Inpasa abre 45 vagas de trabalho para pessoas com deficiência em Sinop - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Inpasa abre 45 vagas de trabalho para pessoas com deficiência em Sinop

19/09/2023 - 09h22
inpasa pessoas com deficiencia

A Inpasa Brasil está com 45 vagas abertas para o Programa Aprendiz PCD, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), voltado a pessoas que queiram se profissionalizar na área Administrativa. As inscrições podem ser realizadas no Senai Sinop entre os dias 21 e 22/09.

Podem participar pessoas com deficiência com 16 anos ou mais que tenham concluído ou estejam cursando a partir da 2ª série do Ensino Médio. Os candidatos passarão pelo curso de formação de um ano, sendo seis meses de estudo nas unidades do Senai e outros seis meses de atuação prática nas áreas participantes.

As contratações fazem parte do programa Mais Possibilidades desenvolvido pelo Senai e a Bioind com o intuito de capacitar pessoas com deficiência, promovendo a inclusão ao mercado de trabalho. Informações: Denise Molina – coordenadora de Responsabilidade Social e Inclusão do Senai MT – (65) 99979-6868.

Mais Possibilidades

O programa de aprendizagem Mais Possibilidades tem o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência, por meio de formações profissionais para um público que tem acesso restrito à educação e, consequentemente, menor espaço no mercado de trabalho.

As vagas do programa serão distribuídas em 12 turmas, executadas ao longo de 12 meses, em nove cidades de Mato Grosso nas indústrias de Bioenergia de Mato Grosso, representadas pelo Bioind-MT.  

O Brasil tem 17 milhões de pessoas com deficiência e, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilados pelo Observatório da Indústria de Mato Grosso, o estado conta com 168 mil pessoas e, desse total, apenas 20% completaram o ensino médio.

Desde 1991, a Lei de Cotas (art. 93 da Lei 8.213/91) garante a entrada de PCDs no mercado de trabalho, mas a falta de preparo de algumas empresas e as poucas opções de espaços para educação especializada colaboram para que o índice de desemprego dessa categoria aumente.

Segundo a lei, as empresas que possuem 100 trabalhadores ou mais devem preencher pelo menos 2% dos cargos para pessoas com deficiência, enquanto as que possuem mais de 1000 funcionários, a reserva precisa ser de 5% dos cargos. 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940