Alunos da rede pública são selecionados para equipe de robótica do Senai Sinop
.jpeg)
Considerada a primeira equipe de robótica na modalidade First Robotics Competition (FRC) em Sinop, uma competição internacional para jovens do Ensino Médio organizada pela FIRST, a CaninTech nasceu a partir da seleção de 12 alunos do Novo Ensino Médio da rede pública estadual feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT).
A FRC é a categoria mais complexa entre as competições de robótica e propõe aos jovens a construção e programação de robôs de até 54 kg e 1,5 metro de altura. A equipe vai participar das competições regionais, nacionais e os campeões se classificam para o mundial, nos Estados Unidos.
Os alunos passaram por uma seletiva na unidade do Senai em Sinop e foram feitas avaliações como entrevistas pessoais. Foram considerados critérios como trabalho em grupo, facilidade na comunicação e oratória, além da faixa etária: ter entre 14 e 18 anos de idade e matriculados no Ensino Médio.
“A jornada começou com o lançamento do projeto, atraindo um impressionante número de 71 inscrições. Na segunda fase, os candidatos enfrentaram uma prova desafiadora, que abrangeu as disciplinas de português, matemática e inglês e somente 25 estudantes se destacaram para a entrevista. Toda a unidade está comprometida em capacitar esses jovens”, afirma o gerente do Senai Sinop, Bruno Cavalcante.

Na Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino foram escolhidos os alunos: Geicy Bianchi da Silva, Matheus Castro de Bora, Nicolas Pires da Silva e Rafaella Rodrigues. Já da Escola Estadual Enio Pipino foi selecionado o aluno Guilherme Ribeiro Silva.
Da Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra foram selecionados os alunos: Alana dos Santos Elias, Leonel Silvino Oliveira e Lanna Freitas do Nascimento são alunos da escola estadual Professora Edeli Mantovani, Ana Vitória dos Santos Monteiro, David da Silva Ferreira, Henrique Riffel e Juan Carlos de Paula Games.
Preparando futuros jovens
Os alunos aprovados agora participam do curso de qualificação profissional com duração de 480 horas em operação de robôs e sistemas especiais. Este programa incluirá disciplinas que abordam mecânica, automação, eletricidade, programação, desenvolvimento de projetos e inglês técnico. A prática culminará com a construção de um robô de até 56 kg, preparando esses jovens talentos para competições empolgantes no mundo da robótica.
“Este projeto representa um marco significativo e desafiador para todos os envolvidos. A equipe, composta por 40 membros, conta com uma profissional dedicada exclusivamente ao projeto. E a curiosidade é que o nome Canintech foi escolhido pela equipe, em referência à nossa amiga arara canindé que reside no Senai Sinop”, aponta a gerente do projeto, Bruna Souza.
.jpeg)
Nesta terça-feira (19.09) foi realizada uma reunião com os pais e responsáveis para apresentar o projeto e detalhar sua execução. Durante essa reunião, os pais tiveram a oportunidade de visitar o Senai Lab e o laboratório para proporcionar um entendimento mais profundo do projeto. “Essa interação foi de grande valor, visto que os pais agora estão mais tranquilos e entusiasmados por entenderem completamente o projeto”, pontua Bruna.
Competição FRC
Para participar da competição, o time trabalhará com um kit básico e tem liberdade para usar a criatividade para o desenvolvimento do robô, desde que respeite as regras que limitam tamanho, peso, quantidade máxima de motores e alguns materiais. São equipes compostas por, pelo menos 10 a 20 estudantes, que, com apoio de técnicos e mentores, constroem um robô para enfrentar o desafio da temporada na arena.
Serão avaliados na competição os desafios de habilidades, prêmios de máquina, prêmios tradicionais e de atributo. O Brasil já tem equipes de tradição e com ótimos resultados nos torneios internacionais, e pela primeira vez, uma equipe de Sinop participará desta disputa.
Texto: Amanda Simeone