Senai MT promove Saga de inovação durante Feira do Empreendedor em Cuiabá

Com objetivo de fomentar a mentalidade inovadora, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) promove para os alunos da instituição uma saga de inovação, entre os dias 6,7 e 8 de outubro durante de Feira do Empreendedor, realizada no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá. Inovação em Movimento: Saga Empreendedora vai reunir cinco equipes, um total de 20 alunos com foco na solução de problemas.
A primeira fase da saga envolve a busca pelos desafios e a validação das demandas. Logo no primeiro dia, os alunos vão percorrer o evento e buscar com as empresas participantes os desafios vivenciados por cada uma delas. Logo depois, em a validação desses problemas com outras empresas. Após o levantamento de desafios, é a hora dos jovens sugerirem ideias para analisar a viabilidade técnica das soluções.
De acordo com o analista de inovação do Senai MT, Tiago Finati, a ideia é que os alunos conversem com os empreendedores da feira e juntos cheguem a soluções eficazes. “Os alunos terão que se apresentar para as empresas, conversar com as pessoas, validar os problemas e desenvolver modelos de negócios, protótipos para as soluções, além de apresentarem para a banca avaliadora as iniciativas”, reforça.
Metodologias como Business Model Canvas, utilizada para modelagem de negócios, serão um dos recursos que os estudantes vão utilizar para encontrar soluções para os desafios dos empreendedores. A apresentação dos projetos será feira no domingo (08/10) para o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, e para a superintende da Fiemt e IEL, Fernanda Campos.
Realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), a maior feira de empreendedorismo do estado tem expectativa de receber mais de 100 mil pessoas ao longo dos quatro dias com paalestras, oficinas, apresentações culturais de forma simultânea.
.jpeg)
O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) participa do evento com um estande de 72m² com apresentação de soluções capazes de potencializar a competitividade deste segmento no estado, além de demonstração de equipamentos de impressão 3D em filamento e resina, máquina de corte a laser, metaverso, projetos maker e indústria 4.0
O setor industrial de Mato Grosso é composto 98% por micro, pequenas e médias empresa, segundo a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), com isso, o Sistema Fiemt contribui para dar mais competitividade às pequenas empresas do estado.
“A Feira do Empreendedor conecta empreendedores, empresas e especialistas com conteúdo, ideias e oportunidades que impulsionam os pequenos negócios. Por meio das instituições Sesi, Senai e IEL, o Sistema Indústria é parceiro dessa iniciativa e está à disposição para contribuir com o desenvolvimento de todas a empresas”, reforça o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel.