, todas elas, representam diferentes lógicas narrativas. Um exercício que é complexo quando feito sozinho, porém adquire mais dificuldade quando depende de discussão em grupo, organização de tarefas e outras habilidades como comunicação, gestão e comprometimento.

turma da Fatec
Alunos de Logística de Rondonópolis durante entrega
do livro. Foto: divulgação

Longe de ter como objetivo exercer um papel científico competitivo, a publicação teve a função de despertar nos alunos o gosto pelo desafio. “Decidimos que iriamos escolher temas a serem discutidos dentro da Logística, como transporte e armazenamento, por exemplo. Depois dividimos cada item entre os grupos para o desenvolvimento”, explica Freitas.

A escrita desenvolvida durante a atividade, na opinião do professor, poderá ser usada no desenvolvimento dos trabalhos escolares e também na confecção de relatórios, e-mails e demais atividades do dia a dia de um profissional.

Para Mônica Soares, uma das alunas participantes do projeto, o trabalho abriu um leque de oportunidades e melhoria de habilidades. “Foi difícil alinhar diversas opiniões em torno de um texto. Porém, foi ótimo ver o livro pronto e ficar com o sentimento que deixamos algum tipo de conhecimento para os que virão depois de nós”, argumenta.

Texto: Caroline Rodrigues

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940