Criador do canal “Manual do Mundo” reforça que atitude maker é gostar de resolver problemas - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Criador do canal “Manual do Mundo” reforça que atitude maker é gostar de resolver problemas

24/08/2023 - 12h10
apresentação senai lab
Iberê Thenório, é o criador do canal "Manual do Mundo" no
Youtube com mais de 18 milhões de inscritos

O criador do canal do Youtube “Manual do Mundo”, Iberê Thenório, reforçou que maker é ter o comportamento de gostar de resolver problemas. O profissional tem mais de 18 milhões de inscritos no canal que acompanham os caminhos criativos e divertidos para aprender sobre ciência, matemática, engenharia e outros assuntos. Iberê grava vídeos na produção de carros, barcos e até submarino.

“Quando a gente começa qualquer projeto percebe que não sabe fazer até o fim e no meio do caminho vê que precisa aprender muita coisa, porque vai ter que resolver um monte de problema. E isso tem muitos efeitos positivos. Você começa a gostar de resolver problema, vira um quebra cabeça. Você vai viciando e cada vez mais quer problemas mais difíceis, começa com três peças e vai aumentando até montagens mais complicadas”, conta Iberê.

O profissional esteve em Cuiabá no evento de apresentação dos laboratórios makers do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), Senai Lab, e do projeto Senai +Digital na terça-feira (22.08) no Centro de Eventos Fatec Senai em Cuiabá. A estruturação dos laboratórios tecnológicos demandou investimentos na ordem de R$ 5 milhões e estão localizados nas 11 unidades fixas da instituição no estado.

apresentação senai lab
Gerente de Educação Profissional Senai MT, Jocely Nogueira
ao lado do diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini

Na avaliação do diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, o mundo do trabalho atual exige novas competências dos profissionais e é necessário preparar as pessoas e principalmente os jovens, que logo mais serão parte da força de trabalho, para estarem aptos a serem contratados. “O mundo do trabalho não é mais o mesmo e requer habilidades diferentes das que eram exigidas há pouco tempo. São profissões novas, são profissões que exigem criatividade e para ter uma ideia, um mecânico de manutenção de máquina agrícola de hoje precisa de competência de software, de tecnologia porque o computador conectado na máquina consegue entender os problemas do equipamento. E a nossa atuação é mostrar que o ensino técnico é parte desta jornada de transformação”, afirma.

Mato Grosso é um dos poucos estados em que todas as unidades do Departamento Regional possuem laboratórios equipados como o Senai Lab e a gerente de Educação Profissional e Superior do Senai MT, Jocely Nogueira, declara que o compromisso da instituição é possibilitar o melhor e mais completo aprendizado para os alunos. “Mais uma vez a instituição reforça o compromisso dela com o ensino que busca no aprendizado e na prática as melhores metodologias de educação. E hoje podemos dizer que os nossos alunos fazem parte do que tem de melhor para ampliar o aprendizado”, pontua.

apresentação senai lab
Senai Lab da unidade do Senai no bairro Porto em Cuiabá

O Senai Lab tem infraestrutura preparada para realizar prototipagem de ideias, é um ambiente inovador com a finalidade de potencializar a educação profissional com a utilização de ferramentas básicas e materiais simples. O ambiente tem o conceito de ser um espaço aberto aos estudantes e instrutores para priorizar a colaboração e interação entre todos os envolvidos. Os ambientes foram equipados para priorizar a aprendizagem, a exploração de ideias e o desenvolvimento de projetos e protótipos inovadores que vão desde as ideias mais simples até aquelas com alta complexidade tecnológica, atendendo, assim, tanto aos alunos quanto às demandas oriundas da indústria.

apresentação senai lab

Por meio de equipamentos tecnológicos, o espaço permite um passo a mais no desenvolvimento de ideias para fomentar o pensamento criativo. O ambiente utilizado na formação dos alunos, pode ser acessado por empreendedores e startups, possibilitando assim a realização de consultorias de serviços técnicos, projetos de inovação e prototipagem industrial. Iberê completa que a prática de resolução de problemas prepara os jovens para o mercado de trabalho porque vai auxiliar no desempenho das atividades ao longo da jornada profissional.

“Geralmente a ferramenta que você vai utilizar para resolver o problema não é conhecida, e isso exige que a gente estude. Com isso a gente começa a ver sentido em tudo que aprendeu na escola na matemática, física, geometria. Tudo que achava chato, na prática é muito mais legal. Além disso, resolver problemas, na brincadeira, é um treinamento para a vida real que na hora que o jovem for trabalhar na indústria e quebrar uma máquina, será a pessoa que gosta de resolver problemas urgentes com rapidez. E na realidade são essas habilidades que mais contam”, pontua.

Texto: Amanda Simeone
Fotos: Rogério Florentino

Confira fotos do evento:

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940